sexta-feira, setembro 28, 2012

Petrolândia: Senhor de Lau esclarece compartilhamento de mensagem no Facebook

O candidato a prefeito de Petrolândia pela coligação O povo no poder, Senhor de Lau, PRP-44), entrou em contato com o Blog de Assis Ramalho, sobre a divulgação no seu perfil  do Facebook, esclarecendo que apenas compartilhou a mensagem (ver acima), mas não apoia a candidatura do prefeito Lourival Simões a reeleição.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Foto Reprodução/Facebook

Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais promove forró dos aposentados neste sábado (29)


A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia convida aposentados e aposentadas para a festa que promoverá, neste sábado (29), em homenagem aos aposentados e contará com a presença de seus associados e demais interessados em festejar a data. O encontro será animada por Peitica do Forró, Trio Sorriso do Nordeste, com participação de Naná do Acordeon. 

A festa tem início às 9 horas da manhã, na sede do STR, situada na rua Dantas Barreto, centro de Petrolândia. 

O Blog de Assis Ramalho parabeniza o presidente do STR, José Maurício, e demais diretores da entidade pela iniciativa.

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Confira as atrações com data e hora da Festa do Padroeiro

Confira as atrações musicais que animarão a Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, no período de 29 de setembro a 03 de outubro de 2012.

29/09 (sábado)
Local: Palco da Praça da Matriz (Pátio de Eventos)
22 h - Adilson Ramos (veja vídeo no final da postagem)
0 h - José Manoel

30/09 (domingo) 
Local: Parque João Pernambuco
11 h - Forró Sanfonado 
16 h - Mano Walter e Banda
Local: Palco da Praça da Matriz (Pátio de Eventos)
22 h - Banda Ir ao Povo (Projeto Pe. Zezinho, scj)
0h - Banda Servos

01/10 (segunda-feira)
Local: Palco da Praça da Matriz (Pátio de Eventos) 
22 h - Lila, a rainha da seresta, e Banda
0 h - Grupo Seduzyr

02/10 (terça-feira)
Local: Palco da Praça da Matriz (Pátio de Eventos) 
22 h - Joãozinho e Banda 7
0 h - Mauríllio Lima e Dois em Um (Gravação de DVD Oficial), com participação de vários artistas. 

03/10 (quarta-feira)
Local: Palco da Praça da Matriz (Pátio de Eventos) 
23 h - Banda Aviões do Forró
1 h - Banda Garota Atrevida

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Comunicado da Biblioteca Municipal Barão de Mauá à população

Foto: Lúcia Xavier (Arquivo Blog)
A direção da Biblioteca Municipal Barão de Mauá, em Petrolândia, comunica à população que, a partir desta segunda-feira (1º), será retomado o atendimento ao público, instalada provisoriamente no prédio da Escola 7 de Setembro, na Quadra 01 da cidade.

Conforme matéria exclusiva do Blog de Assis Ramalho, o prédio onde funcionava a Biblioteca Barão de Mauá, situado na orla fluvial, para a instalação do Corpo de Bombeiros em Petrolândia, prevista para outubro/12.

A Biblioteca Municipal ganhará novas instalações, no centro de Petrolândia, em prédio que está sendo construído na Praça dos Três Poderes, em frente ao Centro Cultural da cidade.

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Teve início, nesta sexta (28), 3º Seminário da Pesca Artesanal do Sertão do São Francisco



Fotos: Assis Ramalho 

Teve inicio na manhã desta sexta-feira(28) em Petrolândia, no sertão de Itaparica o 3º Seminário da Pesca Artesanal do Sertão do São Francisco - Território Pesqueiro: Biodiversidade, cultura e soberania alimentar.
A Campanha está movimentando todos os pescadores do Brasil, seja do mar, dos açudes ou dos rios, com o objetivo de regularizar o território de moradia e trabalhos dos homens e mulheres da pesca.

A meta da Campanha é arrecadar 1.385.000 de assinaturas para dar entrada em um projeto de lei na Câmara Federal e, para obter as assinaturas necessárias, o MPP está realizando eventos em todas as regiões que desenvolvam a atividade de pesca artesanal.

O evento que está sendo realizado na Paróquia de São Francisco de Assis, terá o seu final neste sábado(29) com o lançamento da Campanha durante as festividades do padroeiro da cidade.

A Reportagem do Blog de Assis Ramalho está acompanhando o importante evento e logo após o término, mostraremos a matéria completa.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Conheça os candidatos da coligação "Petrolândia rumo ao desenvolvimento"

Ontem (27), divulgamos os integrantes da coligação O povo no poder, apoio da candidatura de Senhor de Lau à prefeitura da cidade. Na sequência de divulgação das coligações que concorrem à eleição proporcional em Petrolândia, postamos, nesta sexta-feira (28), a relação dos candidatos a vereadores que integram a coligação Petrolândia rumo ao desenvolvimento.

A coligação Petrolândia rumo ao desenvolvimento é a aliança das legendas (partidos) PT, PSC e PPS. A união dessa coligação à co-irmã Petrolândia seguindo em frente (PRB, PTB e PR), que será divulgada neste blog na próxima segunda-feira (1º), representa a coligação majoritária Pra fazer ainda mais (PPS, PR, PRB, PSC, PTB e PT), que apoia o prefeito Lourival Simões (PR), candidato a reeleição, e Jane (PPS) candidata a vice-prefeita.

Candidatos do PPS (23):
Dona Cícera 23225
Dona Santa 23609
Emanoel Satilino 23111
Gilberto da Celpe 23333
Maria de Joinha 23400
Maria Magra 23223
Noca 23608
Pastor Edilson 23123
Paulo de João de Zeca 23456

Candidatos do PSC (20):
Bira 20345
Epifâno 20789
Hislaine Menezes 20000
Lindomar do Som 20123
Lúcia da Saúde 20999
Rosivaldo Castor 20612
Sertão 20122
Sílvio da Prefeitura 20333
Teles 20100
Zé Pezão 20444

Candidatos do PT (13):
Aldeni da Lagoinha 13333
Osvaldo Xavier 13456
Sandra 13000


Para conhecer os candidatos da coligação O Povo no Poder, clique no atalho abaixo:
http://www.assisramalho.com.br/2012/09/petrolandia-conheca-coligacao-o-povo-no.html

Para conhecer os candidatos do partido não coligado PSB-40, clique no atalho abaixo:
http://www.assisramalho.com.br/2012/09/petrolandia-conheca-os-candidatos-do.html
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: TSE-DivulgaCand

Petrolândia: Evânio Barbosa faz show acústico no Maria Fumaça nesta sexta-feira (28)

Evânio Barbosa (foto: divulgação)
Na noite desta sexta-feira (28), Evânio Barbosa se apresenta no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, com seu show acústico. 

O Blog de Assis Ramalho divulga gratuitamente a agenda de eventos e trabalhos de nossos artistas, por admiração genuína a esses heróis que insistem e resistem no ofício da arte, apesar das inúmeras e constantes dificuldades.

Contatos com o Blog de Assis Ramalho: assis.ramalholeal@gmail.com.

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Bancos em Petrolândia voltam a funcionar normalmente a partir desta sexta-feira


Banco Bradesco-Petrolândia(Foto: Assis Ramalho)

Banco do Brasil de Petrolândia(Foto: Assis Ramalho)

Os servidores do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste aprovaram em assembleia na noite desta quinta-feira (27) o fim da paralisação iniciada no último dia 18. As duas instituições eram as últimas a manter o movimento em Pernambuco, já que na noite de quarta (26) as demais agências votaram pelo fim da greve. Os bancos voltam a funcionar normalmente, inclusive os de Petrolândia a partir da manhã desta sexta (28).

O BB, que em assembleia na quarta-feira votou pela permanência da paralisação, voltou atrás da decisão e aceitou a proposta.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Religiosidade e cultura na Festa do Padroeiro, São Francisco de Assis


Na noite de quinta-feira (27) visitamos a Praça da Matriz, em Petrolândia, onde o padroeiro da cidade, São Francisco de Assis, está sendo homenageado, numa festa iniciada em 24 deste mês e que será encerrada a 04 de outubro.

