sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Alunos da rede estadual comemoram o carnaval

Estudantes produziram máscaras e realizaram pesquisas sobre personagens da festa mais popular do Brasil

Do litoral ao sertão, alunos das escolas da rede estadual de ensino não deixam o carnaval passar em branco e brincam para valer, numa das festas mais esperadas pelos pernambucanos. Nessa época, diversas escolas procuram inserir de maneira diferente a história do carnaval de Pernambuco. Os estudantes produzem máscaras e realizam pesquisas sobre os mais diversos personagens da festa mais popular do Brasil.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR) a Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, localizada na Avenida Cruz Cabugá, realizou uma ação com 16 salas temáticas falando sobre o carnaval, a comemoração aconteceu no dia 21. Na ocasião os estudantes foram às ruas com o bloco, acompanhados de banda e grupo de maracatu. Também na Região Metropolitana do Recife, a Escola Mariano Teixeira, localizada em Areias, comemora o carnaval. O projeto, que conta as histórias das principais personagens do carnaval pernambucano, levou, no último dia 20, o Coral Canto no Ponto, através do projeto Grande Recife Canta Pernambuco. Já na Escola Desembargador José Neves, em Prazeres, será vivenciado os antigos carnavais, banda de frevo, concurso de estandarte, fantasia, modinha de carnaval, rei momo e rainha do carnaval serão escolhidos, o baile acontecerá nesta sexta-feira (28), a partir das 11h30.

No interior do estado, as escolas vivenciam o carnaval com confecção de máscaras e oficinas de blocos. Em Bezerros, a Escola Professora Maria Ana vai trabalhar as oficinas de máscaras e pintura de rosto e confecção de adereços. A culminância será realizada nesta sexta-feira (28) quando haverá apresentações de dança, desfile dos adereços e concurso de fantasias.
Reginaldo Rossi será o grande homenageado da festa de carnaval que os alunos e a gestão da Erem Dom Hélder Câmara, em Lagoa Grande, sertão do estado, estão preparando para esta sexta-feira (28).

Em São Joaquim do Monte, a Escola Frei Epifânio, além de muito carnaval, os estudantes também vão apresentar maneiras de se proteger contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e acidentes provocados pelo consumo de álcool no período carnavalesco. Junto com o projeto Família na Escola, os estudantes estão confeccionando banner para orientação dos foliões. “É um projeto multicultural e multidisciplinar. Nossa intenção é desmistificar o carnaval de nossa cidade, que se resume em mela-mela e mostrar que podemos fazer um carnaval limpo, bonito e cheio de informação”, fala a gestora da escola, Márcia Ione Alves.

Em Limoeiro, o carnaval do Centro de Reabilitação e Educação Especial (CREE) foi produzido pelos estudantes da educação especial, com objetivo de desenvolver atividades de aprendizagem e de interação junto à sociedade. Foram confeccionados enfeites, colares, cartazes, máscaras e confetes. A culminância aconteceu no dia 20 deste mês.

Diante da expressividade do carnaval pernambucano e das diversas manifestações culturais, a gestão, os professores e os alunos da Escola Estadual Herculano Bandeira, acordaram em desenvolver atividades referentes ao carnaval na semana pré-carnavalesca. A culminância das atividades desenvolvidas na semana pré-carnavalesca foi realizada na manhã desta quinta-feira (27) com a participação de todos.

Outra unidade de ensino que festejou a data foi a Escola José Antônio Fagundes,de Paudalho, resultado do projeto "Num Carnaval de Cor e Alegria... há muita Folia”. A festa foi animada pela orquestra de frevo composta por alunos da banda marcial da escola.

Também nesta quinta-feira (27) as escolas integrais se encontraram em Olinda para vivenciar o VI Bloco do Estandarte. Cada unidade de ensino confeccionou seu estandarte e desfilou nas ladeiras do sitio histórico.

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.