Por solicitação do deputado Rodrigo Novaes (PSD), a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa realizou, na tarde da última quinta-feira (04), uma visita técnica seguida de audiência pública na zona rural de Petrolândia para discutir os problemas enfrentados pelos moradores do projeto Icó-Mandantes.
O encontro reuniu cerca de 500 agricultores e teve participação de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), de parlamentares e de vereadores do município.
Para com o deputado Rodrigo Novaes, “o projeto Icó-Mandantes é o exemplo do Sertão que dá certo, com um projeto público de irrigação onde as pessoas conseguem produzir e viver na zona rural. Mas é necessário cuidado para que o sistema não entre em colapso. O parlamentar ainda questionou a qualidade da água potável e informou que existe uma suspeita de que o agrotóxico utilizado para a produção esteja comprometendo a água que abastece as casas", disse Novaes durante a audiência.
De acordo com vereador de Petrolândia Rogerinho Novaes (PSL), que propôs a discussão, “os pontos mais críticos são a distribuição de água dos lotes e até mesmo a água potável. Algumas agrovilas não tem água nem para lavar roupa, e os moradores precisam descer até o rio. A situação é crítica, e é necessário um desassoreamento de um canal em caráter emergencial”, disse Rogerinho.
Cerca de duas mil famílias estão distribuídas em 16 agrovilas e são abastecidas com água para irrigação e consumo por cinco estações de bombeamento.
Para ler o jornal informativo de Rodrigo Novaes (PSD), clique aqui>Informativo de Atividade Parlamentar 1o. SEM 2013
Assessoria de Comunicação Dep. Estadual Rodrigo Novaes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.