O contrato de prestação de serviços para o pagamento dos créditos ocorreu nesta terça-feira (27), na sede do Incra, em Brasília (DF), e foi assinado pelo presidente do Incra, Carlos Guedes, e o gerente-geral da Agência de Governo do Banco do Brasil, André Jorge Correa da Silva.
A partir de agora, todo o pagamento dos créditos da reforma agrária será feito diretamente ao beneficiário, via cartão, ficando o BB responsável pela execução do pagamento, cujos valores serão disponibilizados pelo Incra.
Cabe também ao Banco do Brasil a emissão do cartão do assentado, contendo seus dados cadastrais. Cada beneficiário terá apenas um cartão, independente do número de modalidade de crédito que acessar.
Individualização
As novas linhas do Crédito de Instalação são destinadas exclusivamente aos beneficiários da reforma agrária, e serão formalizados por meio contrato individual. Isto significa que o dinheiro será depositado diretamente na conta do assentado, que fará sua movimentação por meio de cartão magnético. Na fase de instalação, o assentado poderá acessar até R$ 14,2 mil, em operações sucessivas (veja tabela abaixo).
O novo modelo de crédito para as famílias da reforma agrária seguem ciclos produtivos e serão orientados pela assistência técnica desde a entrada da família no projeto de assentamento.
Confira o novo modelo de crédito sustentável:
Ciclo 1 - Instalação
Linha de Crédito Valor (R$)
Apoio Inicial 5,2 mil (bônus de 90% para pagamento)
Fomento produtivo 3,2 mil x 2 operações (bônus de 80%)
Fomento Mulher 3 mil (bônus de 80%)
Ciclo 2 – Inclusão Produtiva
Microcrédito orientado 4 mil/ano x 3 operações (bônus de 50%)
Ciclo 3 – Estruturação Produtiva
Mais Alimentos Reforma Agrária
Investimentos 25 mil (40% de bônus)
Custeio 7,5 mil x 3 operações
Fonte: INCRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.