sábado, setembro 29, 2012

Petrolândia: Pescadores lançam Campanha pelo Território Pesqueiro

Fotos: Assis Ramalho
Neste sábado (29), em Petrolândia, cidade pernambucana no sertão de Itaparica, o Movimento Nacional dos Pescadores e Pescadoras Artesanais realizou o lançamento regional da Campanha pelo Território Pesqueiro, encerrando o 3º Seminário da Pesca Artesanal do Sertão do São Francisco - Território Pesqueiro: Biodiversidade, cultura e soberania alimentar. O seminário aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, na Casa Paroquial de São Francisco de Assis, em Petrolândia.

A campanha do MPP tem como meta obter 1.385.000 de assinaturas em todo o país para dar entrada em um projeto de lei na Câmara Federal. O objetivo do projeto de lei é regularizar o território de moradia e trabalhos dos homens e mulheres que vivem da pesca artesanal.

O lançamento ocorreu na tarde deste sábado, às margens do lago da barragem de Itaparica, formado pelo rio São Francisco, durante as festividades de homenagem ao padroeiro da cidade, São Francisco de Assis. Foi realizada a tradicional procissão de barcos, seguida da Missa dos Pescadores, na Orla Fluvial.

Mais informações sobre a Campanha pelo Território Pesqueiro, disponíveis em www.peloterritoriopesqueiro.blogspot.com.br

Fotos da procissão no rio São Francisco e Missa dos Pescadores, clique no atalho abaixo:
Clique>Procissão fluvial de S. Francisco de Assis em Petrolândia

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Definido o novo candidato a vice de Senhor de Lau

Cícero Tomé (PRP)
Foto: DivulgaCand
Prego batido, ponta virada. O candidato a prefeito de Petrolândia, Senhor de Lau, entrou em contato com o Blog de Assis Ramalho, informando que foi decidido o nome de seu novo candidato a vice-prefeito, pela coligação O povo no poder. O escolhido foi Cícero Tomé de Lima (Cícero Tomé), também do PRP.

Nestas eleições, Cícero Tomé candidatou-se a vereador e apresentou pedido de renúncia, no mês de agosto. Assim, seu nome consta na relação de candidatos a vereador, na situação inapto.

O pedido de registro da candidatura de Cícero Tomé a vice-prefeito foi protocolado hoje no Cartório Eleitoral de Petrolândia. Segundo informações do TRE-PE, o candidato vai concorrer a vice-prefeito usando a foto e o nome da candidata anterior, Maria da Saúde (Fia), que renunciou à candidatura.

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Bairro Nova Esperança recebe primeiro telefone público da Oi

A comunidade do bairro Nova Esperança, na periferia de Petrolândia, foi beneficiada com a instalação de um telefone público. 

O orelhão foi instalado em frente à Padaria São José, na rua do chafariz.

Parabéns à comunidade do bairro Nova Esperança por mais uma conquista em prol de seus direitos de cidadãos.

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Curso de informática no Sindicato de Trabalhadores Rurais

O PRONIN-Projeto Nacional de Informática, oferece curso de informática (níveis básico e avançado), com certificado reconhecido pelo MEC. O curso tem duração de 6 meses e a mensalidade é de R$ 20,00 (vinte reais).

As aulas são ministradas na sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Petrolândia, localizada na rua Dantas Barreto, no centro da cidade.

Contato: (087) 9925-2886 e 9611-6065

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier

Petrolândia: Poeta do Cordel, José Luiz da Silva, lança novo livreto

Livreto de Cordel no. 103 - "A união que ameniza a dor:
Riacho do Navio, Pajeú e São Francisco"
Autor: José Luiz da Silva
O poeta José Luiz da Silva, o popular Zé Luiz, lançou novo livreto de literatura de cordel, de número 103. "A união que ameniza a dor: Riacho do Navio, Pajeú e São Francisco", em que trata sobre a importância desses três cursos d'água para a sobrevivência no sertão pernambucano. O folheto é de sua autoria, com apoio de Givanildo e equipe do Progrape-Petrolândia.

