domingo, dezembro 30, 2012

Blog de Assis Ramalho prestigia confraternização de ex-atletas em Paulo Afonso (BA) na realização da 3ª Copa Sênior

Caveira: Equipe campeã do torneio 
Equipe do Copa
Assis Ramalho e o amigo Lalau
Reporter Gil Leal da RBN entrevistando o ex-craque Duda
Assis Ramalho em reencontro com o velho amigo Everaldo
 depois de mais de 10 anos
Assis Ramalho e Gil Leal, Radialista da rádio  RBN de Paulo Afonso
Aqui só tem craque 

Na manhã deste sábado (29), foi realizado em Paulo Afonso, na Bahia, a 3a. Copa Sênior de Futebol Society, no Estádio Álvaro Carvalho.

O evento é parte da tradicional confraternização dos ex-atletas com passagens marcantes pelo futebol de Paulo Afonso, Itaparica, Delmiro Gouveia, Petrolândia, entre outras cidades, nas décadas de 70, 80 e 90.

A organização do encontro foi do professor Joãozinho, ex-atleta da Seleção de Futebol de Paulo Afonso e campeão do Intermunicipal de 1985. Joãozinho também fez parte da história do glorioso time do Azimute, de Itaparica, na década de 80.

O evento foi iniciado com um café da manhã servido aos atletas. Em seguida, as quatro equipes se enfrentaram para disputar o título de campeão 2012 do Copa Sênior. 

Caveira e Olímpico decidiram o torneio revivendo um dos maiores clássicos do futebol de Paulo Afonso.

O Olímpico foi à final ao derrotar o Redenção por 2 x 1, enquanto o Caveira, time em que este blogueiro atuou, eliminou o Copa por 1 x 0.

Na final do torneio, o Caveira não tomou conhecimento do Olímpico. Deu um verdadeiro chocolate, vencendo pelo placar de 5 x 0.

É bom que se diga que os resultados dos jogos e a conquista do Caveira foi o que menos teve de importância na manhã deste sábado, no Estádio Álvaro Carvalho. Na verdade, os grandes vencedores foram todos os ex-atletas que compareceram ao encontro para um momento raro de confraternização. 

Eu, Assis Ramalho, quero agradecer o convite, feito pelo amigo Joãozinho, e dizer que foi muito emocionante rever amigos que há muito tempo não via. Foi muito gratificante rever verdadeiros monstros do futebol, que deram tantas alegrias aos torcedores, voltarem a calçar as chuteiras e entrar em campo para "tentar" jogar futebol.

Não importa se as pernas já não obedecem ao raciocínio na hora de tentar fazer uma jogada. O que importa é saber que ali, naquele encontro, estavam atletas que fizeram parte dos verdadeiros tempos áureos do futebol de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia, Petrolândia, entre outras cidades circunvizinhas.

Foi gratificante rever, em um mesmo encontro, ex-atletas como Duda, Mozart, Edmilson Buchecha, Everaldo - que veio diretamente do Rio de Janeiro para a confraternização-, Valmir Brasil, Joãozinho, Lalau, Tuí, Ivaldo,  Edísio, Edson Madera, Tico, Florisbela, César Brito, Polimar, entre outros craques e amigos.

Logo após o torneio, como ninguém é de ferro, foi a vez de todos matar a sede tomando aquela geladinha revivendo histórias do futebol contadas pelos ex- atletas. 

Agora é pedir a Deus saúde, para que no próximo ano todos nós estejamos novamente reunidos para mas um encontro de confraternização.

Finalizo agradecendo ao ex-atleta Pitú. Monstro sagrado do futebol de salão de Paulo Afonso, ele foi peça importante na organização do evento.

O lado negativo ficou por conta do estado de abandono em que encontramos o estádio Álvaro de Carvalho, antes chamado Ruberleno de Oliveira. O Blog de Assis Ramalho em breve vai mostrar matéria exclusiva mostrando o descaso com o glorioso e histórico estádio de futebol que ao que parece, se encontra entregue as baratas.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lucia Xavier

Petrolândia: Fabiano Marques poderá ser reeleito presidente da Câmara de Vereadores

No município Petrolândia, no sertão de Itaparica o prefeito reeleito Lourival Simões (PR), além de sair vitorioso, conquistou maioria absoluta na Câmara de Vereadores, elegendo nove das 11 cadeiras.

É claro que existe, ainda, a expectativa sobre quem será o presidente da Câmara para o próximo biênio. Mas, pelo que apurou a reportagem do Blog de Assis Ramalho, a liderança deverá continuar sendo do atual presidente, vereador reeleito Fabiano Marques (PR).

