A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) reconhece a importância da luta pelo municipalismo e apoia a ação. De acordo com o presidente da Amurc, e também prefeito de Ibicarí (BA), Lenildo Santana, o governo federal precisa entender que a situação econômica do país mudou, as pessoas demandam por mais serviço público, por mais atendimento e isso repercute na questão do indicador de pessoal, na necessidade de ter mais pessoas trabalhando, explica o gestor.
A maior luta, segundo Lenildo, é a ampliação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, em seguida, a necessidade de conter a aprovação de legislação que vem prejudicando os entes federados.
A campanha Viva o seu Município da CNM também conta com o apoio da Associação Goiana de Municípios (AGM) que promoveu informações sobre a iniciativa no Dia do Municipalismo em suas redes sociais. Materiais também foram divulgados no site da Federação Goiana de Municípios (FGM).
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reforça a importância da participação de todos na campanha. Não podemos deixar que a crise faça morrer a principal célula do sistema. Viva o seu Município. Afinal, quem ama, cuida.
Abertas as incrições para a Mobilização em Brasília, no dia 25 de março
As inscrições para a Mobilização em Brasília, no dia 25 de março, estão abertas e podem ser feitas pelohotsite da campanha Viva o seu Município. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a inscrição prévia é importante para a organização política e de logística do evento.
São convidados para a Mobilização os prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais agentes políticos. Neste primeiro encontro de 2014, a CNM e as entidades estaduais propõem o debate em torno da pauta anual e também sobre os próximos eventos do movimento: a paralisação nas capitais, em abril, e a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio.
Com a pré-inscrição, os prefeitos podem receber a carterinha confeccionada pela CNM e ter mais facilidade no acesso ao Congresso Nacional. Além de tornar mais rápida a entrada no plenário onde ocorrerá a Mobilização. Politicamente, as inscrições reafirmam o apoio dos gestores com o movimento municipalista.