Poeta cordelista José Luiz da Silva
A obra foi lançada neste sábado (29) na sede do STTR-Petrolândia, durante a festa em comemoração ao dia dos aposentados.

"Riacho do Navio
Tua origem me encanta.
No calor deste Nordeste
Desbotando a cor da planta.
Na voz do vaqueiro aboiador
E o mel de flor em flor
Nutrindo nossa esperança"
(Trecho da obra)

A J.L.Silva Produções, publica quinzenalmente um novo livreto de cordel, com temas diversificados, baseados em fatos reais ou em mera ficção.

J.L.Silva Produções (Literatura de Cordel)
Rua Cláudio Alves da Silva, 69 - Centro - Petrolândia (PE)
Contato: (087) 3851-0182 / 9645-2524 / 9906-7480

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais comemora dia dos aposentados

José Maurício, presidente do STR-Petrolândia
José Rodrigues, Coordenador da Terceira Idade da FETAPE
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolândia, sertão de Pernambuco, promoveu na sua sede, neste sábado (29), um dia de forró para os aposentados.

Poeta José Luiz e José Rodrigues 
Antes do arrasta-pé, houve programação variada. O Coordenador da Terceira Idade da Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco), José Rodrigues da Silva, proferiu palestra acerca dos direitos do idoso.

José Rodrigues é ex-presidente da Fetape, eleito pela primeira vez em 1978, numa das eleições mais concorridas da história da entidade. Manteve-se no cargo por cinco mandatos consecutivos.
Em seu histórico da Fetape consta que, em 1979, coordenou a maior Campanha Salarial e a Greve dos Canavieiros de Pernambuco, a primeira categoria no meio rural a realizar uma greve após o golpe de 1964. Em sua gestão, José Rodrigues abriu o processo de discussão sobre a democratização do processo eleitoral das entidades sindicais e a Fetape se tornou a primeira Federação de trabalhadores do país a realizar eleições internas durante Congressos da categoria, inserindo, dessa forma, os trabalhadores e dirigentes sindicais de base no processo eleitoral. Em 1996 deixou a presidência e assumiu a Diretoria de Política Salarial da entidade, e em 2010 deixou essa Diretoria, para assumir a coordenação da Terceira Idade.

O poeta da literatura de cordel, José Luiz da Silva, fez palestra sobre o cordel e lançou seu novo livreto ("A união que ameniza a dor: Riacho do Navio, Pajeú e São Francisco") e o poeta repentista Caetano também fez uma bonita apresentação, cuja primeira parte registramos em vídeo (abaixo). O forró foi iniciado após as apresentações culturais e discursos do presidente do STTR-Petrolândia, José Maurício, e outras personalidades.

Parabéns ao STTR e à FETAPE pela festa bem organizada e pela distribuição do Estatuto do Idoso.

Para ver todas as fotos do evento, clique no atalho abaixo:
Clique>tps://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5793672144914961025


Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier
Consulta: Fetape

Petrolândia: "Tenda da Juventude" na Festa do Padroeiro

Na noite desta sexta-feira (28), visitamos a "Tenda da Juventude", montada na Praça da Matriz durante a Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis. Naquela noite, após a novena, houve apresentações de dança para o público presente.

Confira a programação da Tenda da Juventude, da Casa das Juventudes de Petrolândia, durante toda a Festa de São Francisco de Assis 2012:

25 de setembro (terça-feira):
Pastoral da Juventude Rural (PJR)
Exposição com Associação de Jovens da Agrovila 01 do Bloco 01

27 de setembro (quinta-feira):
Exposição e Oficina com o ProJovem (Cleidinha e Emilson)
Apresentação do Grupo Capoeira Brasil (Binho)

28 de setembro (sexta-feira):
Grupo de Jovens PJoteiros (Herbert, Cleidinha, Paulinha e Henrique)
Apresentação do Grupo Hômega Crew (Romário, Mark e equipe)
Grupo de Bombeiros Civis Voluntários
de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)
Exposição com o ProJovem
Grupo Capoeira Brasil (Binho)

