São 15 peças para piso, parede e piscinas |
Para complementar esses motivos, a companhia desenvolveu uma linha formada por cores vivas (vermelho, azul, mostarda, verde lima e branco), além de pisos listrados e com bolinhas. “Adquirimos um novo equipamento que possibilita fazer peças que antes nunca tínhamos pensado”, explica o diretor da empresa, Marcus Ramos. O maquinário custou US$ 10 milhões (cerca de R$ 22 milhões).
O equipamento permite aplicar qualquer desenho, foto ou detalhes numa cerâmica, imitando, por exemplo, as nuances das cores de um mármore ou granito. A impressão é feita usando a tecnologia HD ( de alta definição). No show room da empresa, são colocadas várias peças de porcelanato no mostruário junto com uma de granito. Não é possível distinguir qual é a de pedra apenas pelo visual.
A ideia de fabricar peças com os desenhos de Romero Britto surgiu quando Marcus Ramos fez uma viagem a Miami, onde mora o artista. “Fiquei observando o grande movimento do escritório de Romero. Entrei, falei com o artista e propus uma linha com os desenhos dele, que é muito versátil. No começo, ele alegou que não sabia como aplicar o desenho na cerâmica”, lembra. O que possibilitou a impressão dos desenhos na cerâmica foi a tecnologia digital, usada atualmente em 100% dos produtos feitos pela companhia.
As peças com os desenhos de Britto chegaram ao mercado desde março último, utilizando técnicas diferentes, incluindo desenhos feitos para a cerâmica e recortes de quadros famosos do artista. Todo o processo de desenvolvimento contou com a participação do artista. “Estamos vendendo bem”, diz a responsável pelo show room da empresa, Luciana Maimone Ramos. A linha também está sendo exportada para os Estados Unidos, onde o artista construiu sua carreira. Além dos EUA, mais 14 países estão importando as peças. “Com esta linha, esperamos chegar a um total de 30 países até o final de agosto deste ano”, comenta o gerente geral de vendas da Pamesa do Brasil, Mariano Hajny.
Só a linha desenhada por Britto e os seus produtos complementares estão gerando um faturamento mensal de US$ 1,5 milhão por mês. “A expectativa é que esse valor dobre até o final do ano com o aumento das exportações”, comenta Hajny. Os outros produtos da Pamesa do Brasil são exportados para mais de 30 países, incluindo Estados Unidos, Argentina, Chile, México e Uruguai. “A Pamesa está investindo muito forte no conceito de cerâmica não como mero revestimento, mas como elemento decorativo. Nesse sentido, a parceria com Romero Britto tem sido fundamental para a implementação desta estratégia de posicionamento comercial”, resume Hajny. Isso significa que a empresa iniciou uma série de palestras e apresentações no Brasil para arquitetos, designers, lojistas e construtores na divulgação da linha concebida pelo pernambucano Romero Britto.
A Pamesa do Brasil surgiu de uma parceria entre a empresa espanhola Pamesa e a família do empresário Marcus Ramos para produzir porcelanato. Hoje, a empresa produz pelo menos seis linhas diferentes de cerâmica mais uma de revestimento vitrificado. Um dos seus produtos que mais tem aceitação é o porcelanato branco similar ao famoso mármore branco, muito usado na decoração.
Jornal do Commercio
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