terça-feira, junho 19, 2012

Petrolândia Realiza II Fórum Comunitário Selo Unicef, município aprovado.

Alexandrino Pereira, mediador do Selo Unicef, sendo presenteado pela prefeita mirim de Petrolândia, Vitória Soares.

Foi realizado nesta terça-feira (18) no Colégio Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município aprovado, Edição 2009-2012.

O 2º Fórum Comunitário é o momento de a comunidade conhecer e avaliar os resultados do trabalho desenvolvido pelo município para avançar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. As ações começaram em 2009, quando os gestores municipais aderiram ao Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a PETROBRAS, a Rede Energia, a COELCE e diferentes parceiros técnicos locais.

Durante o 2º Fórum Comunitário, representantes de diferentes setores da comunidade (lideranças religiosas, sindicais, quilombolas, indígenas, radialistas, artistas, promotores de Justiça, juízes, agentes comunitários de saúde, entre muitos outros) são informados sobre as principais atividades e resultados do Plano de Ação desenvolvido pela Comissão Municipal Pró-Selo. O plano foi traçado em 2010, quando foi realizado o 1º Fórum Comunitário, e a comunidade participou da discussão da situação da infância e adolescência no município e da elaboração de propostas para superar os principais desafios.

O objetivo principal é fortalecer a participação dos diferentes setores da comunidade na discussão e acompanhamento das ações e políticas locais voltadas para a infância e adolescência.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o mediador do Selo Unicef, Alexandrino Pereira, afirmou que a grande preocupação do 2º Forum, em princípio, é com a criança e o adolescente. "A primeira preocupação do programa Selo Unicef, é com as crianças e os adolescentes, e fazer com que cada município possa avançar nas questões das políticas públicas, e respeite os direitos que são naturais da criança e do adolescente. Quanto à minha participação hoje aqui em Petrolândia, foi como observador para fazer a avaliação do Selo junto com membros do município, que também fizeram as suas avaliações", disse.

Em relação aos próximos passos, após a realização do Fórum, nesta terça-feira, Alexandrino Pereira também afirmou ao Blog de Assis Ramalho que o município de Petrolândia deverá ser premiado mais uma vez pelo Selo Unicef.

"Agora, depois desta avaliação, o Unicef vai analisar o que foi feito, e o município terá a premiação. Mas, na verdade, a primeira premiação eu acho que já aconteceu. O que foi produzido aqui pelas crianças, através das escolas, já foi um grande prêmio. E depois, os avanços que houve no município que a gente pode perceber, como na saúde, na educação, nas ações sociais, e em várias áreas. Esse é o prêmio primeiro. E o outro pode ser escolhido depois. Alguma coisa que o Unicef vai decidir, que pode ser a premiação de um transporte escolar, ou outra premiação. Mas isso só será anunciado no final do ano", finalizou.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Jaynanda Kethilly, vereadora mirim presidente da Câmara, posa com Alexandrino Pereira



Concurso público de Serra Talhada deve ser anulado


A secretaria de Administração de Serra Talhada deve decidir nesta terça-feira (19) pela anulação do concurso público para o provimento de mais de 700 vagas, após conversa com a procuradoria jurídica e a comissão responsável pelo concurso público. A empresa Metta Concursos, organizadora do concurso, está envolvida em supostas fraudes em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A denúncia foi feita no último domingo no programa Fantátisto, da Rede Globo.

Cerca de 90 pessoas procuraram a Câmara de Vereadores do município para protocolar o pedido de anulação do certame. O vereador Gilson Pereira (PSD) recorreu ao Ministério Público local. O proprietário da Metta Concursos & Consultoria, Caldas Brandão, foi preso ontem.

Sociedade dos Poetas de Petrolândia (SPP) realiza 1ª Noite com Poesia


Por Lúcia Xavier

Na noite da última sexta-feira (15), a Sociedade dos Poetas de Petrolândia (SPP), presidida por Alexandre Sertão, reuniu associados e convidados para a 1ª Noite com Poesia. A reunião foi realizada no Centro Cultural (Auditório 6 de Julho). Associada da SPP, a poetisa Lúcia Xavier fez a cobertura do evento para o Blog de Assis Ramalho. 

Os convidados foram recepcionados com apresentação musical do talentoso petrolandense Edmilson Nascimento (Edmilson Love Chote). Compareceram representantes dos segmentos música, cultura, educação e literatura.

O tema da noite foi a função social da poesia. Diversos questionamentos sobre poesia e música foram debatidos numa roda de discussão animada, envolvendo todos os presentes.

As apresentações literárias foram feitas por Mudeco Santos, lançando seu primeiro livro de poemas, e José Luiz da Silva (Zé Luiz), que declamou sua nova obra em literatura de cordel.

A reunião foi encerrada com o sorteio de livros da literatura clássica brasileira.

Também registramos as presenças de Antônio Cruz, Zélia Maria, Maria Pereira, Raimunda Silva, Simone e Alexya Sertão, Cida Rodrigues, Maria Ozita, Maria Jucilene, Graciete Gomes, Maria Helena Gomes, Maria Josefa da Silva (Dêta), Marcelo Erickson, Fernando Cruz, Romário hip hop e Ezequiel Vanderson, entre outros. 









Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier