quinta-feira, março 27, 2014

Queda de popularidade do governo e CPI da Petrobras dão força ao ‘volta Lula’

Presidente Dilma Rousseff Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo 21/03/2014

A queda de popularidade do governo Dilma Rousseff e a perspectiva de criação da CPI da Petrobras deram força ao coro do "volta Lula" no PT. Em conversas reservadas, nesta quinta-feira, petistas defendiam que o ex-presidente dispute as eleições de outubro à Presidência da República, em vez da reeleição de Dilma.

— Essa mulher é um horror — desabafou um integrante da base petista, refletindo o clima sobretudo na bancada do PT na Câmara.

Além das críticas ao suposto voluntarismo de Dilma e à falta de gosto da presidente pela política, petistas reclamavam da comunicação do governo. Parlamentares do PT e da base aliada culpam a própria presidente pela criação da CPI da Petrobras, devido à nota divulgada pelo Palácio do Planalto afirmando que ela apoiou a compra da refinaria de Pasadena baseada em “documentação falha” e “informações incompletas”.


Vice-presidente do PT e coordenador de mídias sociais, Alberto Cantalice tentou minimizar a queda de popularidade da gestão Dilma, mas afirmou que é preciso melhorar a comunicação de governo:

— Isso é normal, mas faz com que a gente trabalhe mais. Tem que intensificar a comunicação, porque tem muita coisa realizada e pouco divulgada.

É justamente na comunicação que o PT está investindo, de olho nas eleições de outubro. O partido promoveu, na tarde desta quinta-feira, um seminário para cerca de 80 assessores lotados em gabinetes de deputados e senadores petistas para treiná-los para a guerrilha digital. O evento, intitulado “Presença Digital”, está sendo replicado em diversas capitais para treinar a militância do partido.

Um dos palestrantes foi o jornalista Leandro Fortes, autor de artigo apócrifo, publicado no Facebook oficial do PT, chamando o pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, de “playboy mimado”. O texto foi considerado um erro por dirigentes petistas e causou uma crise na pré-campanha.

Nesta quinta-feira, de acordo com participantes do evento, que foi fechado, Fortes pregou o ativismo digital e recomendou que cada gabinete de deputado e senador monte uma estrutura de comunicação para fazer frente à grande imprensa. Fortes teria citado a pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira para dizer que a campanha já começou e que é preciso “ir pra cima”, “se mobilizar”.

O jornalista também mostrou como vai ser o novo site do PT, que passará a abrigar uma agência de notícias própria. No seminário também foram apresentadas pesquisas apontando a grande presença dos brasileiros nas redes sociais e foram expostas estratégias para aumentar a audiência do portal do PT.

"Fortalecer a presença nas mídias sociais é estratégico neste momento. Por isso, compartilhar informações, fortalecer vínculos e organizar procedimentos é fundamental para potencializar as ações dos gabinetes e das lideranças no Congresso Nacional", diz texto de apresentação do evento.

Fonte: Jornal O Globo


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