Gean Ramos se apresentou em seletiva do Exposamba na Escola Estadual Jardim Aurora, na Zona Norte da capital paulista (Foto: Rafael Sette Câmara/G1) |
"Eu vivo numa aldeia indígena que fica às margens do rio São Francisco. E carrego um pedaço muito forte da cultura pernambucana e popular dos povos dali. A cultura indígena é muito forte e tem também a influência do povo negro", disse ele à reportagem do G1.
A música selecionada neste domingo é uma prova da influência do nordeste nos sambas de Gean. Nela o compositor misturou o maracatu, ritmo musical típico de Pernambuco, com o samba. "Eu vi uma semelhança muito grande nos dois estilos, principalmente pela questão da percusão", explica.
Em "Joanas, Marias e Terezas", Gean faz uma homenagem às mulheres do Brasil. Incluindo a mãe dele, que o criou junto com 11 irmãos. "A minha mãe é índia e meu pai é filho de um negro com uma índia. A cultura que mais me influenciou foi a cultura indígena, que é onde eu moro e me relaciono".
Gean participou das seletivas do concurso com quatro composições, sendo duas individuais e duas em parceria com a cantora e compositora Camila Yasmine. Perguntado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho, na sexta-feira (24), sobre seu sentimento quando ele soube que quatro músicas haviam sido selecionadas, Gean afirmou: "Pra mim a conquista chega como reconhecimento e mostra que estou no caminho certo. Independente de vencer ou não, estou feliz." Torcemos pelo sucesso de Gean Ramos e Camila Yasmine, representantes do Sertão de Itaparica neste concurso.
A São Paulo Exposamba vai escolher cinco grandes composições, além de premiar o melhor intérprete e o compositor revelação. Este é o último fim de semana da fase de seletivas, que ocorrem em diversos centros educacionais e escolas da capital paulista e também do interior do estado. Em cada seletiva, um júri formado por pessoas da comunidade escolhe os dois melhores sambas, que passam para a próxima fase da mostra. No caso das apresentações deste domingo, na Escola Estadual Jardim Aurora, foram várias rodadas de apresentações, por isso mais canções se classificaram para a próxima etapa da Exposamba.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Gean Ramos e G1