“Como um parlamentar negro e de origem rural, nada mais justo que eu abrace essa causa ligada às minhas raízes. Além disso, hoje, temos uma estrutura de governo federal que é sensível às populações Quilombolas e, por isso, devemos intermediar a ampliação das conquistas desse povo tão importante para o Brasil. Também é fundamental considerar que nós temos uma estrutura econômica, social e política que ainda é marcada pela discriminação racial. Por isso, é necessário empreender todos os esforços para que a população negra continue avançando na conquista de políticas públicas”, comenta o deputado.
No último dia 23, Manoel Santos visitou a sede da Fundação Cultural Palmares, em União de Palmares, Alagoas, com o propósito de conhecer o local e acompanhar de perto a análise dos processos de reconhecimento das comunidades quilombolas de Pernambuco.
O seu gabinete também acompanhou as vistorias, procedimento que antecede a certificação, nas Comunidades do Sítio Carvalhada, em Flores, na Fazenda Saruê, em Santa Maria da Boa Vista, ambas no Sertão, e em outras dez comunidades; além da análise e certificação dos Quilombos Barro Preto, em Lagoa do Carro, na Mata Norte, Riacho dos Porcos, no município de Sertânia, no Sertão, e em Atoleiro, na área rural de Caetés, no Agreste
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Conselho, Givaldo Cavalcante ,informa que, nas comunidades de Lagoa Comprida e Queimada Grande, a certificação aguardada com muita expectativa. “As famílias estão só esperando a posse do certificado, para sair em busca dos direitos que já estão garantidos. A participação do deputado Manoel Santos acompanhando as análises para que tudo fosse feito de maneira rápida, foi decisiva para garantir essa conquista inicial. Com o reconhecimento, poderemos lutar por saneamento básico, escola, serviço de saúde e outras políticas”, avalia. Esse processo de reconhecimento das comunidades quilombolas pernambucanas também vem contando com o apoio do deputado Federal Pedro Eugênio.
Assessoria de Imprensa do deputado estadual Manoel Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.