sábado, janeiro 05, 2013

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza Andréa Queiroz, Aniversariante do dia


Andréa Queiroz, esposa de Regis, o popular Regis do bar da quadra 01, comemorou neste sábado(05) aniversário em família.

O Blog de Assis Ramalho deseja muitas felicidades e muita saúde para a mãe do meu amiguinho Reinaldo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Petrolândia: Vândalos invadem Escola Delmiro Gouveia pela terceira vez em menos de um mês

Rita de Cássia, diretora da Escola Estadual Delmiro Gouveia
Fotos: Assis Ramalho
Na madrugada deste sábado (05), por meio de arrombamento, vândalos invadiram a Escola Estadual Delmiro Gouveia, localizada no centro da cidade de Petrolândia. Seis salas da unidade escolar foram danificadas, alimentos foram destruídos e materiais escolar e de expediente foram revirados. 

Segundo apurações iniciais, aparentemente nada foi roubado da instituição de ensino. além de estragar os alimentos da merenda escolar, os vândalos espalharam cereais pelos corredores do colégio e picharam paredes e quadros das salas. Entre as pichações, um aviso: “Nós volta”.

O Sr. Ivan Braz, servidor da escola, informou à reportagem do Blog de Assis Ramalho, que chegou ao estabelecimento de ensino às 9 horas da manhã, como é de hábito, para aguar as plantas, e verificou os atos de vandalismo à escola. “Todos os dias, inclusive domingos e feriados, venho ao colégio aguar as plantas. Ao chegar hoje, verifiquei o arrombamento. Imediatamente entrei em contato com a vice-diretora, Nelma Gomes, que entrou em contato com Josias, segurança da escola”, disse Ivan.

O segurança, Sr. Josias, afirmou à nossa reportagem que se dirigiu à Delegacia de Petrolândia para fazer o boletim de ocorrência, mas a repartição estava fechada. “Essa é a terceira vez que arrombam o estabelecimento”. O segurança informou que a primeira investida contra a escola ocorreu no dia 25 de dezembro de 2012, e os atos se repetiram no dia 1º de janeiro e nesta madrugada.

Segundo o Sr. Josias, neste sábado (05) a delegacia estava fechada e, nas duas vezes anteriores, foi atendido por plantonistas que não registraram a queixa, alegando falta de tempo. Também segundo o Sr. Josias, a Polícia Civil não foi ao local após nenhum dos arrombamentos.

Josias afirma que hoje, ao retornar da delegacia sem sucesso, chamou uma viatura da PM, que passava próximo ao local e os policiais foram à escola registrar o fato. No final, orientaram que fosse feito o boletim de ocorrência na delegacia.

Em seguida, nossa reportagem procurou Rita de Cássia, diretora da Escola Delmiro Gouveia, que se mostrou indignada. “Assis, acabei de entrar em contato com o chefe da Guarda Patrimonial, Djalma, que me orientou a procurar a Delegacia de Polícia e, como eu falei que a delegacia estava fechada, ele me orientou a procurar o Ministério Público.”

No fechamento desta reportagem, Rita de Cássia afirmou estar tentando contato com Ricardo Dantas, Secretário Estadual de Educação, para que medidas cabíveis sejam tomadas.

Para ver as fotos da Escola Estadual Delmiro Gouveia, clique no atalho abaixo:
Clique>Vandalismo na Escola Estadual Delmiro Gouveia

A reportagem do Blog de Assis Ramalho apurou que há carência de efetivo na delegacia de Petrolândia. Apesar de nossa cidade ser um lugar pacato,  acreditamos que o funcionário obrigado a cumprir sozinho um plantão noturno, ou mesmo diurno, com razão teme pela própria segurança. Assim, é preciso aumentar a quantidade de servidores na Delegacia de Polícia Civil de Petrolândia, não apenas para que seus funcionários possam trabalhar com efetividade e segurança, mas principalmente para a população contar com a integralidade dos serviços da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, sem transtornos.