Após a Missa, registramos as apresentações no Palco Cultural, instalado em frente à Matriz. As escolas do município revezam-se no palco todas as noites, oferecendo apresentações de seus alunos e professores em inserções ligadas aos temas de cada um dos dias da festa. 

A primeira instituição a apresentar-se foi a Escola Municipal José Araújo, com um grupo de alunos cantando música em homenagem a São Francisco de Assis.

Em seguida, trabalhando o tema "São Francisco supera o preconceito e a discriminação", professores e alunos do o Centro Beethoven de Educação Especial, com três apresentações criadas para homenagear o Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.

Para ver o álbum completo da 4a. noite de novena de São Francisco de Assis e apresentações das escolas, clique o atalho abaixo:
Clique>https://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5793088318661181297

Veja abaixo as apresentações do Centro Beethoven no Palco Cultural:





Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho e Lucia Xavier

Pernambucanos criam tradutor em tempo real do português para Libras

Lucas Mello e João Paulo criaram software
que ajuda surdos a entender Português
(foto: divulgação)
Imagine um surdo usando um telefone celular? Ou melhor: ter, no seu smartphone, um tradutor de português, em tempo real, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Interpretado por um personagem animado em 3D, o ProDeaf é uma plataforma de comunicação criada por uma empresa pernambucana com o objetivo de facilitar as dificuldades enfrentadas por quem tem necessidades auditivas especiais. O que poucos sabem é que as línguas de sinais não são meramente intuitivas, nem partem de sinais de mímica. Elas possuem códigos com o mesmo nível de abstração dos idiomas, com sintaxe e regras gramaticais próprias. “Um surdo não entende tudo diretamente do português, mesmo se estiver lendo. É diferente a tradução de Libras para o português. Por exemplo, a frase ‘eu vou para a praia’ escrita em português fica ‘eu praia ir’. As preposições são cortadas e o verbo só existe no infinitivo quando traduzimos para Libras”, explica Lucas Mello, cientista da computação e um dos idealizadores do projeto de acessibilidade.

A ideia dele surgiu durante a observação de um episódio envolvendo um surdo durante uma viagem. “Em 2010, eu estava passando um tempo em Vancouver, no Canadá. E vi um surdo chegando à universidade e pedindo informações a um ouvinte, que não entendeu nada. Ele saiu de lá sem consegui se comunicar. Fiquei pensando naquilo, entrei no metrô, abri o meu caderno e fiquei imaginando em como a tecnologia poderia ajudar essa pessoas. Essa foi a primeira ideia do protótipo do sistema”. Segundo Mello, o software que realiza traduções, em tempo real, do som falado para língua de sinais hoje tem atraído empresas de todos os portes. O projeto, atualmente, tem o foco voltado para traduzir textos do português para as Libras. “Nos sites, por exemplo, o surdo vai poder selecionar a parte não compreendida do texto numa janela. Então, um avatar vai traduzir em Libras a parte que ele não entender do texto”, afirma Mello.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), em 2010, a deficiência auditiva atinge 9,7 milhões de pessoas (5,1%) da população do Brasil, sendo que a deficiência auditiva severa (pessoas com grande dificuldade ou incapazes de ouvir) foi declarada por 2,1 milhões de pessoas, das quais 344,2 mil eram surdas (0,2%).

Os idealizadores e executores do projeto foram vice-campeões das Olimpíadas mundiais de computação realizadas em 2011, em Nova Iorque, a maior competição de tecnologia do mundo promovida pela Microsoft. Além disso, o ProDeaf já foi campeão nacional do prêmio Ciab, da Federação Brasileira de Bancos (Fenabran), premiado no “Partner of the Year Awards 2012”, no Canadá, como parceira da Microsoft na área de cidadania, e campeão do prêmio da Wayra Contest, na Campus Party Recife 2012. O sistema desenvolvido por Mello e pela empresa pernambucana Proativa – Soluções em Tecnologia também capta, de uma câmera instalada no celular ou smartphone, os movimentos produzidos por quem se comunica por meio de Libras. Do outro lado do telefone, é possível ouvir a tradução feita pelo software. Esta fase do projeto ainda não está totalmente pronta. Mas em breve e após a aprovação do financiamento de alguns clientes, deve entrar em cena, ajudando ainda mais as pessoas portadoras de deficiência auditiva. Atualmente, a empresa já conta com 12 profissionais focados nas pesquisas de acessibilidade.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: G1

Cidade de Jatobá comemora emancipação política nesta sexta-feira

Avenida da cidade de Jatobá - Fotos: Assis Ramalho
Nesta sexta-feira(28) o município de Jatobá comemora os seus 17 anos de emancipação política.
O Município de Jatobá é formado da junção dos Distritos de Vila de Volta do Moxotó e do Distrito de Vila Jatobá, emancipado em 28.09.95.

