quarta-feira, dezembro 26, 2012

Petrolândia: Confraternização natalina na casa de Jota Santos e Salete Xavier

Esse povo reunido é garantia de diversão
Rúdney e Gláucia: grávidos
Salete Xavier e Jota Santos
O meu amigo Cícero Macacão e Eurides Xavier
As irmãs Gabriela e Gláucia
Na noite desta terça-feira (25), dia de Natal, participamos da confraternização da família de José Santos (Jota Santos) e Salete Xavier. O jantar foi um encontro de familiares que, apesar de residirem na mesma cidade, raramente têm oportunidades para se reunir.

Além da celebração do natal, em seu sentido mais legítimo de comunhão de sentimentos, a reunião também foi um momento de comemoração pela anunciada chegada do primeiro filho da professora  Gláucia e de Rúdney Pablo. O bebê, primeiro neto de Jota e Salete, não chega por acidente e está sendo festejado desde já pelos seus avós maternos.

Jota Santos, o mestre-cuca da família Xavier, preparou o tradicional churrasco. Estamos aguardando novas oportunidades de apreciar a feijoada e o munguzá preparados por ele. Aliás, foi Jota quem preparou o delicioso munguzá servido na festa de comemoração do primeiro ano do Blog de Assis Ramalho, realizada em 14 de novembro, na AVEPE-Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia.

Compareceram os filhos Nilson e Orlando Xavier, com sua esposa Terezinha (horta orgânica da Agrovila 1 do Bloco 1) e filhos. Hermínia, da Agrovila 2 do Bloco 1, também veio com sua família, inclusive Renata e Rosiane com seus babies, Ruan e Ana Beatriz. Eurides Xavier e Cícero Macacão (Construtora Rueta) marcaram presença, juntamente com Kathyane Xavier, entre outros amigos que lá estiveram.

A reunião foi animada pelas recordações dos causos protagonizados por seo José Francisco Xavier (Zé Chico), falecido patriarca da família.

Para ver/baixar as fotos, clique no atalho abaixo:
Clique>https://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5826317117800839153/5826317195257511266

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia: Bar do Nego (Roça de Samyr) recebe turistas no dia de Natal

Turma animada de Santana do Ipanema(AL),  curtindo o Bar do Nego
Turma alegre e descontraída de Major Izidoro (AL)

Erfferson e Renata Matias, diretamente do Recife, para curtir Petrolândia.
Turistas de Belo Jardim(PE) curtindo  o Bar do Nego em Petrolândia
Anderson, morador de Anápolis(GO), em família, curtindo o Bar do Nego

Na tarde desta terça-feira(25), feriado de natal, visitamos o Bar do Nego, na Roça de Samyr, em Petrolândia.

Percebemos que a frequência do estabelecimento está cada dia melhor, com muitos frequentadores assíduos e novos clientes. Nesta terça-feira encontramos turistas de outros municípios e Estados, além de nossos conterrâneos.

Por lá encontramos Anderson, que curtia o feriado de natal no Bar do Nego ao lado do seu irmão,  Dr. Gustavo Cantarelli.

Anderson mora na cidade de Anápolis, em Goiás e falou à reportagem do Blog de Assis Ramalho sobre a sua satisfação de estar passando um agradável dia de feriado, às margens do velho Chico, com a família. "Eu cheguei aqui em Petrolândia já sabendo da alta temperatura que aqui estava fazendo. Mas com esse ambiente, olhando para essa paisagem encantadora do rio São Francisco, tomando um chopp e saboreando peixe, junto com  com a minha família, tudo vira uma maravilha", disse Anderson.

Também encontramos Erfferson Pereira, que veio do Recife, acompanhando a namorada, Renata Matias. Ela é filha de Bernadete (Creche Criança Feliz) e Dinho(Auto Peças), e veio passar o Natal com a família.

O recifense Erfferson falou da sua satisfação de estar visitando Petrolândia pela primeira vez, e se dizia encantado com o ambiente e a bonita visibilidade do Bar do Nego. ''Sinceramente eu não imaginava que aqui tivesse lugares tão bonitos como esse. Vocês, de Petrolândia, estão de parabéns. Ao chegar no Recife, vou divulgar o lugar para os meus amigos e falar das belezuras da cidade", declarou Erfferson, que pediu à reportagem do Blog de Assis Ramalho que divulgue na matéria que ele é torcedor do Sport Club do Recife.

Continuamos a nossa caça aos turistas que faziam visita ao Bar do Nego, e encontramos Zé Baixinho. Ele é alagoano, mas já há alguns anos reside em Petrolândia. Zé Baixinho estava com amigos que vieram de Santana do Ipanema (AL) passar o Natal em sua residência. Um deles, Sonival Carvalho, é vocalista da banda Emoções Forronejo, de Pão de Açúcar (AL). Todos se mostravam encantados com a beleza do local.

Também neste feriado de Natal encontramos turistas da terra da rede. Batatinha, que reside em Caraibeiras, distrito de Tacaratu, trouxe a família para aproveitar o dia de folga no Bar do Nego.
''Sempre quando tenho uma folga, eu gosto de vir aqui com a minha família. Aqui é uma maravilha.'' disse o alegre e comunicativo Batatinha.

Ao darmos mais uma volta, nos deparamos com mais turistas alagoanos. Encontramos Rodrigo e Rosilda Leal, da cidade de Major Isidoro, em visita aos seus amigos Renilda, Todé, Rosiene e Rosilene, que residem em Petrolândia. "Todos nós estamos adorando o lugar, que é super agradável'', disse Rodrigo.

Registramos também a presença de Henrique e Heriberto, de Belo Jardim-PE, que curtiam a tarde com o amigo Passarinho e a família.

Como deu para perceber na reportagem, o Bar do Nego foi invadido por turistas nesta terça-feira, no feriadão de Natal.

Para ver/baixar as fotos do feriado de Natal no Bar no Nego, clique no atalho abaixo:
Clique>Bar do Nego (Roça de Samyr) no feriado de Natal

Para conhecer/curtir a página do Bar do Nego no Facebook, clique no atalho abaixo:
Clique>Bar do Nego-Roça de Samyr

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia: Atendendo a pedido de leitor, publicamos cobertura do evento 40a. Missa dos Vaqueiros

40a. Missa dos Vaqueiros (Setembro/2012)
(Fotos: Assis Ramalho)
O Blog de Assis Ramalho recebeu e-mail de leitor pedindo a publicação da 4Oa. Missa do Vaqueiro de Petrolândia, realizada no dia 30 de setembro de 2012. Deixamos a disposição, os atalhos abaixo:

Para ler a matéria sobre o evento, publicada em 01/10/12, clique no atalho abaixo:

Para ver/baixar as fotos do evento (cavalgada e Missa no Parque João Pernambuco), clique no atalho abaixo:

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Atenção para o expediente bancário neste final de ano

foto-assis-ramalho-banco-do-brasil-petrolandia-pe
Banco do Brasil - Agência Petrolândia (PE) 
(Foto: Assis Ramalho)
Quem tem pagamentos programados ou compromissos para resolver nos bancos deve atentar para o expediente bancário nos últimos dias de 2012 e início de 2013.

Veja a programação de atendimento ao público dos bancos em Petrolândia:

Sexta-feira (28): Atendimento normal, das 9h00 às 14h00
Segunda-feira (31): Não haverá atendimento ao público
Terça-feira (01): Feriado nacional

O atendimento bancário volta ao normal na próxima quarta-feira, 02 de janeiro de 2013.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Jatobá: Semifinal do Campeonato Interníveis de Futsal acontece nesta quarta-feira

O V Interníveis de Futsal de Itaparica, campeonato promovido CRI - Clube Recreativo de Itaparica, entra na reta final. Nesta quarta-feira (26) ocorrerem dois jogos pela semifinal e a final será realizada no próximo sábado (29).

Jogos desta quarta-feira:

19h00 - Nivel 5 (1º colocado) X Nível 4 (4º colocado)
19h50 - Nível 2A (2º colocado) x Nível 2B (3º colocado).

A grande final será realizada no sábado (29) com a entrega da premiação. A festa será animada com uma boate.

Para informações detalhadas sobre a competição, visite: www.cri1975.blogspot.com

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Ivaldo Júnior - Diretoria de Esportes do CRI.

Rio São Francisco pode ser extinto, diz biólogo da Univasf

Biólogo  José Alves Siqueira, integrante da equipe da UNIVASF

Após quatro anos de monitoramento do rio e das obras de transposição de parte das águas do São Francisco, o biólogo José Alves Siqueira, 41, e outros 99 pesquisadores alertam: o rio está em processo de “extinção inexorável”.

O professor integra a equipe da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), em Petrolina, contratada pelo governo federal para fazer o inventário da flora e da fauna ao longo de todo o trecho da obra.

O resultado encontrado no rio e nos 469 quilômetros de canais está no livro “Floras das Caatingas do Rio São Francisco: História Natural e Conservação” (de Andrea Jackobsson Estúdio). Leia os principais trechos da entrevista:

Pergunta: O título do primeiro capítulo do livro assusta: “A extinção inexorável do rio São Francisco”. Como vocês identificaram esse processo e por que o consideram inexorável?

José Alves Siqueira - Eu fiz uma pesquisa minuciosa sobre todos os problemas históricos que ocorreram no São Francisco desde o seu descobrimento. A gente teve um dos rios mais piscosos do país. Com as barragens (Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xingó), a gente perdeu todos aqueles peixes que sobem as corredeiras para se reproduzir. O São Francisco é o rio mais barrado do Brasil. 

P: Se as coisas continuarem do jeito que estão, quanto tempo o São Francisco ainda tem?

José Alves Siqueira: A gente não tem como fazer um cálculo preciso. O processo está em curso, o rio está sofrendo profundamente com o desmatamento de suas matas ciliares.

P: Qual a participação da transposição neste processo?

José Alves Siqueira: Existe um passivo ambiental da obra, em torno de R$ 20 milhões, R$ 25 milhões. Esse recurso deve ser usado para implementar unidades de conservação. Podemos transformar o problema da transposição numa oportunidade.

P: Na prática, como a obra da transposição está colaborando com o processo?

José Alves Siqueira: Ainda não temos as respostas claras. A gente encontrou 62 espécies exóticas invasoras, que não são da flora brasileira, já nas áreas do canal. Quando ela (a invasora) chega, ocupa espaço de espécies nativas e provoca destruição das outras.

P: O senhor é favorável à obra?

José Alves Siqueira:
A gente não está discutindo se é a favor ou contra porque a obra já está em curso. Hoje o nosso papel é tentar mitigar os impactos. Os impactos existem. (Mas) o que a gente pode fazer para tornar isso razoavelmente viável?

P: O senhor fala que ainda tem muito a se avançar nesse processo de mitigação dos impactos. Como?

José Alves Siqueira: Algo para ser feito em caráter emergencial (é) a implementação dos programas de recuperação de áreas degradadas. As grandes empreiteiras têm obrigação de implementar esses planos de recuperação. Isso não está acontecendo. Quando oferecem a possibilidade de fazer, fazem com espécies exóticas invasoras. A gente tem um conjunto de oportunidades que não pode perder vista. Não teremos uma segunda oportunidade. Não há nada de sensacionalista nisso. Não é uma crítica gratuita.

P: Qual o papel dessa estiagem prolongada no Nordeste neste processo de extinção do rio?

José Alves Siqueira: É mais um agravante porque a demanda por água aumenta. Os bancos de areia no São Francisco estão cada vez maiores. A gente está vivendo um processo de aquecimento global e a caatinga é o lugar do Brasil mais suscetível a essas mudanças climáticas.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Folha de São Paulo

Petrolândia: "Natal Solidário" no Bairro Nova Esperança é realizado pelo Blog de Assis Ramalho e "Anjos da Bondade"

 
 
 
 
 
 

Na noite do último sábado (22), foi realizada no Bairro Nova Esperança, na periferia de Petrolândia, o Natal Solidário, promovido por campanha do Blog de Assis Ramalho e associação "Anjos da Bondade", liderada pela professora Eudja Fonseca. Crianças acompanhadas de seus pais compareceram à sede da associação, localizada na rua do Chafariz, ao lado da Padaria São José, de Maria Maga. Inicialmente foi servido o jantar, seguido da distribuição de presentes às crianças, que se divertiram bastante.

Agradecemos a todos que contribuíram com a Campanha Natal Solidário, acreditando na iniciativa do Blog de Assis Ramalho e dos "Anjos da Bondade".

Agradecemos ao voluntários "Anjos da Bondade" e à professora Eudja Fonseca, responsável pelo projeto, pelo entusiasmo para realizar o evento. Para esses voluntários, que doam o seu tempo e o seu trabalho à causa solidária, a satisfação pelo serviço prestado é ver a alegria das crianças e a satisfação de quem leva para casa uma vasilha com alimento.

Há pessoas que fazem a diferença e Eudja é uma dessas pessoas. Eudja Fonseca abriu mão de todas as vaidades para se dedicar integralmente à comunidade do Bairro Nova Esperança. A casa construída por  ela no bairro, onde residiu até recentemente, é a sede do projeto "Anjos da Bondade". Ali é distribuída sopa às pessoas carentes da comunidade, uma vez por mês. O alimento ainda é preparado num fogão a lenha. O sonho de Eudja, além de poder distribuir o sopão diariamente, é transformar a casa - que ela pretende doar à comunidade - em um centro de formação profissional no bairro Nova Esperança e dispor de um espaço de lazer com brinquedos para as crianças.

Agradecemos à parceria de Nicácio, da Easycomp Informática, empresa de Petrolândia, que se engajou na campanha e realizou uma promoção de inscrição em cursos, cujo pagamento das matrículas era feito  com 2 Kg de alimentos.

Agradecemos, com especial carinho, a Marcelo Souza, petrolandense residente em Rio Verde (GO) há quase oito anos, que, apesar da distância, colaborou nesta campanha, por sincera preocupação com os seus conterrâneos menos favorecidos, e manifestou interesse em continuar apoiando as iniciativas do Blog de Assis Ramalho, junto com a associação "Anjos da Bondade".

O Blog de Assis Ramalho agradece aos inúmeros elogios chegados a nossa redação pela atitude, e deixamos aqui a nossa opinião:

A campanha Natal Solidário é mais importante pelo fato de divulgar nossa realidade, sensibilizando e mobilizando pessoas que desejam mudar ou amenizar essa condição, do que pelo fato de distribuir alimentos e presentes. Sabemos que fome e necessidades as pessoas têm todos os dias e, infelizmente, não temos condições de atuar diariamente nem de satisfazer por completo todas as necessidades da comunidade.

Há algumas iniciativas de solidariedade e caridade sendo realizadas em Petrolândia. No entanto estas, realizam ações e iniciativas desarticuladas entre si, e essa falta de comunicação as vezes traz como resultado privilégios a algumas comunidades e ignorar a existência de outras. Portanto está faltando um melhor entendimento entre as pessoas que realizam essas importantes iniciativas de solidariedade e caridade as pessoas carentes do nosso município.

Acreditamos que o objetivo de tantas pessoas é atenuar os efeitos da miséria e, se possível, erradicar a pobreza em Petrolândia. Acreditamos que isso não é utopia, mas exige esforços coletivos, união, desprendimento e articulação. Acreditamos que se esse desejo de intervir na realidade social dos menos favorecidos é legítimo, deve ser colocado acima dos interesses individuais. Acreditamos que  é necessário abrir-se mão de vaidades pessoais e corporativas para a realização de um trabalho efetivo, na forma de comitê, envolvendo todas as entidades e pessoas realmente interessadas na assistência e beneficência social, com o apoio das áreas de educação, saúde e segurança, além dos três poderes de nosso município. 

Sugerimos ações de solidariedade direcionadas para resgatar e promover a cidadania das pessoas carentes. Sem burocracia, sem palanque, sem púlpito, sem palco, e sem picadeiro.

Para ver todas as fotos do ''Natal Solidário'' realizado no Bairro Nova Esperança, clique no atalho abaixo:
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier