Alexandrino Pereira, mediador do Selo Unicef, sendo presenteado pela prefeita mirim de Petrolândia, Vitória Soares. |
Foi realizado nesta terça-feira (18) no Colégio Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município aprovado, Edição 2009-2012.
O 2º Fórum Comunitário é o momento de a comunidade conhecer e avaliar os resultados do trabalho desenvolvido pelo município para avançar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. As ações começaram em 2009, quando os gestores municipais aderiram ao Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a PETROBRAS, a Rede Energia, a COELCE e diferentes parceiros técnicos locais.
Durante o 2º Fórum Comunitário, representantes de diferentes setores da comunidade (lideranças religiosas, sindicais, quilombolas, indígenas, radialistas, artistas, promotores de Justiça, juízes, agentes comunitários de saúde, entre muitos outros) são informados sobre as principais atividades e resultados do Plano de Ação desenvolvido pela Comissão Municipal Pró-Selo. O plano foi traçado em 2010, quando foi realizado o 1º Fórum Comunitário, e a comunidade participou da discussão da situação da infância e adolescência no município e da elaboração de propostas para superar os principais desafios.
O objetivo principal é fortalecer a participação dos diferentes setores da comunidade na discussão e acompanhamento das ações e políticas locais voltadas para a infância e adolescência.
Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o mediador do Selo Unicef, Alexandrino Pereira, afirmou que a grande preocupação do 2º Forum, em princípio, é com a criança e o adolescente. "A primeira preocupação do programa Selo Unicef, é com as crianças e os adolescentes, e fazer com que cada município possa avançar nas questões das políticas públicas, e respeite os direitos que são naturais da criança e do adolescente. Quanto à minha participação hoje aqui em Petrolândia, foi como observador para fazer a avaliação do Selo junto com membros do município, que também fizeram as suas avaliações", disse.
Em relação aos próximos passos, após a realização do Fórum, nesta terça-feira, Alexandrino Pereira também afirmou ao Blog de Assis Ramalho que o município de Petrolândia deverá ser premiado mais uma vez pelo Selo Unicef.
"Agora, depois desta avaliação, o Unicef vai analisar o que foi feito, e o município terá a premiação. Mas, na verdade, a primeira premiação eu acho que já aconteceu. O que foi produzido aqui pelas crianças, através das escolas, já foi um grande prêmio. E depois, os avanços que houve no município que a gente pode perceber, como na saúde, na educação, nas ações sociais, e em várias áreas. Esse é o prêmio primeiro. E o outro pode ser escolhido depois. Alguma coisa que o Unicef vai decidir, que pode ser a premiação de um transporte escolar, ou outra premiação. Mas isso só será anunciado no final do ano", finalizou.
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho