terça-feira, junho 18, 2013

Tacaratu: Nota de esclarecimento da Secretaria de Saúde e Direção da UMEFG sobre episódio com Dr. Flávio Devitz


Maria da Conceição Leite Oliveira, em nome da Direção da UMEFG, da Secretaria Municipal de Saúde e prefeitura de Tacaratu, enviou nota ao Blog de Assis Ramalho, esclarecendo fatos relativos à prestação de socorro ao médico Flávio Devitz de Moura, que sofreu princípio de infarto durante o plantão, na quinta-feira passada (13). Familiares do médico denunciaram que não havia ambulâncias na Unidade Mista e o socorro foi prestado em carro particular da médica Dra. Cristiane, que atendia no mesmo hospital na ocasião. Veja a nota abaixo, na íntegra.

"Acho que a sociedade deve ser esclarecida quanto ao fatídico episódio do nosso querido colega de trabalho, o Dr. Flávio, que nos perdoe a ausência, mas alguns familiares, talvez inconformados com o fato, ou talvez não o respeitando como deveriam, estão expondo-o em redes sociais... Bom, quero dizer que as ambulâncias realmente são para transportar pessoas e era isso que ela estava realizando no momento do episódio como o nosso médico plantonista das quartas, sextas e alguns finais de semana. Ele mesmo tinha encaminhado uma gestante que, infelizmente, havia diagnosticado que seu bebê encontrava-se morto no seu ventre. Ele havia transferido (a gestante) para a cidade de Paulo Afonso (BA). Uma outra ambulância estava a caminho do Olho d'Água do Julião, transportando uma mulher que estava de alta da maternidade, pois um dia antes havia dado à luz uma linda menina. A outra (ambulância), encontra-se, como é do conhecimento de todos, em manutenção, pois havia sofrido uma colisão, dias antes, na BR entre Recife e Tacaratu.

Não lhe faltou assistência (ao Dr. Flávio), pois a Dra. Cristiane, médica do nosso município, encontrava-se no momento. Ela não estava ali por acaso, iria atender à nossa população, como assim o fez, além do que, para melhor atendê-lo (ao Dr. Flávio), transferiu-o para um hospital de maior porte, o de Petrolândia, e nesse meio tempo, o nosso prefeito (Gérson), pessoalmente entrou em contato com o prefeito de Jatobá (Robson Leandro), pedindo-lhe a ambulância de lá, pois, por ser (o Hospital de Itaparica) um hospital estadualizado, possui uma ambulância de maior porte e de melhores condições para a sua (do Dr. Flávio), e com isso, nos comprometemos em enviar a nossa (ambulância) para dar suporte ao município de Jatobá, enquanto utilizávamos a de lá, para que o nosso funcionário fosse transferido em melhores condições, transferido para a capital alagoana com a nossa médica e a nossa técnica de enfermagem.

Não fizemos isso apenas por ser o Dr. Flávio, mas faríamos com qualquer um de nossos munícipes. Portanto, quero aqui prestar meus esclarecimentos à população, que fica à mercê de pessoas desinformadas, ou talvez inconformadas, ou talvez com remorsos...

Quero também dizer que vamos apurar sim, a denúncia de que o mesmo viu a ambulância com caixas. Quero também saber (caixas) de quê. Mas que, pelo momento, torcemos para o nosso médico volte com mais saúde e tranquilidade para o nosso município.

Informo também que, dias antes, prevendo tais situações, levamos essa nossa situação pessoalmente ao prefeito (Gérson Silva), que, preocupado com isso, prontamente nos informou que, em breve, estaria realizando a aquisição de mais ambulâncias ao serviço. Porém, não é uma compra hoje que chega amanhã, pois existem órgão fiscalizadores, mas posso garantir que em breve estaremos o nosso contingente de carros para a saúde.

Atenciosamente,

Direção da UMEFG, Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal de Tacaratu"

Para saber mais:
Tacaratu: Médico sofre princípio de infarto durante plantão e família reclama da ausência de ambulância no hospital

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

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