Se isso se confirmar, restará saber o quadro de composição da mesa diretora.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Jatobá: Gean Ramos, cantor pankararu, é destaque no JC

Uma voz indígena na música brasileira

JATOBÁ - O sonho que carrega desde a infância de se tornar artista e ganhar o mundo com sua música atravessou os limites da aldeia pankararu, localizada no município de Jatobá (mesorregião do São Francisco), onde nasceu e foi criado Gean Ramos. Músico autodidata que já percorreu os quatro cantos do País levando suas composições com a versatilidade da MPB, ele não esconde suas afinidades com o baião, xote, samba, bossa nova, chorinho e até mesmo o tradicional toré dançado nos rituais de sua aldeia. Com 12 anos de estrada, um violão nas costas e diversas composições na bagagem, só agora realiza o sonho de lançar o primeiro DVD, com repertório repleto de gritos de liberdade e atenção em favor dos povos tradicionais, principalmente indígenas que, segundo ele, ainda “tombam nas barreiras” da discriminação.

Talvez o jovem artista seja o primeiro índio no interior do Nordeste a lançar um DVD independente, que batizou de Trajetória. A festa de lançamento foi na semana passada, em Paulo Afonso (BA). Agora, o artista quer percorrer outras cidades do Sertão ao Litoral de Pernambuco. “Quero começar pelas margens do Rio São Francisco e sair mapeando estradas até o cais. Minha música é viajante, com mensagens para todas as etnias em busca da união dos povos”, diz o artista.

Gean adianta que seu trabalho é fruto de várias situações sociológicas e culturais, a começar pela miscigenação da sua própria família. A mãe é índia. O pai, já falecido, era filho de um negro com uma branca. Na infância, a música dominava o ambiente familiar com os acordes do violão do pai e o canto do avô, que chegou a fazer parte do coral de Frei Damião. Aos 15 anos, o jovem cantor caiu na estrada em busca de concretizar seus sonhos. Rumou pra São Paulo, mas não teve a sorte que idealizou.

De lá foi para Brasília, onde tentou conseguir bolsa de estudos da Funai para entrar no conservatório. Recebeu um sonoro não e acabou atuando na noite como garçom. “Mas foi uma experiência, um encontro com a composição”, diz. O próximo rumo foi Florianópolis (SC), onde a única vaga disponível na noite era de ajudante em um restaurante. “Sempre levava o violão esperando que um dos músicos da casa faltasse, o que não demorou acontecer. Fiz uma espécie de tapa-buraco, mas como tinha vasto repertório surpreendi e comecei a aparecer lá e em outros eventos”, lembra Gean. Com a grana que juntou, lançou um EP com sete músicas “ainda bem experimentais”.

Meses depois seu perfil viajante mirou o Rio de Janeiro para uma curta temporada. De lá partiu João Pessoa (PB), onde a relação com outros músicos lhe rendeu mais oportunidades. Lá integrou uma equipe de músicos para tocar no navio espanhol Sky Wonder. Foi quando lançou um CD e fez show no Teatro Ariano Suassuna. Vendeu mais de mil cópias.

NATUREZA - Em 2008, Gean voltou a São Paulo para lançar seu disco. Ao chegar, foi convidado a se apresentar no maior evento da África no Brasil, o Explorer South África, divulgado em 120 rádios de todo o Brasil. Outro grande momento foi assinar uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo para ceder duas composições para a trilha do documentário Do São Francisco ao Rio Pinheiros.

Seu olhar musical em favor dos movimentos de defesa do meio ambiente integrado lhe rendeu mais um convite para compor a trilha do Plano de Ação Sócio Ambiental (PAS), da Chesf. Seu trabalho também lhe garantiu destaque em festivais de Alagoas e Pernambuco, chegando a fazer parte do carnaval multicultural da Fundarpe.

O DVD trajetória tem 15 canções em vários estilos e letras que falam de política, de natureza e do seu povo. A maioria das músicas, segundo o compositor, diz muito dos sonhos dos povos tradicionais. “Retrata a vida moderna povo indígena e quilombola, que fala ao celular, dirige carro, faz faculdade e continua mantendo sua tradição, respeitando os mais velhos e as crenças”, resume o cantor.

Jornal do Commercio



Para ver a letra e escutar a música "Cartão Postal Pankararu" (em vídeo), no site Vagalume, clique no atalho abaixo.
Clique>Gean Ramos - Cartão Postal Pankararu

Contatos com o cantor através do e-mail geanramos_producao@hotmail.com, conforme divulgado no Youtube.

Da redação do Blog de Assis Ramalho