O próximo domingo 24 de novembro é o Dia do Rio Capibaribe, instituído em 23 de março de 2010. A informação foi repassada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado José Humberto Cavalcanti, do PTB, nessa quarta (20).
A bacia hidrográfica do rio Capibaribe, informou o parlamentar, abastece mais de três milhões de pernambucanos, em sua maioria, vivendo na Região Metropolitana do Recife. A influência direta das suas águas ultrapassam sete mil quilômetros quadrados, abrangendo 42 municípios, com nascente entre as cidades de Poção e Jataúba, e foz no Recife.
O deputado ressaltou que se produz às margens do Capibaribe grande parte da riqueza do Estado em setores como agricultura, pesca, pecuária, avicultura e agroindústria canavieira. Indústrias, confecções e artesanato são atividades que também florescem às margens do rio.
Por outro lado, alertou José Humberto Cavalcanti, a poluição e o desperdício ameaçam o manancial mais importante do Estado. Matadouros ainda lançam dejetos no leito do rio e há lixões contaminando as águas.
O deputado ressaltou a necessidade de uma ação conjunta dos Governos do Estado e municipais, junto com empresários e sociedade civil, para melhor fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental.
Ao concluir, o deputado convidou os colegas para participarem da audiência pública sobre os impactos do projeto de navegabilidade do Capibaribe, na manhã desta sexta (22), no auditório da Alepe.
Confira o link da entrevista com o deputado.
>http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/noticias/audio/2013/11/20/23236a.mp3
>http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/noticias/audio/2013/11/20/23236a.mp3
Rádio Alepe por Assessoria de Comunicação de José Humberto Cavalcanti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.