sexta-feira, março 01, 2013

Cidade de Triunfo (PE) será destaque no Globo Repórter desta sexta(01)

A cidade de Triunfo, no Sertão pernambucano, será um dos destaques do programa Globo Repórter desta sexta-feira (01), que vai falar da vida de prosperidade e tranquilidade em alguns pequenos municípios do interior do Brasil. Além de possuir um índice alto de desenvolvimento humano (IDH), a cidade tem tido nos últimos anos um aumento na geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento do turismo.
Segundo a matéria, “Triunfo não se enquadra nos estereótipos associados à caatinga. Com um clima de montanha, rica em flora e fauna, com abundância de recursos hídricos, em nada se assemelhando à rudeza da região. Juntamente com Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e São Jose do Belmonte, forma a Rota do Cangaço e Lampião”.
Poucas cidades têm o privilégio de reunir tantos atrativos, a começar pelo clima que contradiz a aridez do sertão nordestino, com temperaturas amenas durante todo ano. A vegetação é completamente diferente, o que faz a cidade ser conhecida como ‘Oásis no Sertão’.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Fonte: Blog Nil Júnior

Petrolândia: Vialim apresenta primeiros resultados do mutirão de limpeza da cidade

Calçada da Escola Vinícius de Moraes: ANTES do mutirão
Lixo e entulhos jogados ao lado da unidade de ensino
DEPOIS do mutirão: toda a área está limpa
Foto
Foto
Foto
Roberto Amaral, responsável da VIALIM em Petrolândia
Na tarde dessa quinta-feira (28), a reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou com Roberto Amaral, representante da Vialim em Petrolândia, tratando sobre o andamento do mutirão de limpeza iniciado na terça-feira passada (26). Tivemos acesso, inclusive, às fotos do processo de mutirão, gentilmente cedidas, pelo que agradecemos ao Roberto.

Segundo o Roberto, o serviço já está bastante adiantado. A primeira etapa de retirada de entulhos e galhos, que exigiu o uso de uma retroescavadeira, foi concluída nesta quinta. Na segunda etapa, que ele prevê estar concluída na próxima terça-feira (05), o serviço será realizado com coleta manual, ou seja, com o uso de pás.

Apuramos que o serviço de limpeza de entulhos e restos de árvores em Petrolândia voltará a ser realizado por quatro caminhões.

Escola Vinícius de Moraes - Em matéria postada neste blog após reclamação de leitora, mostramos a situação da calçada da Escola Municipal Vinícius de Moraes, na Quadra 17, que estava obstruída por lixo e entulhos, como pode ser visto nas fotos acima. Segundo Roberto, além da limpeza da área, um cidadão foi notificado pela empresa, pois trazia cocos da zona rural do município e estava usando aquele logradouro para despejar o lixo. Roberto afirma que, antes da notificação, o cidadão foi advertido pessoalmente em três oportunidades.

Uso de sacos plásticos para descarte do lixo doméstico - Roberto informa que a VIALIM vai realizar uma campanha para conscientizar a população sobre o uso de sacos plásticos para descartar o lixo doméstico. Segundo ele, infelizmente ainda é comum ver sacos de náilon, baldes e outros tipos de recipientes sendo usados para despejar o lixo no caminhão de coleta e, em seguida, retornando para dentro das residências dos moradores.

Roberto alerta que o uso desses recipientes "retornáveis" não é recomendável pois esses objetos são altamente contaminados e podem transmitir doenças aos moradores, porque servem de abrigo para germes, bactérias e insetos. Por isso, orienta que o lixo seja acondicionado em sacos plásticos como medida de higiene e prevenção de doenças.

Parabéns à VIALIM, na pessoa de Roberto Amaral, pelas providências tomadas, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Para ver todas as fotos do mutirão em ação, clique no atalho abaixo.
Clique>Vialim: mutirão de limpeza em Petrolândia (26 a 28/02/13)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Roberto Amaral/Vialim

Provedores de internet têm cabos retirados de postes da CELPE


Os moradores de algumas cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado estão prestes a ficar sem acesso à internet. Como as grandes operadoras do setor não oferecem seus serviços em diversas localidades - quanto mais distantes da capital pernambucana pior a oferta -, pequenos fornecedores entraram no ramo. No entanto, por não terem efetuado um contrato com a Celpe, estes provedores estão com os dias contados. A conexão está sendo cortada por conta da retirada de cabos e outros equipamentos instalados nos postes da companhia energética.

