Além de compartilhar conhecimentos, o estímulo pela leitura vem a ser um dos fatos de grande relevância no projeto Griot, para isso, haverá três contadores de histórias afro-brasileiras interpretando obras literárias de forma teatral; utilizando-se de recursos, como cenário e sonoplastia, para enriquecer a imaginação; da plateia. Os temas abordados nos livros e bate papos serão racismo, mitologia africana, personalidades negras na história, os quilombos, dentre outros, na expectativa de criar reflexões e interação entre os participantes. As crianças serão contempladas com um maquiador para caracterizá-las com pinturas de arte afro.
De acordo com o projeto, a palavra Griot significa, em francês, contador de histórias. Esses homens eram os detentores de conhecimentos alcançados e acumulados através dos tempos e repassados através do relato oral para os povos da África Ocidental, na região que atualmente conhecemos como por Mali, Gâmbia, Guiné e Senegal. Os Griots eram trovadores, contadores de histórias e animadores de públicos. Verdadeiros museus vivos.
Dia Nacional da Consciência Negra – O dia 20 de novembro refere-se à morte de Francisco, Líder do Quilombo dos Palmares, mais conhecido como Zumbi dos Palmares. A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira.
Ministério Público de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.