Por fim, o Blog de Assis Ramalho esclarece que, em Pernambuco, o Boletim de Ocorrência para "dano/depredação", e diversos outros fatos, pode ser feito através da Delegacia pela Internet (Delegacia Interativa), serviço on line da Polícia Civil de Pernambuco, disponível no endereço abaixo.
Clique>http://ww8.sds.pe.gov.br/delegaciainterativa/carregarCadastroInicial.do

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Vereador Carlinhos mobiliza esforços pela instalação da 2ª Vara da Comarca local

Carlinhos (PTB), vice-presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia
Foto: Assis Ramalho
O vereador petebista Carlos Alberto de Araújo Corrêa, o Carlinhos, envidou muitos esforços pela instalação de uma agência da Caixa Econômica em Petrolândia. Com a sinalização positiva de que este projeto poderá ser concretizado, o vereador petrolandense agora concentra sua atenção para a instalação da 2ª Vara da Comarca de Petrolândia.

Através do Ofício Gab-013/2012, dirigido ao Deputado Estadual José Humberto Cavalcanti (PTB-PE), documento ao qual o Blog de Assis Ramalho teve acesso, o vereador solicita a interferência do deputado para agilizar o cumprimento da medida. Abaixo reproduzimos o teor da solicitação assinada  pelo vereador Carlinhos.

"Ao
Exmo. Deputado Estadual
José Humberto Cavalcanti
Recife

Exmo. Sr. Deputado,

Tem o presente o intuito precípuo de requer a V. Exa. que se digne em envidar esforços junto à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, no sentido da efetiva instalação da 2ª Vara da Comarca de Petrolândia, levando em conta que a mesma já foi instituída pelo Código de Organização Judiciária do Estado de Pernambuco.

Cumpre ressaltar, para tanto, que a Comarca de Petrolândia engloba também o município de Jatobá e possui cerca de 7.000 (sete mil) processos em trâmite, número absurdo para um único juiz.

Temos por certo que a instalação da a 2ª Vara será o lenitivo para os problemas mais graves do Poder Judiciário na Comarca, garantindo a agilidade e a eficiência necessárias à satisfação dos altos interesses da população petrolandense e jatobaense.

Sem mais, reiteramos nossos votos de estima e consideração.

Carlos Alberto de Araújo Correa
Vereador do PTB"

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Bancos deixam de receber contas de água, luz e telefone

Ano novo com novidades indigestas para os usuários de bancos. As contas de consumo (água, luz, telefone) não são mais recebidas na boca do caixa. Só nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. A restrição ao caixa interno vale para cliente e não cliente. Especialistas e órgãos de defesa do consumidor consideram a medida abusiva porque fere as resoluções do Banco Central sobre o atendimento bancário. Além disso, confronta-se com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que proíbe aos fornecedores criarem dificuldades para a aquisição de produtos e serviços com pagamento imediato.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Portal NE10 traz reportagem especial "Cisternas da Discórdia" sobre as cisternas de polietileno

O Portal pernambucano NE10 publicou uma reportagem especial sobre a seca que aflige o Estado. A reportagem de Mariana Dantas e Wladmir Paulino apresenta, sob diversos ângulos, a distribuição das cisternas de plástico (polietileno) no Sertão: "Em meio à maior seca dos últimos 40 anos, distribuição de reservatórios de polietileno aos sertanejos sofre atrasos, críticas e até denúncias de corrupção."

Na página principal, a tela oferece duas opções: drama e poder. Para acessar, clique sobre a foto do tema desejado.

Para ler a reportagem do NE10, clique no atalho abaixo:
Clique>Especial NE10: Cisternas da Discórdia

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo Afonso: Um estádio de futebol agoniza e pede socorro

Fotos: Assis Ramalho 
No último sábado (29) estive em Paulo Afonso (BA), a convite de amigos, fazendo parte de uma confraternização de ex-atletas de futebol, na 3a. Copa Sênior de Paulo Afonso. O encontro festivo foi maravilhoso, de acordo com matéria  divulgada aqui no Blog de Assis Ramalho. Mas tenho que confessar que minhas lágrimas de alegria, ao reencontrar amigos que há muito tempo não via, se misturaram com as lágrimas de tristeza ao ver o glorioso estádio de futebol Álvaro de Carvalho, antes chamado Ruberleno Oliveira, em estado de completo abandono.