No contexto geral do Município de Petrolândia, onde faziam parte, os Distritos de Vila de Volta do Moxotó, representando 17,24% do Município com 199,7 Km2 de área e Vila Jatobá representando 6,45% com uma área de 74,6 Km2, sendo respectivamente os 2° e 3° Distritos daquele Município, ambos encontram-se localizados a mais de 26 quilômetros da Sede.

O Distrito de Volta do Moxotó, é uma Vila antiga, patrimônio histórico que ainda conserva a Estação da Estrada de Ferro - Paulo Afonso que funcionou de 1882 a 1964 e algumas casas de estilo colonial do final do século XIX, e é formada por famílias tradicionais com raízes regionais.

Já a Vila Jatobá, era uma concentração urbana iniciada apenas em 1977 e construída por pessoas vindas de diversos estados brasileiros para a construção da Hidrelétrica de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga). Esses dois Distritos juntos e mais a construção do Acampamento Itaparica, (uma vila com 851 residências, construída para acolher os funcionários das empresas que vieram construir a Hidrelétrica) aos poucos, foi formando dentro do Município de Petrolândia uma estrutura de Município, com sinais claros de uma economia própria, uma enorme e movimentada feira livre, clubes, escolas, igrejas, bares, supermercados, postos de medicamentos, de modo tal que, já a partir de 1982 começaram a surgir os primeiros ideais de emancipação.

SURGIMENTO DO NOME DO MUNICÍPIO
O nome Jatobá é uma homenagem feita pela CHESF ao município de Petrolândia, quando planejou a área de construção da cidade satélite Vila Jatobá, onde hoje se encontra construída a cidade de Jatobá. Petrolândia no início da construção das primeiras casas, chamava-se Bebedouro de Jatobá, devido ser um local onde existiam frondosos jatobazeiros e, pelo fato de estar à beira do rio São Francisco, servia de bebedouro e parada obrigatória para os vários condutores de rebanhos que cruzavam o Estado rumo aos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe e vice e versa.

A história do surgimento do Município de Jatobá é semelhante ao nascimento de vários outros nascidos em função da expansão do setor energético do nordeste, iniciado em 1948 pela CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) com a construção de grandes usinas hidrelétricas ao longo do rio São Francisco.

O marco inicial do nascimento de Jatobá é o dia 26 de junho de 1977, quando foram iniciadas através das empreiteiras da CHESF, as obras de desmatamento e terraplenagem do local chamado Alto da Raposa, situado a 18 Kms da Antiga cidade de Petrolândia e pouco mais de 06 Kms da área de construção da Hidrelétrica de Itaparica.

O local, planejado com nome inicial de Cidade Satélite, tinha o propósito de servir como apoio para acolher trabalhadores, empresas ligadas às obras e as demais pessoas vindas, à região, principalmente comerciantes, em busca do dinheiro gerado pelos mais de 5.000 trabalhadores envolvidos na construção da hidrelétrica de Itaparica.
 
Inicialmente a CHESF construiu na Cidade Satélite 14 casas e um Posto de Controle do Loteamento, uma espécie de administração, que era responsável pela distribuição e aplicação das normas de projeto para construção dos lotes. Também foram construídos alguns alojamentos de pequenas empresas.

Com a chegada de inúmeras famílias, foram instalados vários comércios, alguns improvisados em barracos de madeira.

Paralelo a implantação de Jatobá, a CHESF construía o Acampamento Itaparica. Com uma grande infra-estrutura: dois clubes, quadras poliesportivas, escola modelo, sistema de abastecimento d'água perfeito, saneamento e ruas pavimentadas.

