O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual serão oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria.
Semanalmente, às segundas-feiras será disponibilizado o seguinte conteúdo: aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.
O material apresentado nas aulas é a resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.
Aula 04 - Dilatação Térmica Linear dos Sólidos
Piso do Terminal Rodoviário de Petrolândia-PE: Exemplo de espaçamento entre blocos com o objetivo de evitar rachaduras por excesso de peso e por variação de temperatura (Foto: Roberto Oliveira)
A dilatação térmica estuda as variações nas dimensões de um sólido como, por exemplo, o diâmetro de um cilindro, a área de uma placa, ou o volume de um corpo qualquer, provocado por variação de temperatura.
Dilatação linear: Considera-se apenas uma dimensão. Por exemplo, dilatação do comprimento “C” de uma barra:
Dilatação superficial: São consideradas duas dimensões; por exemplo, a dilatação da superfície de uma placa de comprimento “C” e largura “L”:
Dilatação volumétrica: Neste caso são consideradas três dimensões; por exemplo, a dilatação de um paralelepípedo de comprimento “C”, largura “L” e altura “h”.
COEFICIENTE
DE DILATAÇÃO LINEAR
SUBSTÂNCIA
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COEFICIENTE (°C-1)
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Ferro
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12. 10-6
|
Aço
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12. 10-6
|
Alumínio
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24. 10-6
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Cobre
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17. 10-6
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Chumbo
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29. 10-6
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Mercúrio
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41. 10-6
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Concreto
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12. 10-6
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Vidro
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9. 10-6
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Prata
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19. 10-6
|
Contextualização: Observando-se a construção de pisos em lugares sujeitos a mudança brusca de temperatura ou destinados a grande circulação de pessoas, ou seja, em locais públicos, é fácil encontrar pisos como este do terminal rodoviário de Petrolândia-PE.
Perceba que existe um espaçamento entre as placas do piso. Esse espaço, denominado junta serrada, permite que a placa se movimente ou sofra pequena dilatação, minimizando o aparecimento de rachaduras como esta.
Questão da aula on line no material de apoio (Arquivo PDF> Encarte 4
Desenvolvimento da questão no vídeo abaixo:
>AULA 01 - Aplicação das Leis de Newton
>AULA 02 - Espelhos esféricos
>Momento Física: A Física no Desfile de 7 de setembro
Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Foto e material: Roberto Oliveira
Vídeo: YouTube.com/Roberto Oliveira
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