Conheço aquele estádio desde o ano da sua inauguração, em 1976, quando lá estava para assistir ao jogo de inauguração, numa partida entre Sport Clube do Recife e Clube Náutico Capibaribe, vencido pelo time rubro-negro pernambucano por 1 x 0, gol do lateral esquerdo Cláudio Mineiro.

Posteriormente, tive o prazer do jogar várias vezes naquele, então excepcional estádio, no final da década de 70 e boa parte da década de 80. Entre outros times, atuei pela Portuguesa, do saudoso dirigente Zé Galego.

Lembro-me o quanto era gostoso entrar em campo e ver aquele gramado bem cuidado e as arquibancadas superlotadas. É verdade que, na década de 80, o nível do futebol, não só em Paulo Afonso como em Petrolândia, minha cidade, e em outras cidades circunvizinhas era de alta qualidade. Isso incentivava o torcedor a comparecer ao estádio.
 
Muitos anos depois, precisamente no último sábado de 2012, volto ao estádio, agora chamado Álvaro de Carvalho, com toda aquela visualização maravilhosa na minha memória e - decepção - encontro um campo entregue ao abandono, praticamente entregue às baratas.

No lugar do tapete verde que eu conheci, hoje se encontra capim seco. Para piorar, o restante do estádio está mal cuidado, com estruturas enferrujadas, vestiários em situação precária, entre outros sinais de abandono. 

Ao que parece, durante todos esses anos que se passaram, Paulo Afonso só evoluiu do portão do estádio para fora, pois a cidade, hoje com mais de 100 mil habitantes, está ainda mais bonita. Mas do portão do estádio para dentro, Paulo Afonso regrediu. E muito. 

É preciso que as autoridades, junto com a sociedade em geral, façam uma corrente positiva, em que todos se empenhem e contribuam para, quem sabe, ainda poder salvar aquela que foi a principal praça de esportes da região e hoje não tem sequer uma placa na entrada com o seu nome. Lê-se apenas um modesto "Estádio Municipal" sobre os portões de entrada, como se não houvesse, de fato, vontade de lhe colocar o nome que agora usa. A Tribuna de Honra leva o nome de Eraldo Rocha, um dos maiores desportistas de Paulo Afonso, que inclusive foi meu amigo e meu treinador na Portuguesa. Mas eu não tenho dúvidas que lá do céu onde agora mora , ele está decepcionado em ver o seu nome emprestado a um setor importante de um estádio onde ele viveu glórias, e hoje se encontra no completo abandono.

É preciso socorrer com urgência o estádio Álvaro de Carvalho, que eu, com o meu saudosismo, ainda chamo de Estádio Engenheiro Ruberleno Oliveira. Um estádio com uma história tão gloriosa não poderia estar na situação lastimável em que se encontra.

Para ler a matéria sobre a 3a. Copa Sênior de Paulo Afonso, clique no atalho abaixo:

Reportagem de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Jatobá: Dione é reeleito presidente da Câmara de Vereadores, conforme o Blog de Assis Ramalho antecipou


Foto
Os cinco vereadores de oposição confirmaram
a vitória a Dione.
(Foto: Assis Ramalho)

Vereador Dione em entrevista
 a Assis Ramalho
O resultado da eleição para presidência da Câmara de Vereadores do município de Jatobá, confirmou aquilo que o Blog de Assis Ramalho já tinha antecipado.

Durante a diplomação dos vereadores de Jatobá, realizada no plenário da Câmara Municipal de Petrolândia, no dia 19 de dezembro, o Blog apurou, e publicou matéria afirmando que a presidência da Casa Legislativa daquele município continuaria sob o comando de Dione (PV).

Naquela oportunidade, todos os cinco vereadores da bancada do então prefeito João Gomes afirmaram à nossa reportagem que estariam unidos no dia da posse, para manter Dione na presidência da Câmara de Jatobá.

O ex-prefeito João Gomes (PSB), teve cinco vereadores em sua base: Dione, Nestor Soares (PP), Eduardo Júnior (PSB), Neném do Hospital (PTB) e Alessandro Baga (PV).

Sendo assim, o prefeito Robson Leandro, apesar de pertencer ao partido que governa o país, iniciou o seu mandato com minoria na Câmara.

Da redação do Blog de Assis Ramalho