O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta quarta-feira, seu 27º título de doutor honoris causa. Desta vez, a honraria foi concedida pela Universidade de Salamanca, na Espanha. De acordo com a deliberação da instituição, Lula recebe a homenagem “pelo impacto que teve à política educativa do seu governo, tanto no incrementação da equidade social como na melhoria da eficiência, conseguidas mediante a valorização de todos os recursos intelectuais de que dispõe esse grande país amigo, especialmente dos provenientes dos setores sociais mais desfavorecidos”.
O ex-presidente teve como padrinho o catedrático e ex-diretor do Centro de Estudos Brasileiros, Gonzalo Gómez Dacal. A Universidade de Salamanca já concedeu o título ao Nobel da Literatura José Saramago, ao economista de Bangladesh e Nobel da Paz, Muhammad Yunus e ao também ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos.
A instituição declarou ainda que a concessão do título “reforça uma vez mais o estreito vínculo acadêmico e cultural que mantém com o país do continente americano”.
Lula já recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, em Portugal; pela Politécnica de Lausanne, na Suiça; pelo Institut d’Etudes Politiques de Paris (Sciences-Po); entre outras instuições nacionais e internacionais.
Jornal Extra RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.