Foi realizado em Petrolândia o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar. As aulas práticas e teóricas foram ministradas por enfermeiros do SAMU-Serviço de Atendimento Médico de Urgência.
Os instrutores foram Ricardo Valença (Coordenador do SAMU de Delmiro Gouveia-AL e Plantonista do SAMU Paulo Afonso e Sergipe), Luciana Brito (Coordenadora Geral do SAMU Paulo Afonso) Pollyana Piancó (Plantonista do SAMU Paulo Afonso), Genilson Sandes e Wertys Azevedo. Os instrutores Ricardo Valença e Pollyana Piancó também têm experiência na área de ensino.
O encerramento do curso de capacitação aconteceu neste sábado (04) na sede da AVEPE, com aulas práticas do atendimento pré-hospitalar em situações de acidentes. As simulações de acidentes também foram realizadas na Orla Fluvial de Petrolândia.
O curso prepara os profissionais da área de Saúde para atuar no SAMU, serviço que ainda será implantado na cidade de Petrolândia.
Dos quase 100 participantes do Curso, além de Petrolândia,tambem fizeram parte, pessoas das cidades pernambucanas de Tacaratu, Inajá e Jatobá, das alagoanas Pariconha e Delmiro Gouveia e da baiana Paulo Afonso.
O I Curso de Atendimento Pré-Hospitalar teve a iniciativa de Lívia Leite, Secretária de Saúde de Petrolândia, e Júnior Galindo, Coordenador de Atenção Básica de Saúde do município, com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia e de vários profissionais liberais da área de Saúde.
A reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista com Júnior Galindo, em que ele comenta sobre todos os detalhes do curso, e da tão esperada chegada do SAMU em Petrolândia. Veja a matéria abaixo:
Assis Ramalho: Júnior, fale da importância deste curso de capacitação que está acontecendo aqui em Petrolândia.
Júnior Galindo: Esse é um curso de atendimento pré-hospitalar que aborda e tem como público alvo o pessoal de nível médio e superior da saúde, condutores e áreas afins. Então é um curso que visa preparar e habilitar os profissionais para que estejam sabendo o que fazer em situações de primeiros socorros.
Assis Ramalho: Esta ótima ídéia foi sua e de Lívia Leite?
Júnior Galindo: Essa iniciativa partiu da minha pessoa, juntamente com Lívia Leite. A gente formou uma parceria e conseguimos unir forças, trazendo esse pessoal pra cá, coisa que nunca tinha acontecido antes aqui em Petrolândia. E, com isso, depois de várias mobilizações, conseguimos chegar em um patamar hoje de quase 100 inscritos.
Assis Ramalho: Como está a expectativa da chegada do SAMU aqui em Petrolândia, já tem um prazo?
Júnior Galindo: A questão do SAMU, ela tinha sido engavetada pela nossa regional por alguns problemas processuais, mas agora ela saiu da gaveta com uma nova nota técnica sobre a chegada do SAMU. Petrolândia vai ser contemplada também, com os municípios circunvizinhos, onde a nossa central reguladora será em Serra Talhada. Então, mais distante já esteve, e agora é uma realidade bem mas próxima para o nosso município.
Assis Ramalho: Como está sendo realizado este curso de capacitação?
Júnior Galindo: Este curso tem uma carga horária de 60 horas, onde o pessoal já vem há uma semana tendo aulas teóricas. E, hoje, estamos aqui com aulas práticas, onde todas as pessoas estão passando por dez estações de várias simulações, inclusive com a participação de uma unidade do SAMU, para tentar deixar a coisa mais real possível.
Assis Ramalho: Eu estou observando que tem enfermeiros de Paulo Afonso contribuindo com o curso. Como funciona esta importante parceria?
Junior Galindo: É como você falou, uma parceria importante, porque são profissionais extremamente capacitados que, inclusive, já fazem esta capacitação em outras cidades. Então a gente viu a necessidade de trazer pessoas capacitadas.
Assis Ramalho: Júnior, o Blog de Assis Ramalho parabeniza você, Lívia Leite e todos que estão à frente desta iniciativa.
Júnior Galindo: Eu é que agradeço, muito obrigado.
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
|
Júnior Galindo |
|
Instrutores do curso |
|
Alunas e alunos do curso |