O curso de informática faz parte das ações do Projeto de Promoção do Protagonismo das Comunidades Quilombolas, executado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural. A iniciativa prevê a inclusão das comunidades quilombolas, através da promoção da qualificação e o fortalecimento dos remanescentes de quilombos, facilitando o acesso às políticas públicas.
Em Pernambuco existem 107 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. De acordo com o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá, a grande maioria desses grupos tem dificuldades de acesso às informações que lhes permitam decidir por ações e projetos que garantam o seu direito de cidadão e o respeito a seus valores culturais. “Este projeto prevê a qualificação das comunidades cuja inovação consiste na construção de mecanismos de implementação centrados na organização dos beneficiários para que possam estabelecer diálogos com as instâncias públicas e privadas”, explica.
A fim de atender comunidades quilombolas de todo o Estado, os cursos acontecerão em locais estratégicos onde existe a maior concentração de comunidades quilombolas atendidas pelo Projeto. De acordo com a coordenação da capacitação, o universo a ser atingido com a realização dos encontros é de aproximadamente noventa quilombolas, correspondendo a dois participantes por comunidade. Até esta sexta (23), o curso ocorre no município de Salgueiro, no Sertão Central. Nas próximas semanas, as aulas serão ministradas em Arcoverde e Caruaru, conforme calendário abaixo.
-Sertão do São Francisco
19 a 23 de Agosto
Campus UPE - Salgueiro
-Sertão do Pajeú e Moxotó
26 a 30 de Agosto
Fundação Terra - São Cristovão - Arcoverde
-Agreste, Zona da Mata Norte, Sul e RMR
2 a 6 de setembro
Obra Kolping - São Francisco - Caruaru
Fonte: Prorural
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.