A prefeitura de Pirapora conseguiu garantir na Justiça a manutenção da vazão mínima da represa de Três Marias pelos próximos 60 dias. O Operador Nacional do Sistema (ONS) vinha reduzindo a vazão desde março, para tentar preservar o volume da represa, que no dia 24 de maio estava em 16,19% do total. A cidade fica 120 quilômetros abaixo da represa e a redução na vazão poderia comprometer o abastecimento de água no município. Com a liminar, o ONS fica proibido de determinar novas reduções.
Em março, a vazão caiu de 500 mil metros cúbicos por segundo, para 350 mil m³/s. No mês seguinte, houve nova redução, para 250 mil m³/s e havia o temor de que em junho a vazão baixasse ainda mais, com 150 mil m³/s, volume considerado insuficiente para abastecer a cidade. Agora, o volume atual terá que ser mantido por 60 dias.
Neste período, a cidade pretende construir um novo sistema de captação de água, que permita abastecer a população mesmo com a redução na vazão da represa. “Caso (o volume de 250 m³) não seja mantido até que seja concluído o novo sistema, a cidade poderá ficar sem abastecimento de água potável, com graves e irreversíveis danos, de toda ordem, econômicos e sociais”, diz o site oficial da prefeitura. Entre os setores que seriam prejudicados, a administração municipal cita a saúde, especialmente o serviço de hemodiálise, as escolas, o comércio e a indústria, prevendo “o completo caos”.
Parada. A Usina de Serra da Mesa, localizada na Bacia do Alto Tocantins, em Goiás, e operada por Furnas, está com as operações paralisadas em atendimento a uma determinação do ONS. A Usina de Serra da Mesa foi uma das hidrelétricas que disponibilizou energia no leilão A-0 realizado em abril. O leilão fez parte do pacote de socorro financeiro da União às distribuidoras ao diminuir a exposição involuntária das concessionárias ao mercado de curto prazo. (Com agências)
Nível
Armazenamento. O sistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra 70% da capacidade de armazenamento do país, está com 37,39% de capacidade. Em março, o nível chegou a 34,3%.
Fonte: O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.