A agricultora familiar Edinalva Zélia Diniz, membro da comunidade quilombola de Araçá, município de Mirandiba (PE), conta que as capacitações realizadas pelo Projeto foram importantes para reforçar seu conhecimento sobre o manejo de pequenos animais, o reaproveitamento de frutas e a produção de adubo orgânico. “A gente fez o curso de produção de doces, manejo de caprinos, e aprendeu a zelar mais das plantas com o umbuzeiro. Os técnicos passaram para a gente informações esclarecendo as coisas que a gente já sabia”, disse Edinalva.
Para o agente comunitário de saúde e agricultor familiar Willian Carvalho do Nascimento, morador de Salgueiro (PE), os encontros das oficinas de formação de Educação em Saúde serviram para alertar sobre os perigos do uso exagerado dos agrotóxicos e defensivos agrícolas. “Já vi casos de envenenamento pelo uso exagerado e errado destes produtos. Estas oficinas nos ajudam a repassar estes conhecimentos”, afirmou.
Avanços sociais – Segundo Carla Graziely Barros, presidente da Associação de Moradores da VPR Junco, residente em Cabrobó (PE), as formações ajudaram a comunidade a estruturar uma associação de moradores. “Nós tivemos uma explicação de como formar uma associação. Eles nos orientaram em tudo”, ressaltou.
Maria Auxiliadora, presidente da Associação de Moradores da VPR Negreiros, localizada no município pernambucano de Salgueiro, conta que as informações repassadas nas capacitações contribuíram para a organização social da comunidade. “Depois da associação formada já conseguimos trazer para a VPR um posto de saúde e outro de vigilância policial”.
Projeto São Francisco – Conheça mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco no endereço: http://integracaosaofrancisco.gov.br.
Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria de Comunicação Social Ministério da Integração Nacional