sexta-feira, março 23, 2012

Petrolândia, a Capital Pernambucana de Coconicultura, já merece a I Festa do Coco?


Petrolândia acaba de ser agraciada pelo Governo do Estado de Pernambuco com o título de Capital Pernambucana de Coconicultura. Convenhamos que coconicultura não soa muito agradável ao ouvidos, mas é por uma boa causa e justa homenagem. Quem não gostar do termo pode denominar Petrolândia de Capital Pernambucana de produção de coco.

Risoto de coco verde com camarão
Não poderia ser "Capital Pernambucana do Coco"? Não. Há coco fruta e coco dança. A coconicultura entrou no título honorífico da cidade para evitar a ambiguidade, esclarecendo a atividade em destaque na cidade. Assim, Pernambuco pode ainda vir a ter sua "Capital Pernambucana do Coco" dançado.

Agora, de posse do título, podemos sonhar, ou melhor, projetar algumas ações para o futuro de Petrolândia. O próximo passo de Petrolândia deve ser investir na gastronomia, desenvolvendo pratos à base de coco, e artesanato, explorando todas as potencialidades desse fruto como matéria-prima.

Além disso, é preciso vincular a produção do coco à imagem da cidade. Para tanto, Petrolândia deverá criar a sua festa cultural: a "Festa do Coco" ou "Cocofest". Caso a Agricoco entre para o calendário fixo do município, pode ser na mesma época. Ora, muitas outras cidades pelo Brasil têm suas Festas da Cenoura, da Uva, do Abacaxi, do Morango, do Vinho. Petrolândia também merece a sua.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Colônia de Pescadores de Jatobá recebe Telecentro doado pelo Governo de Pernambuco



O Prefeito João Gomes junto com o superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Pernambuco, José Telino de Lacerda Neto, inaugurou nesta quarta feira dia 21 de março de 2012 o Telecentro da Colônia de Pescadores de Jatobá, que foi doado pelo Governo do Estado.

Essa parceria entre a Prefeitura Municipal de Jatobá e o Governo do Estado é vital para o crescimento e desenvolvimento do município, como também criar incentivar toda a população para fazer um maior consumo do pescado em nossa cidade e os seus benefícios a saúde, fazendo com que gere uma maior receita aos associados da Colônia de Pescadores.

O novo Telecentro é fundamental para dar formação tecnológica aos sócios-pescadores com os novos computadores. Na oportunidade o Prefeito João Gomes também se comprometeu com contratação de um profissional capacitado para realizar a instrução dos colaboradores da colônia de pescadores para ter um primeiro contato e promover o aprendizado.

Esse comitê irá facilitar e melhorar a vida dos pescadores do nosso município, onde terá uma melhor organização e conhecimento na vida de todos que frequentam a colônia. É importante ressaltar também, que a entrega destes computadores só foi possível pelo fato de que a Colônia de Pescadores estar trabalhando de maneira organizada e dentro dos padrões exigidos pelo Governo do Estado, fazendo com que fosse um dos primeiros a receber o Telecentro em Pernambuco.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jatobá

Petrolândia, uma saudade que não passa

O Blog de Assis Ramalho mostra hoje foto do Mercadinho Veneza, onde ficava localizada a Padaria de Zé Totô, e ao lado direito, o prédio do Coral, a voz do São Francisco.