O acordo de cooperação técnica prevê para o início a criação de um grupo de trabalho, composto ainda por representantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com prazo para apresentação de um projeto básico em 180 dias.
A iniciativa contempla a criação do Complexo Aeroespacial de Minas Gerais, projetado pelo governo mineiro, com finalidade de construir no estado uma nova indústria aeronáutica com foco em produtos e serviços.
Em Frutal, foi assinada a cooperação técnica entre o governo federal, o governo de Minas e o HidroEX, visando à alteração no patamar do centro, da Categoria 2 para a Categoria 1, na classificação da Unesco, o que significaria passar a receber orientação direta do Programa Hidrológico Internacional.
A comissão deverá ser formada ainda em janeiro e terá o relatório em análise por diversas etapas, com a meta de que a proposta seja assinada e encaminhada no fim deste ano. Neste acordo de intenções para estudos técnicos, assim como para o Parque Tecnológico de Uberaba, não há transferência de recursos ou compromissos financeiros.
No entanto, o MCTI já celebra convênios com o HidroEX e o estado de Minas Gerais para desenvolvimento de projetos relacionados à estrutura de pesquisa e laboratorial na Cidade das Águas, onde está sediado o complexo.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação