Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito será comemorado
no terceiro domingo do mês de novembro (Foto: Assis Ramalho)
Promover a conscientização dos cidadãos e a segurança de usuários de veículos automotores, mostrando os riscos e consequências dos acidentes e os procedimentos para evitá-los. Este é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Waldemar Borges, do PSB, que serviu de base para a criação do Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Campos, em maio de 2012.
Segundo o parlamentar, a data, a ser comemorada no terceiro domingo do mês de novembro, alerta os pernambucanos para o número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito. Borges informou que, em pesquisa recente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e do Ministério da Saúde, em 2011, foram contabilizadas 42.425 mortes, em todo o Estado, sendo 11.268 envolvendo motocicletas, além de 155.656 internações por acidentes de trânsito.
O texto procura chamar atenção a para a negligência, imperícia ou imprudência dos proprietários de motos, assim como a falta de respeito de condutores de outros veículos.
A legislação ainda prevê a redução do impacto financeiro no sistema de saúde do Estado. O socialista contabilizou um prejuízo considerável para os cofres públicos, pois um acidentado grave e com necessidade de internamento pode custar até 124 mil reais ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Relatório Estradas Seguras e Sustentáveis, lançado pela Campanha pela Segurança Global nas Estradas, cerca de 3.500 pessoas morrem, por dia, em acidentes de trânsito, e 50 milhões se ferem, anualmente, nas estradas do mundo.
O documento aponta a segurança rodoviária como um dos maiores desafios de desenvolvimento mundial e alerta que, se não forem tomadas medidas urgentes, o número de mortos, no trânsito, pode subir de 1,3 milhão para 2 milhões, por ano.
Produção Rádio Alepe - 01/11/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.