A despeito de todo o desenvolvimento médico cientifico no Brasil e no mundo, ainda assim o câncer, mesmo já se logrando números expressivos de cura, essa enfermidade ainda vem registrando números consideráveis de ocorrência, sobretudo nas últimas três décadas e com uma tendência crescente.
O caso específico do câncer de mama vem se configurando como a segunda maior incidência em todo o mundo, principalmente entre as mulheres. A quem relacione a frequência dessa doença ao processo de industrialização, combinado com os riscos ambientais dele decorrente.
Verifica-se, pois, uma forte contradição e um significativo conflito a ser resolvido no futuro: A industrialização é símbolo de desenvolvimento, que por sua vez é razão objetiva para a ocorrência do câncer.
Outubro Rosa, com o seu simbolismo, reflete o tanto quanto temos todos nós que trabalharmos intensamente no processo de conscientização e prevenção do câncer de mama, desde a fixação da rotina de visita regular aos médicos, até os auto exames, como forma de desacelerar a tendência epidemiológica.
Louvo e participo desse movimento, aplaudindo a iniciativa, contribuindo objetivamente em todas as oportunidades que se me oferecem, difundindo ações e ajudando como posso.
José Humberto Cavalcanti
Deputado Estadual
Foto: Jarbas Araújo - Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.