sexta-feira, maio 23, 2014

Deputado Manoel Santos visita Quilombo dos Palmares, em Alagoas


O Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, município de União dos Palmares, situado a 9km de Maceió, capital de Alagoas, é a mais famosa comunidade de remanescentes de Quilombo do Brasil. Fundado no século XVI, o povoado serviu de refúgio para a resistência de um grupo de escravos liderados por Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão. Hoje (23), pela manhã, o deputado estadual Manoel Santos irá visitar o local, que abriga a sede da Fundação Cultural Palmares.

Comprometido com a causa dos quilombolas, em Pernambuco, onde vem contribuindo com o processo de certificação dessas comunidades, o parlamentar buscará, no local, além de conhecer o Quilombo e a Fundação, solicitar agilidade na certificação .

“Conhecer o berço o local que deu origem à luta para a qual venho contribuindo, é um momento importante, no sentido de fortalecer o meu compromisso com a cidadania do povo negro. Também é de grande importância conhecer, mais de perto, o trabalho da Fundação Cultural Palmares, um órgão extremamente comprometido com a promoção dos direitos quilombolas”, comenta o deputado Manoel Santos.

Dentre outras comunidades, Manoel Santos reivindicou, junto à assessoria da presidência da República e a Fundação Cultural Palmares, a certificação do Quilombo Barro Preto, localizado no município de Lagoa do Carro, na região da Mata Norte e Riacho dos Porcos, em Sertância, no Sertão do Pajeú.

O parlamentar também indicou as Comunidades do Sítio Carvalhada, em Flores, no Sertão Central, e da Fazenda Saruê, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, para receberem vistorias. Esse procedimento antecede a certificação. Por meio da solicitação do deputado, várias outras comunidades foram certificas e vistoriadas.

Assessoria de Comunicação do deputado estadual Manoel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.