Cerca de 500 pessoas seguiram pela Avenida João de Barros, Ruas do Príncipe e Gervásio Pires e Avenidas Conde da Boa Vista e Carlos de Lima Cavalcante. A Avenida Agamenon Magalhães teve as duas faixas interditadas no cruzamento com a Praça do Derby. O trânsito ficou interrompido por cerca de 15 minutos, provocando congestionamento.
Os manifestantes agendaram um novo protesto para quinta-feira (20), com concentração às 16h na Praça do Derby. O grupo deve sair em passeata, mas ainda não definiu o trajeto. “O governo gastou muito dinheiro com a Copa, enquanto sofremos num transporte público sem qualidade. Queremos a redução da passagem dos ônibus e a redução dos impostos que desoneram o transporte coletivo”, disse uma das integrantes da juventude do PT no Estado, Ingrid Farias.
O movimento no Recife ocorre quase seis meses depois do reajuste das passagens de ônibus. Em janeiro, foi aprovado o aumento de 5,53%, quando do anel A, a tarifa mais usada na cidade, passou de R$ 2,15 para R$ 2,25. “Os protestos realizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras partes do País serviram de exemplo. Esse aumento foi aprovado a portas fechadas”, explicou o presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe). “O trabalhador gasta muito para mandar seus filhos para a escola de ônibus”, complementou o líder estudantil.
No percurso, várias pessoas que estavam em paradas de ônibus, dentro dos coletivos e nos prédios da Conde da Boa Vista apoiaram o protesto. “Acho o movimento legítimo, é um absurdo o preço da passagem”, disse a estudante Isadora Leão, de 18 anos. Já o comerciante Josafá Almeida, que ficou preso no engarrafamento da Agamenon Magalhães, reclamou. “É um absurdo, você trabalha o dia todo e ainda enfrenta esse trânsito na volta para casa”, declarou.
Durante o protesto, vários manifestantes cobriram o rosto com camisas e máscaras de um personagem do cinema, V de Vingança. A Polícia Militar acompanhou parte do protesto. Um efetivo maior se fez presente na Praça do Derby.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.