Como ex-funcionário e atualmente aposentado pela Cia. Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf e filho do Sr. Alcides Alves Nóbrega, já falecido, o mesmo exerceu durante longos anos o cargo de mestre-de-obra, como também de confiança pela Construtora Civil Tásto Vianna e da Sobmeke (montadora), todas da cidade de Resende, Estado do R.J. Entretanto, gostaria de esclarecer que meu pai trabalhou desde a 1ª etapa relacionada à construção das bases das margens da Bahia e de Alagoas, posteriormente, iniciou-se a 2ª etapa referente à montagem das estruturas metálicas, juntamente com apoio de técnicos montadores, recém chegados da Rússia, como os Srs. Jorge (falecido por afogamento), Nicola, Ivan e Tarasso, entre as décadas de 50 à 60.
Venho por meio deste E-Mail, comunicar-lhes que atualmente as situações em que se encontram as estruturas metálicas expostas às intempéries desta Ponte, são de alto grau de riscos. No entanto, sugeria uma inspeção absolutamente rigorosa, conseqüentemente a execução de trabalhos preventivos ou se necessário corretivos, se possível, em todas as peças que compõem esta tão fantastística Ponte sobre o rio São Francisco, na BR-110, localizada na região de Paulo Afonso, BA. A mesma hoje se encontra em completo abandono, como por exemplo;
A seguir indicaremos algumas deficiências constatadas por visitantes e moradores:
1- Inexistência de sinalização com sistemas fosforescentes
horizontais e verticais no trecho compreendido entre as cabeceiras da
Ponte.
compreendido entre as
cabeceiras da Ponte.
2- Constatou-se “in loco” algumas placas pré-moldadas danificadas, sobre
o passeio de pedestres, nos lados direito e esquerdo do vão
compreendido entre as cabeceiras (placas essas desgastadas
superficialmente por vândalos)
3- Inexistência de iluminação noturna em todas as luminárias existentes, ao longo da Ponte (toda a cabeação foi roubada por vândalos. Sugestão, implantação de nova cabeação área, dessa maneira dificultaria outros atos desta natureza).
4- A falta de lubrificação nos roletes de articulações, entre os arcos metálicos e as bases de sustentação da Ponte.
5- Reposição de alguns arrebites em vários locais, nas estruturas metálicas, alguns com as cabeças bastante oxidadas pelas intempéries.
6- Recuperação de trechos danificados por vândalos, nas escadas marinheiro, que servem de acesso a vários locais da Ponte.
7- Jateamento nos pontos com alto grau de corrosão e finalmente a execução da pintura geral, com cores patronizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito Federal.
8- Inexistência de pintura sintética com película refletiva zebrada ao longo dos guardas-roda direito e esquerdo da Ponte.
9- Inspecionar “In Loco” por meio mapeamento e relatório fotográfico o contacto aderente das faces inferior e lateral entre o maciço rochoso das bases de concreto de apoios da coluna e semi-arco metálico de sustentação da Ponte, nas margens situadas na Bahia e Alagoa, pois esses locais estão expostos a diversos agentes, como; as intempéries, oscilações provocadas por excesso de cargas adicionais de veículos e da parte sísmica (deslocamento/propagação de impactos de ondas) oriundas de quedas de rocha e deflagramentos de fogos e tiros nas proximidades das estruturas metálicas e de concretos, sem considerar o alto grau de fraturamento natural já existente nas encostas do caynon.
Por Ivan Alves Nóbrega - ivannobre@oi.com.br/Blog de Ozildo Alves
3- Inexistência de iluminação noturna em todas as luminárias existentes, ao longo da Ponte (toda a cabeação foi roubada por vândalos. Sugestão, implantação de nova cabeação área, dessa maneira dificultaria outros atos desta natureza).
4- A falta de lubrificação nos roletes de articulações, entre os arcos metálicos e as bases de sustentação da Ponte.
5- Reposição de alguns arrebites em vários locais, nas estruturas metálicas, alguns com as cabeças bastante oxidadas pelas intempéries.
6- Recuperação de trechos danificados por vândalos, nas escadas marinheiro, que servem de acesso a vários locais da Ponte.
7- Jateamento nos pontos com alto grau de corrosão e finalmente a execução da pintura geral, com cores patronizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito Federal.
8- Inexistência de pintura sintética com película refletiva zebrada ao longo dos guardas-roda direito e esquerdo da Ponte.
9- Inspecionar “In Loco” por meio mapeamento e relatório fotográfico o contacto aderente das faces inferior e lateral entre o maciço rochoso das bases de concreto de apoios da coluna e semi-arco metálico de sustentação da Ponte, nas margens situadas na Bahia e Alagoa, pois esses locais estão expostos a diversos agentes, como; as intempéries, oscilações provocadas por excesso de cargas adicionais de veículos e da parte sísmica (deslocamento/propagação de impactos de ondas) oriundas de quedas de rocha e deflagramentos de fogos e tiros nas proximidades das estruturas metálicas e de concretos, sem considerar o alto grau de fraturamento natural já existente nas encostas do caynon.
Gostaria neste tão importante dia para
nós cidadãos (ãs) e transeuntes que utilizam, no dia a dia, esta tão
magnífica Ponte Metálica, unindo vários Estados da Federação Brasileira.
No entanto, aproveito para homenagear meu pai na foto anexa, eu na
adolescência encostado no corrimão e vários operários em fila recebendo
seus salários, no período da construção das Bases nas margens da Bahia e
Alagoas, inclusive cito alguns nomes com aos Srs. Gonzaga da Temec,
José Apolônio, Barbadinho, Raimundo Ramos, meu tio Atacilio falecido no
primeiro acidente ocorrido durante a montagem vertical, que apoiada
sobre a base baiana e outros como Srs. Euclides Ribeiro e Nicolson
Chaves, todos Chesfiano que muito contribuiu, emprestando diversos
materiais essenciais da Chesf para construção desta monumental Ponte,
que aniversariou no dia 21 de abril de 1960, - 54 anos
há mais, de existência, na mesma data da inauguração da Capital do
Brasil – Brasília, pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República
Juscelino Kubitschek.
Coloco-me ao dispor de VV. SS., sobre
quaisquer outras informações que sejam necessárias aos fatos
anteriormente mencionados, inclusive com os meus protestos de
consideração e apreço.
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