A capacitação, que acontecerá na sala 20 do Mestrado em Tecnologia Ambiental, na sede do Itep, na Cidade Universitária, das 8h30 às 18h, nos três dias, é uma realização conjunta da Coordenação do Eixo Meio Biótico do Projeto Barragens e do Laboratório de Ecologia e Biodiversidade – LEcoBio, ambas unidades vinculadas à Diretoria Executiva Comercial (DEC) do instituto.
O Itep, por meio do Projeto Barragens, está gerenciando, monitorando, controlando e executando os estudos e projetos de novas barragens na Mata Sul e Agreste que integram o sistema de contenção de enchentes e prevenção à seca implantado pelo Governo do Estado. Esta tarefa coube ao Itep por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
De acordo com o organizador do curso, biólogo Edson Leal, que atua como coordenador do LEcoBio e do Eixo Meio Biótico do Projeto Barragens, o evento tem o objetivo de promover uma interação entre pesquisadores das diversas áreas para troca de experiências profissionais, nivelamento de informações e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados ao eixo temático.
O curso também vai abordar temas como inventários florestais; aspectos sociais e arqueológicos, identificação de impactos, medidas mitigatórias e de controle a serem gerados em empreendimentos como as barragens, bem como o planejamento e execução das ações previstas em planos de trabalhos específicos para cada grupo biológico envolvido.
A abertura será às 8h do dia 1º, com o diretor executivo comercial, engenheiro cartógrafo Ivan Dornelas. Em seguida, serão realizadas palestras sobre as barragens a serem construídas (Gatos, Panelas II, Barra de Guabiraba, Serro Azul, Igarapeba, Engenho Pereira, Engenho Maranhão e Brejão), suas características gerais e os aspectos ambientais.
No dia 2, o destaque são as palestras sobre as técnicas de captura, contenção e manejo de animais silvestres ocorrentes em cada área; inventário e monitoramento de ecossistemas aquáticos. No dia 3, haverá palestras sobre os Centros de apoio e atendimento a fauna silvestre nas barragens (funcionamento e perspectivas), programas de afugentamento, resgate e monitoramento de animais dos diversos grupos temáticos envolvidos (macroinvertebrados bentônicos, peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos terrestres, morcegos), além de programas de levantamento, monitoramento e conservação da flora; ecossistemas aquáticos; supressão vegetal e limpeza das áreas dos reservatórios, reposição florestal, reflorestamento das APPs e recuperação de áreas degradadas entre outros assuntos.
Blog de Notícias do Governo do Estado de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.