Desde janeiro, mais de 700 pessoas já participaram das atividades que visam formar multiplicadores das ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde. As capacitações de educação em saúde, promovidas pelo Ministério da Integração Nacional, contemplam 17 municípios de Pernambuco, Ceará e Paraíba.
Nas oficinas desta semana, serão abordados os temas da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis/Aids e prevenção à violência. “São temas bem oportunos e que precisam ser trabalhados cada vez mais junto às famílias e, principalmente, aos jovens. Se trabalharmos bem essas orientações, conseguiremos, de fato, evitar várias doenças em nossas comunidades”, pontuou a enfermeira e coordenadora de Atenção Básica, Rafaela Lima, após participar da oficina em Verdejante (PE).
Segundo Maria do Socorro Pereira, responsável pela Coordenadoria da Mulher do município de Verdejante, o material entregue na oficina tem sido utilizado em campanhas de esclarecimento. “Este tema me chamou muito a atenção e, baseado nele, tenho realizado muitas ações de conscientização, apresentando esses assuntos em diversos lugares, inclusive no Posto de Saúde da Família, mostrando a importância do amor diante da violência.”, disse.
Programas Ambientais – O Ministério da Integração Nacional desenvolve 38 estratégias ambientais com objetivo de reduzir, compensar e controlar os impactos ambientais provocados pela implantação e operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficiará mais de 12 milhões de pessoas no semiárido nordestino.
Parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra é dividida em dois eixos principais: o Norte, com 426 km de extensão, que passa pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte; e o Leste, com 287 km, que abrange cidades de Pernambuco e Paraíba.
Além do Projeto São Francisco, o Ministério da Integração Nacional executa e apoia cerca de 250 grandes empreendimentos pelo PAC e outras centenas de pequenas e médias obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e recuperação de bacias hidrográficas.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.