30 de setembro e 1º de outubro (domingo e segunda-feira):
Demonstrações de técnicas do Grupo de Bombeiros Civis Voluntários da Casa das Juventudes - Marcílio e equipe (foto)

02 de outubro (terça-feira):
Grupo de Jovens do Setor Juventude Paroquial

03 de outubro (quarta-feira):
Apresentações com Hômega Crew e músicos dos Grupos de Jovens (voz e violão)

Para ver todas as fotos, clique no atalho abaixo:
https://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5793661705363245489

Petrolândia: Malhas da Lei prende, na BA e SE, cinco acusados de crimes em PE

De acordo com informações da Polícia Militar de Pernambuco, após intensa investigação, policiais da Operação Malhas da Lei, composta por policiais militares e civis de Pernambuco, foram efetuadas as prisões de cinco elementos, nos estados da Bahia e Sergipe. Quatro deles respondem pelo mesmo crime, latrocínio, cometido na cidade de Manari-PE. 

Os Mandados de Prisão foram expedidos pela Dra. Priscila Vasconcelos Areal Cabral Farias Patriotas, Juíza da Comarca de Inajá-PE. Os imputados são os irmãos Jônatas de Oliveira de Lima, Fernando Oliveira Lima, ambos presos na Penitenciaria de Paulo Afonso-BA por tentativa de homicídio naquela cidade, e Danilo Oliveira Lima, preso em Poço Redondo-SE, quando empreendia fuga ao saber que os policiais andavam a sua procura. “Danilo” recebeu voz de prisão e foi conduzido à Penitenciária de Arcoverde-PE, conforme determinação judicial. 

A quarta integrante do crime, Aline Lima Ramos dos Santos, foi presa após visita íntima na Penitenciária de Paulo Afonso-BA, ao seu companheiro “Fernando”, mencionado acima. “Aline” foi conduzida à Colônia Penal Feminina da cidade de Buíque-PE.

Durante as investigações que resultaram nessas prisões, foi preso também Paulo Sérgio Souza de Melo, que se apresentou à unidade prisional de Paulo Afonso-BA, informando ter cometido um homicídio na cidade de Capoeiras-PE. Os policiais fizeram buscas em seus registros o constataram um Mandado de Prisão contra ele, que foi preso e conduzido à Cadeia Pública de Capoeiras-PE, conforme determinação da Dra. Pollianna Maria Barbosa, Juíza da comarca daquela cidade.

Segundo a PMPE, é importante salientar que esta operação só obteve êxito pelo trabalho em conjunto com Agentes Penitenciários e Agentes Administrativos da Penitenciária de Paulo Afonso, Agentes do Núcleo de Inteligência SME do 20º Batalhão da Polícia Militar de Paulo Afonso, Agentes do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Paulo Afonso e Policiais Militares do Destacamento de Poço Redondo (SE).

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Informações da 4a. CIPM-PE

Tributo a Marcel: "O Cubismo em Petrolândia" - Biografia de Marcel por Jadilson Ferraz

Marcel, Fátima e Marfaela em frente à residência, em Itaparica (Jatobá-PE) / Foto: Arquivo pessoal de Marfaela Barbosa

Por Lúcia Xavier

O Blog de Assis Ramalho vem publicando, sempre aos sábados, a série de postagens dedicadas a divulgar as obras do artista Marcel Bezerra da Silva (1955-2008). Nesta matéria, além da reprodução de uma de suas obras no Parque de Exposição João Pernambuco, em homenagem à Missa dos Vaqueiros que será celebrada neste domingo (30), reproduzimos capítulo dedicado a Marcel no livro O simples povo brasileiro de Jatobá de Tacaratu: "Petrolândia" (1ª Edição, página 213), do empresário e multimídia Jadilson de Souza Ferraz, autor do Hino de Petrolândia, a quem pretendemos, se possível, entrevistar no projeto "Petrolândia Cultural".

Missa dos Vaqueiros, mural de Marcel (2006) / Parque João Pernambuco (Petrolândia-PE) / Foto: Lúcia Xavier

Nossos agradecimentos a Marfaela que digitou o capítulo dedicado ao seu pai no citado livro e reproduziu suas imagens.

O CUBISMO EM PETROLÂNDIA

Marcel Bezerra da Silva nasceu em 21/01/1955, no bairro de Mustardinha (Recife-PE), filho de Manoel Bezerra da Silva, mestre de obras na empresa Andrade Gutierrez, e Eurides Amara da Silva, que desenhava, bordava, e fazia renda em roupas e toalhas destinadas à venda (falecidos). Herdou qualidades de seus pais de trabalhar com arte e em especial com o cubismo. Quando tinha 17 anos, conheceu a namorada Maria Amélia, com 26 anos, que morava com o pai em Camaragibe (PE), aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Sua primeira arte foi feita numa lona no Recife, "Bores e Banzé", em 1971 dedicada à sua primeira namorada que seria também sua primeira esposa. O estímulo foi natural, pois ele gostava de ficar pintando até a madrugada. Quando o pai de Maria Amélia mudou-se para Petrolândia, também trouxe a filha. E, como ele gostava do genro, o convidou a vir morar na mesma cidade e, no ano de 1977, Marcel chega à cidade, para trabalhar como pintor nas firmas que estavam construindo a barragem Itaparica, pintando casas pela empresa Gilvo de Castro, depois na CHESF. E foi-se projetando, chegando a montar um ateliê em Petrolândia,  onde se profissionalizou.

Começou,  a partir daí, a fazer serviços para pessoas que gostavam do seu trabalho, inclusive engenheiros da Chesf, que por serem pessoas viajadas, sabiam da beleza e valor do seu trabalho, muito diferente da cultura de algumas pessoas, que moravam em Petrolândia e não valorizavam o seu trabalho (isso acontece ainda hoje).

Por intermédio de um encarregado, que o levou a Dr. Roberto, descendente de alemão e que gostou da sua arte, Marcel é contratado pela Chesf para fazer desenhos e decorações em obras, ganhando na folha 317,00 mil cruzeiros por mês. Achando que seu trabalho não era valorizado, pediu para sair em 1988. Começou a ser contratado para prestar serviços a terceiros e até à própria Chesf, onde ganhou mais tempo e foi melhor remunerado.

Rejeitou convites que poderiam lhe dar reconhecimento nacional como Zito da Hidroservice (Chesf laboratorista), para Rio e São Paulo, até a Argentina. Também convidado por Café, técnico do Banco do Brasil que gostou da sua arte. Foi convidado também pela dona da fábrica de ração da Peixe para ir ao Cairo, no Egito, e também para a Alemanha pela fundação que faz escolas (VITAE). E, perdendo todos esses convites, foi para Jeremoabo (BA), através da Fundação de José Carvalho, depois Feira de Santana, Ipojuca próximo a Salvador, Catu (BA) na escola Atenize, Entre Rios, Amargosa etc.

Ele me conta que, na Petrolândia antiga, recebeu o simples incentivo, mas de muito valor, de pessoas como: Zé de Caboclo que autorizou a escolha das melhores madeiras que iam para o forno na cerâmica de tijolos; Alberto de Jeremias, que vendia sua arte sem cobrar o ônus; D. Quiquina, esposa de Paulo de Deus, na época prefeito de Paulo Afonso, que mandou arrancar as pastilhas que cobriam uma área de parede de 3,5 x 21 metros do Ginásio Antônio Carlos Magalhães para expor seu trabalho; e Maninho da APA também o ajudou com serviços para a CHESF.
Marcel e os filhos:
Aristides Neto (enteado),
Marfaela e Stênio

Casou-se com Maria Amélia de Sá, natural de Floresta (PE), filha de Januário e Maria Amélia, que trabalharam para o Cel. Olímpio Ferraz, e com ela teve um filho, Stênio Pietro Bezerra da Silva Sá, nascido em 05/02/1980, que atualmente lhe ajuda no ofício. Separou-se da esposa que veio a falecer em 2001. E, em segundas núpcias, casou-se com Maria de Fátima Barbosa, natural de Surubim (PE), filha de Aristides Barbosa e Josefa Félix Cabral, com quem teve a filha Marfaela Barbosa Bezerra da Silva, cujo nome nasceu de MARcel, FÁtima e ELA, por ser uma bela menina nascida em 01/01/1992, fruto dessa união.

Mora atualmente na Rua Capivara nº 90 - Itaparica – Jatobá – PE, e hoje (2007) se sente mais valorizado com relação ao tamanho do lugar onde vive, pois os serviços se acumulam por falta de tempo de fazê-los.

Observação do autor Jadilson Ferraz:
O artista demonstrou muita satisfação por saber que sua história iria ser escrita nesse livro, mas faleceu de ataque cardíaco (29/08/2008) antes que eu terminasse esse trabalho.

Observação: Marcel nasceu no dia 03/09/1955 , mas foi registrado com a data errada, então ficou como se ele tivesse nascido em 21/01/1955.

Reprodução figura do livro O simples povo brasileiro de Jatobá de Tacaratu: "Petrolândia", de Jadilson de Souza Ferraz

Blog de Assis Ramalho
Fonte: Livro O simples povo brasileiro de Jatobá de Tacaratu: "Petrolândia" (1ª Edição, página 213), de Jadilson de Souza Ferraz

4º Encontro de Filhos e Amigos de Petrolândia acontece neste sábado



É neste sábado(29) o 4º Encontro de Filhos e Amigos de Petrolândia, na Casa de Shows Velho Chico, em Petrolândia. A festa de reencontro será animada pela Banda Nostalgia, de Garanhuns. O tema da festa em 2012 é "Homenagem aos Professores Veteranos".

Às 22h, o evento será iniciado, com a entrega de medalhas de Honra ao Mérito aos professores. Os homenageados foram indicados em enquete, realizada pelo Blog de Assis Ramalho para o Clube Lions de Petrolândia. As mensagens enviadas durante a votação (justificativas de voto) também serão entregues aos homenageados. A abertura do baile será feita com a Valsa dos Homenageados, prevista para as 23h.

4º Encontro de Filhos e Amigos de Petrolândia é uma festa beneficente, organizada pelo Clube Lions de Petrolândia. O lucro do evento será destinado à aquisição de cadeiras de rodas e de banho e outras campanhas de assistência social à população carente do município.

Mesas à venda na Michelle Modas, Padaria Veneza, Sandes Modas e com Karina, na Kari Distribuidora (novas instalações na rua Cecília Delgado, ao lado da Donna K). Também estão disponíveis com os representantes do Clube Lions de Petrolândia, realizador do evento. França (87-3851-1202), Miguel e Sizenando.  O preço da mesa para quatro pessoas é R$ 80,00. Traje esporte fino.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Procissão no rio e Missa dos Pescadores acontecem neste sábado (29)

Neste sábado (29), Petrolândia, Sertão de Pernambuco, assiste a um dos momentos mais bonitos da Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis: a procissão sobre o rio São Francisco. O evento está marcado para as 15 h.

Em seguida, às 16 h, Pe. Antônio celebra a Missa dos Pescadores, na Orla Fluvial e, às 18 h, a imagem do padroeiro será levada à Igreja Matriz em procissão pelas ruas da cidade.

Conforme antecipamos, durante o evento religioso na Orla Fluvial, será lançada a Campanha pelo Território Pesqueiro, ação do MPP, que tem como meta 1.385.000 de assinaturas em todo o país para dar entrada em um projeto de lei na Câmara Federal, com o objetivo de regularizar o território de moradia e trabalhos dos homens e mulheres que vivem da pesca artesanal.

O lançamento da campanha sucede o 3º Seminário da Pesca Artesanal do Sertão do São Francisco - Território Pesqueiro: Biodiversidade, cultura e soberania alimentar, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, de 8h às 14h, na Paróquia de São Francisco de Assis, em Petrolândia.

Da redação do Blog de Assis Ramalho