sexta-feira, março 22, 2013

Mensagem do CBHSF no Dia Mundial da Água: Declaração Universal dos Direitos da Água

Água que mata a sede, que alimenta, que gera empregos e que contribui para o crescimento econômico e, principalmente, social das nações.

Por mais repetitivo que seja, é fundamental nos lembrarmos todos os dias dos nossos deveres e obrigações com nosso bem mais precioso. Cuidar da nossa água, é sinônimo de vida. Tudo depende da água.

E hoje, no dia Mundial da Água, ratificamos o nosso compromisso com as águas do nosso grandioso Velho Chico.

Vamos lutar por nossas águas, vamos lutar pela vida!


Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Serra Talhada se prepara para a chegada de Dilma. Em entrevista ao Blog, Secretário do governo de PE fala da expectativa do encontro da presidenta com Eduardo Campos

Assis Ramalho em entrevista com o Secretário Sergio Xavier(Foto: Assessoria do Secretário)

A Prefeitura de Serra Talhada já começou a se preparar para receber a presidente Dilma Rousseff (PT), que de acordo com o Palácio do Planalto, visitará o município na próxima segunda-feira (25).

O Governo de Serra Talhada já começou a tomar providências e enviou para o pátio de eventos do Parque de Exposição, local onde a presidente deverá discursar, a brigada de serviços urbanos, grupo responsável pela capinação, pintura de meio fio e retirada de lixo e entulhos do local.

Nesta quinta-feira(21) a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com o Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco Sergio Xavier, que se encontra no município de  Jatobá, no sertão de Pernambuco, onde participa do primeiro encontro de povos e comunidades tradicionais do Sertão - índios, ciganos, quilombolas.

Na entrevista o secretário fala sobre a importância do encontro entre povos e comunidades em Jatobá, e entre outros assuntos, também fala da sua expectativa do encontro do Governador Eduardo Campos com a presidente Dilma Rousseff na próxima segunda-feira(25), para inauguração de uma Adutora em Serra Talhada.

A reportagem completa sobre o  primeiro encontro de povos e comunidades tradicionais do Sertão no município de Jatobá, e a entrevista na íntegra com o Secretário Sergio Xavier, em breve será publicada neste Blog. 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assessoria do Secretário Sergio Xavier

Jatobá: Exposição fotográfica sobre arte das parteiras acontece de 30 de março a 05 de abril

"Parteiras - Um Mundo pelas Mãos"
Exposição fotográfica de Eduardo Queiroga
Assistentes, curiosas, parteiras do mato, cachimbeiras, fazedoras de emergência... São muitos os termos utilizados para denominar as representantes de uma ocupação considerada por muitos a mais antiga do mundo: as parteiras. E o ofício ganha agora uma exposição fotográfica itinerante que homenageia e retrata a tradição das parteiras de Pernambuco.

Desde 2008 o fotógrafo, jornalista e professor universitário Eduardo Queiroga acompanha os projetos do Instituto Nômades, o “Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais de Pernambuco” e o “Saberes e Práticas das Parteiras Indígenas de Pernambuco”. De lá para cá ele captou milhares de imagens. Dessas, foram selecionadas 160 fotos que irão compor exposição, catálogo e projeção e que vão passar pelos municípios pernambucanos de Palmares, Caruaru e pelo território indígena Pankararus, que abrange áreas dos municípios Tacaratu, Petrolândia e Jatobá, no Sertão do São Francisco.

“Parteiras - Um Mundo pelas Mãos” retorna a estas três localidades onde o inventário ocorreu para "devolver" as imagens aos seus portadores e ao público em geral. A exposição é composta por 30 fotografias impressas em tecido no formato 100 x 150 cm e será montada em local público, de referência para as parteiras, na forma de um grande varal. O conceito da exposição passa por algo muito presente no cotidiano das parteiras: o pano costuma estar nos varais, nos quartos, faz as vezes de porta ou de divisória nas casas, acolhe o recém-nascido e abriga as mães. Haverá também a projeção em telão de 120 fotos e a distribuição gratuita, nos municípios visitados, de um catálogo com as fotografias da exposição e textos acerca do universo abordado. Também foram produzidos 4.500 postais colecionáveis.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Brasileiro deveria tomar menos banhos e lavar mais as mãos, diz especialista



A pior consequência da diarreia é a desidratação, que pode ser grave tanto em crianças quanto em idosos, informou o pediatra e mestre em infectologia pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edimilson Vigotski.

“Sobretudo as crianças são as mais afetadas, porque têm um comportamento que permite o acesso ao agente infeccioso, [quando, por exemplo, põem] a mão na boca, no chão, e têm menos noção de higiene”, explica. Além disso, diz o médico, esse grupo pode apresentar o problema com maior frequência e, quando adoece, tem mais probabilidade de uma complicação que pode levar à morte.

Para o pediatra, “o brasileiro deveria tomar menos banhos e lavar mais as mãos”. Segundo ele, a prática contribuiria para evitar doenças como conjuntivites, gripes e resfriados. O médico alerta os pais para os sintomas da diarreia como boca seca, lábios rachados, confusão mental e diminuição da urina, além da evacuação mais pastosa ou até mesmo líquida.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.