Rodrigues é coordenador técnico do Programa de Conservação de Fauna e Flora (PCFF) do PISF, subprograma FLORA, e do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Univasf.
O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf é responsável pelo monitoramento das alterações da cobertura e diversidade vegetal ocasionadas pelo PISF, gerido pelo Ministério da Integração Nacional. O programa realiza o resgate de plantas vivas nas áreas que serão desmatadas, priorizando espécies ameaçadas ou endêmicas da Caatinga. As plantas são resgatadas e reproduzidas em viveiros e depois usadas na recuperação de áreas degradadas em processos de reflorestamento.
Durante a visita a pesquisadora Vanessa Nóbrega e a técnica agrícola Valéria da Silva Araújo, receberam do PCFF várias espécies de cactáceas nativas do Semiárido, que integrarão a coleção do Instituto. Entre as espécies doadas pela Univasf, várias foram coletadas em conjunto pelos pesquisadores da duas instituições durante a visita. Entre as espécies doadas há exemplares de Arrojadoa rhodantha, Facheiroa squamosa, Harrisia adscendens, Melocactus zehntneri, Pilosocereus pachycladus, Tacinga inamoena, Tacinga palmadora, importantes representantes da flora do Semiárido brasileiro.
A parceria com a Univasf contribui com o projeto de Conservação e uso sustentável de cactáceas da região semiárida brasileira do Insa, que visa contribuir para a conservação efetiva, o uso sustentável e a redução do risco de extinção de cactáceas do Semiárido brasileiro, assim como ampliar o conhecimento sobre cactáceas ameaçadas de singular importância cultural e ecológica para a região.
Leia mais em: http://www.insa.gov.br/noticia-destaque/insa-recebe-exemplares-de-cactaceas-do-entorno-das-obras-de-integracao-do-rio-sao-francisco/#.U0rmsPldW7o
Fonte: Rodeildo Clemente (Assessoria de Comunicação do Insa/MCTI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.