A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) foi a grande vencedora do leilão A-3 realizado nesta segunda-feira (18) pelo governo federal. A estatal, em parceria com outras empresas, vai implementar 12 parques eólicos que vão demandar R$ 1,185 bilhão em investimentos até janeiro de 2016, quando devem entrar em operação. Juntos, os parques da Chesf terão capacidade instalada para produzir 338 megawatts (MW), o que corresponde a 38% do que foi comercializado na disputa e o suficiente para abastecer 1 milhão de casas populares. O leilão vendeu energia de 39 empreendimentos a serem implantados na Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul, que resultarão num investimento de R$ 3,3 bilhões.
Os 12 parques da estatal estão todos no Nordeste: quatro em Pernambuco, dois na Bahia e seis no Piauí. “A empresa precisa crescer. A energia eólica é uma oportunidade de expansão no Nordeste, região em que há pequenos recursos hidrelétricos ainda disponíveis”, resumiu o assessor da superintendência de Projetos e Construção de Geração da Chesf, Manoel Andrade. O investimento em eólicas é o começo de uma diversificação que vai fazer a estatal ter outra fonte para gerar energia além da água dos reservatórios das hidrelétricas. Há “complementaridade” nessas fontes, porque o Nordeste tem mais vento justamente quando está mais seco (sem chuvas).
A estatal vai implantar os parques pernambucanos em parceria com a companhia PEC Energia Limitada, que tem um escritório em São Paulo. Nas usinas a serem instaladas no Piauí, entraram como sócias o fundo de investimento Salus Fip, a companhia Contour Global e duas Sociedades de Propósito Especifico (SPE) chamadas Ventos de Santa Joana e Ventos de Santo Augusto.
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, chegou a classificar 2013 como o “ano da energia eólica” no Brasil devido ao sucesso do leilão, que só vendeu esse tipo de energia.
Noticia relacionada(clique para ler)
>Prefeitura de Tacaratu e Enel realizam II Reunião da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento Parque Eólico Fontes dos Ventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.