Associação de Artesanato Café com Arte funciona há quase 10 anos. Tapetes produzidos no local são vendidos para vários estados do país.
Estiveram presentes no lançamento, entre outros, o prefeito Lourival Simões, vereadora Maria do Socorro (Dona Santa), Anna Tereza de Carvalho Leal Simões titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Dona Socorro Simões mãe do prefeito Lourival Simões, Joane Barbosa Enfermeira artesãs da Associação Café com Arte, Hislaine Menezes, Diretora de Turismo de Petrolândia, e Nancy Cordeiro, artesã homenageada durante o evento.
A Associação de Artesanato Café com Arte, sediada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, mantém a tradição de tapetes artesanais no município. Por falta de recursos na instituição, a produção quase foi extinta após décadas de tradição, porém, o trabalho foi contemplado com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
A produção atualmente é acelerada. A máquina para tecer os fios do tapete é manuseada por mais de dez pessoas que trabalham todos os dias. Mas, segundo a artesã Fátima Belém, quem vê isto não percebe que um dia a tradição esteve ameaçada. “O sofrimento era muito grande para pagar aluguel, água e energia. Tudo pesava para a associação, que era simplesmente ajudada pelo associados”, conta. Ela explica como funciona aquele apoio. “Conseguimos um projeto e entramos no edital. Fomos contemplados com uma valor que garante a sustentabilidade da associação durante um ano”.
A aprendiz de tecelagem Rosimere Barros, o artesanato também representa uma chance de desenvolvimento. “Eu tenho muita curiosidade de aprender. A tecelagem é uma coisa a mais no currículo. Com isso, a gente pretende crescer mais e se tornar um técnico futuramente”, explica. O tecelão Fábio Júnior Pereira afirma que ensinar artesanato é uma forma de manter a tecelagem e não perder a tradição de artesão.
E a participação nos trabalhos serve até para melhorar a saúde. “Eu tinha um grande problema de nervo e tive que ocupar minha mente. Quando eu começei a pintar e interagir com outras pessoas, minha vida mudou. Foi aqui que recebi muita ajuda e de onde tiro meu sustento”, conta a artesã Gilmara Dias.
Os tapetes fabricados no local são apresentados em feiras e vendidos em vários estados do país. Para a artesã Fátima Belém, um motivo de orgulho. “Me sinto muito feliz e muito satisfeita em ver este grupo se desenvolvendo com sabedoria”.
Para ver mais fotos, clique aqui>Projetos da Associação Café com Arte
Notícias relacionadas (clique para ler)
>Petrolândia: Centro de Informações e Artesanato está aberto ao público
>Petrolândia: Associação Café com Arte participa de curso para mulheres artesãs
>Petrolândia: Café com Arte conquista prêmio de Melhor Vitrine na Semana do Bebê
>Petrolândia: Associação Café com Arte conclui capacitação "Negócio Certo" promovida por Senar/Sebrae
Redação do Blog de Assis Ramalho/G1
Fotos: Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.