A reportagem do canal Tecnologia, do Pernambuco.com, conversou com alguns desses microempresários que deverão deixar de vender seus serviços por conta desta pendência com a companhia energética. Segundo eles, que preferem não revelar seus nomes, entre as cidades que estão sofrendo com a desinstalação dos equipamentos estão Caruaru, Feira Nova, Garanhuns, Glória do Goitá, Itambé, João Alfredo, Limoeiro, Macaparana, Machados, Palmares, Passira, São Vicente Férrer, Surubim e Timbaúba.

Petrolândia: Leitor reclama das obras inacabadas na cidade

O leitor Aluízio Gomes, morador da rua 24 de Dezembro na Quadra 12 número 81 em Petrolândia, enviou nova mensagem à nossa redação, reclamando da falta de conclusão de diversas obras na cidade de Petrolândia. Abaixo, a mensagem na íntegra.

"Já estamos no final de fevereiro e nossa cidade continua com as obras paradas como: Biblioteca Pública que está sendo construída vizinha ao INSS, a troca de todo o saneamento (esgoto) que já estava tudo certo pra começar agora, no início de fevereiro, que seria (feito por) uma firma da Bahia, e até agora nada.

A praça que fica no Sítio Brejinho da Serra, que a empresa que vai fazer foi lá, revirou toda a área, colocou uma parte do material lá jogado, que até hoje continua só atrapalhando, pois agora no início de março vai ter a festa do padroeiro e essa construção fica bem em frente à igreja.

A reforma do prédio para o Corpo de Bombeiros que foi divulgado que estaria funcionando antes do final do ano passado e até agora nada.

A orla fluvial, que é um dos cartões postais da nossa cidade, na época foi divulgado que seria feita em três etapas, e também continua parada há anos.

A creche da Quadra 11, que limparam o terreno, colocaram tapumes, também nada.

A pior de todas é esse Mercado Público. Vejam quantos anos faz que começaram essa reforma. Como os mais velhos falam, tá igual à construção da igreja de Barreiras. Parece que não se vêem os transtornos que essa feira no meio da rua traz e não só para os moradores. Essas barracas que ficam permanentemente no meio da rua, atrapalhando até o movimento de algumas lojas. Hoje temos casos de brigas, pois os bêbados chegam a urinar nas bancas. Esse (Mercado Público) fica localizado em frente aos três Poderes da nossa cidade.

Ao invés de nossos vereadores estarem apresentando mais projetos na Câmara, não seria melhor cobrar a conclusão dessas obras?

Na Academia das Cidades encontra-se um vidro de uma das janelas quebrado há mais de quatro meses. Até agora não mandaram trocar. Estão esperando que alguém se acidente, pois tem muitas crianças brincando todos os dias lá?

Por que não fazem um mutirão pra resolver essas broncas, como no caso agora (foi feito) pra limpar a cidade?

Parece até que os senhores não moram na nossa cidade!"

Aluízio Gomes

Nota do Blog de Assis Ramalho: As postagens assinadas não refletem necessariamente a opinião deste Blog. Podemos não concordar com sua opinião, mas defendemos seu direito, desde que seja enviada com nome, e endereço correto.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: "A Peleja de Caim e Abel", novo cordel de José Luiz da Silva


José Luiz da Silva, o poeta do cordel
Foto: Lúcia Xavier
Nesta quinta-feira (28), o poeta cordelista José Luiz da Silva lançou o número 114 de sua coleção de livretos de literatura de cordel. O título é "A Peleja de Caim e Abel", baseado na passagem bíblica contida no Genêsis.

Contatos com José Luiz:
J.L.Silva Produções
Rua Cláudio Alves da Silva, 69 - Petrolândia (PE)
Celulares: (087) 9645-2524 ou 9906-7480

Da Redação do Blog de Assis Ramalho