Previsto para ser iniciado em maio, o curso é composto por 05 (cinco) módulos, sendo 01 (um) módulo em cada estado. Os outros estados serão Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Paraíba, com cerca de 30 indígenas dos estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, e cerca de 20 servidores da FUNAI, Instituto Chico Mendes, IBAMA e secretarias estaduais de Meio Ambiente.
A finalidade do curso é capacitar indígenas e gestores sobre conservação ambiental e gerenciar seus territórios de forma sustentável e esta realização é uma reivindicação da Apoinme, com aporte financeiro do Pnud, através do projeto Gati/GEf/FUNAI, e apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – SEMAS.
A iniciativa de fazer um módulo em cada estado é justamente para se conhecer as diferentes realidades dos povos indígenas, e Petrolândia foi escolhida por ter sido construído uma hidroelétrica que afetou diretamente o povo Pankararu, sem que tenha havido nenhum tipo de compensação ambiental ou social para essa etnia.
Informações: Júnior Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.