Os minicursos desta edição vão priorizar o processamento de frutas e produção de vinhos e sucos caseiros. O produtor vai aprender a fazer, obter informações para a certificação e como montar seu próprio negócio. Serão destacados o potencial econômico e comercial de frutas como a pêra, maçã, pitaya (fruta nativa da caatinga), romã e figo, que já vem sendo produzidas em escala comercial na região.
A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco participa da Fenagri com uma exposição das principais ações da pasta voltadas para a agricultura familiar. Os visitantes vão poder conferir detalhes de programas como o de incentivo à criação de galinha de capoeira, as ações de convivência com o Semiárido e o Irrigação para Todos. O ambiente também é favorável à capacitação dos produtores. “A Fenagri, além de apresentar alternativas de produção e comercialização aos agricultores familiares da região, promove o desenvolvimento do agronegócio por meio de suas principais redes produtivas, como a fruticultura, a caprinovinocultura, a piscicultura, a bovinocultura de leite e derivados, a vitivinicultura, a apicultura e o enoturismo.”, destacou o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Genil Gomes, que participa da abertura da feira.
A Fenagri vai ocupar uma área de 12 mil metros quadrados, onde serão montados os estandes que ficarão expostos à visitação com acesso livre, das 18 às 23h. Participam expositores, empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes. A realização é da Prefeitura Municipal de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e a Câmara de Fruticultura de Petrolina.
Agricultura Familiar - Durante assembléia geral da ONU, 2014 foi definido como o ano internacional da agricultura familiar. Em Pernambuco, as ações são tocadas pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar em três eixos: implantação de redes produtivas por meio do ProRural, diversificação da produção agrícola e plano de convivência com o Semiárido. “Vamos implantar 25 mil cisternas voltadas para a produção de alimentos em Pernambuco, o que vai fortalecer a economia e estimular o acesso ao mercado”, ressaltou o secretário executivo de agricultura familiar, José Cláudio da Silva.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.