Alguns fatores importantes contribuíram para rápido crescimento da "Cidade Livre": A instalação da rede de energia elétrica em 1979 e a implantação do sistema de abastecimento por chafarizes, o comércio de cereais, roupas e calçados atraíam milhares de consumidores, trabalhadores da construção da hidrelétrica, vindos de diferentes regiões do Brasil tinham a "Cidade Livre" como o centro mais próximo para fazer suas compras.

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
O rápido crescimento populacional e a péssima qualidade de vida a que eram submetidos os moradores numa estrutura urbana sem saneamento, utilizando o sistema de fossa séptica, com a água distribuída por 6 chafarizes, que se tornaram cada dia mais insuficientes, criatórios de porcos e outros animais nas ruas e um grande índice de doenças, em sua maioria, transmitidas pelos insetos e outros germes dos esgotos a céu aberto, gerou os primeiros ideais de independência.

Foram muitos os que se empenharam nesse caminho, procurando a independência da "Cidade Livre". Prefeitos, Vereadores, Deputados, comerciantes, estudantes, associações etc... Porém, só em 01 de junho de 1990, através da Lei Municipal 645/90, Petrolândia passava a "Cidade Livre" (que na verdade era apenas um povoado) a categoria de Vila, com o nome de Vila Jatobá, definindo também os povoados e os limites que formariam o 3º Distrito de Petrolândia.

PARTICIPAÇÃO DAS FORÇAS POLÍTICAS NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO
Os principais partidos políticos deram sua contribuição ao movimento. Conseguiu-se formar um palanque com as presenças do PFL/PSB/PMDB/PDT e PT. A isenção da Comissão Pró Emancipação com quaisquer correntes políticas possibilitou a participação de todos.

Dentre as principais lideranças políticas envolvidas no processo, vale ressaltar a presença do Sr. Francisco Simões de Lima (PSB), ex-prefeito e na época, vice-prefeito de Petrolândia, Amadeu de Souza Lima, na época prefeito de Petrolândia (PDT), José Dantas de Lima (PFL), ex-prefeito de Petrolândia, vereador Paulo Reginaldo Novaes Daltro e inúmeras lideranças políticas.

A CONSULTA PLEBISCITÁRIA
A realização do plebiscito em Jatobá, no dia 03 de setembro de 1995, foi o marco histórico da maior importância em todos os tempos para o povo da área que seria emancipada. Homens, mulheres, crianças, jovens adultos e velhos se uniram à Comissão Pró Emancipação numa linda batalha propiciada pela democracia do país.

Para seguir em frente com o processo de emancipação, era preciso que 50% mais 1 dos 7.013 eleitores inscritos no 2º e 3º Distritos comparecessem às urnas e o SIM a emancipação vencesse o NÃO por diferença simples, e graças ao empenho de todos, a emancipação política aconteceu. 

O Blog de Assis Ramalho parabeniza a todos que fizeram parte desta luta e desta importante conquista. Parabéns a todos os Jatobaenses por esse dia histórico.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Portal Jatobá. Com Informações da PMJ

Petrolândia: Lourival Simões e Jane fazem caminhada e minicomício

Foto
Foto
Foto

Na noite desta quinta-feira (27), os candidatos Lourival Simões e Jane, da coligação Pra fazer ainda mais, acompanhados de candidatos a vereadores, promoveram mais uma linda caminhada pelas ruas de Petrolândia.

A concentração começou por volta das 18h, na Av. Pref. José Gomes de Avelar, no largo próximo ao PETI. Em torno das 19h30, seguiu pela Av. Ver. Manoel Pereira de Lima e rua Sabino Costa, até o largo da Escola Delmiro Gouveia. Apenas Jane, candidata a vice-prefeita, e Lourival Simões, prefeito candidato a reeleição, fizeram discursos.

Para ver o álbum completo do evento, clique no atalho abaixo:
Clique>https://plus.google.com/u/0/photos/114906541770310634201/albums/5793087488998194113

O Blog de Assis Ramalho publica gratuitamente as agendas e eventos de todos os candidatos a prefeito ou vereador. Interessados em divulgá-las, por favor, enviar para informações para e-mail: assis.ramalholeal@gmail.com.  

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier