quarta-feira, março 06, 2013

Petrolândia: Vereadora Dona Santa explica origem do feriado municipal em 06 de março

Vereadora Dona Santa (PPS)
Foto: Assis Ramalho
Através do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Petrolândia, nº 010/2006, foi instituído o feriado de 06 de Março, que comemora o dia em que ocorreu a transferência oficial da localidade da sede do município, em função da construção do lago de Itaparica para a Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga.

Sobre a instituição do feriado municipal, na manhã desta quarta-feira (06), Assis Ramalho, correspondente e reporter da RBN-Rádio Bahia Nordeste (Paulo Afonso-BA), emissora que é ouvida em Petrolândia através da sintonia AM 950, entrevistou a vereadora Dona Santa (PPS), autora do Projeto de Emenda à Lei Orgânica. A entrevista foi transmitida ao vivo , para o programa jornalistico "Primeira Hora", apresentado  por Marcelo França.

Na época, Dona Santa ocupava a presidência da Câmara de Vereadores de Petrolândia, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

A vereadora Maria do Socorro Santos de Souza,  Dona Santa, esclareceu os motivos para a instituição desse feriado no calendário oficial de Petrolândia. Leia abaixo o relato da vereadora.

"Em 2006 fiz um projeto de Lei  nº 010/2006, de minha iniciativa, com apoio total dos petrolandenses, para oficializar o dia 06 de março como sendo a data que marcou mais uma página da História de Petrolândia: a mudança da Petrolândia Velha para a Nova Petrolândia.

Essa data, no ano de 1988, foi um dia emocionante, com a chegada do nosso Padroeiro, São Francisco de Assis, à Praça dos Três Poderes, na nova cidade, com a participação de padre Henrique, do Juiz de Direito e outras autoridades, como vice-prefeito, vereadores e todas as famílias petrolandenses.

Naquela oportunidade foi lida a ata da mudança de cidade, que serve de documento oficial para as necessidades que surgirem em relação a esse dia, 06 de março, data que deixou grandes recordações dos momentos finais da transferência de São Francisco de Assis e de seu povo da Velha Cidade para a Nova Petrolândia.

Esse projeto foi elaborado por mim com o objetivo de levar essa história petrolandense para os adolescentes e crianças e,também, àqueles que não conheceram a origem e o desenvolvimento da nossa cidade. Essa data também prestigiou uma das nossas escolas municipais (Escola Municipal 06 de Março, situada na Quadra 17), que recebeu esse nome para homenagear essa grande data."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Eu respeito o pensamento de quem acha que data como estas deve ser comemorada com feriado, mas não concordo. Quem produz emprego e renda está trabalhando. Quem deveria dar suporte aos empreendedores faz o quê? Quantas pessoas deixaram de receber, seu salário, sua bolsa família? Isso para alguns não tem problema: Amanhã eles estarão enfrentando a fila em dobro e muitos funcionários públicos rindo deles. Há outras formas de comemorar este tipo de data com mais patriotismo: Os professores poderiam estar no dia de hoje nas escolas comemorando junto com seus alunos o significado histórico desta data e os funcionários da prefeitura, inclusive vereadores prestando serviços públicos em forma de mutirão a comunidade carente. Este é o país do carnaval e do futebol: Quanto mais feriado melhor e de preferência feriadão. Vou dar uma sugestão aos vereadores de Petrolândia. Quando tiverem que legislar sobre matéria como estas respeitem o povo e façam um plebiscito.
    Paulo Campos

    ResponderExcluir

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.