Flávio José Canuto Vasconcelos (de pé), gerente do BNB-Araripina.
Empresário João Muniz assina contrato de financiamento.
O mercado óptico brasileiro está em franca expansão em todos os aspectos, do número de lojas e quantidade de produtos comercializados ao faturamento geral. Pesquisas encomendadas pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abiótica) apontam um crescimento acima de 80% no faturamento dessas empresas, entre 2006 e 2010, taxa bem acima da inflação do período (15,4%). Não é à toa que empresários do sertão pernambucano decidiram apostar nesse nicho, com a implantação da marca Excelentes Ópticas, no centro de Araripina. A ideia é tornar a empresa referência no segmento em toda região do Araripe.
O investimento total do empreendimento, da ordem de R$ 500 mil, será aplicado na construção da sede, aquisição de móveis, utensílios e capital de giro. Mais de 80% desse valor será financiado pelo Banco do Nordeste, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A expectativa é inaugurar a loja em abril de 2014, com a geração de cinco empregos diretos na região.
“Percebemos que a cidade tinha necessidade de mais uma ótica, pois a demanda desses produtos tem crescido bastante. No nosso caso, além do comércio varejista de óculos, lentes e demais produtos ópticos, teremos como diferencial a venda de joias e relógios e a oficina de montagem, que vai permitir a entrega dos óculos em até duas horas, coisa que não acontece com nenhum concorrente local”, destaca o empresário João Muniz.
O estudo da Abiótica, realizado pela consultoria New Sense, revela ainda que o crescimento do setor é fruto da melhor situação econômica do País, da conscientização popular sobre a necessidade do uso de óculos, dos investimentos em novas tecnologias por parte das indústrias e da maior facilidade de crédito. “O cliente decidiu investir em uma ótica que se diferenciasse das demais e veio solicitar o financiamento no BNB por conta das condições diferenciadas para as Micro e Pequenas Empresas, como taxa de juros e proposta simplificada para projetos de até R$ 1 milhão”, destacou o gerente do BNB em Araripina, Flávio Vasconcelos.
A pesquisa mapeou a existência de nada menos que 30.750 pontos de venda qualificados de produtos ópticos no Brasil em 2010, quase 50% concentrados na Região Sudeste. O Nordeste, que somava 7.235 ópticas naquele ano (crescimento de 12%), estava na terceira posição, depois do Centro Oeste.
Fonte: Ascom BNB Foto: Reprodução Facebook Sala de Imprensa Banco do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.