Fonte: Blog do Magno Martins).
▼
segunda-feira, fevereiro 27, 2012
Reviravolta na política de Tacaratu: Candidato do PSB em Tacaratu, Gersonomemora o apoio do ex-Prefeito Kleber Carlos
O pré-candidato do PSB à prefeitura de Tacaratu, o empresário Gerson, comemora o apoio do ex-prefeito do município, Kleber Carlos, até então cotado para ser seu adversário. Os empresários Nivaldo e Manoel Pedrosa também declararam apoio à candidatura de Gerson. O partido busca agora o apoio do atual prefeito, Dadau (PSD), o que possibilitaria a existência de um palanque único no município.
Orla fluvial de Petrolândia é ótima opção de diversão nos domingos
No último domingo (26) visitei a Orla Fluvial de Petrolândia, no início da tarde. Fui conferir as condições da prainha após a remoção da estrutura montada para o carnaval. O local atrai moradores da cidade e visitantes.
Famílias, casais e grupos de amigos aproveitavam o domingo de muito calor para mergulhar nas águas do São Francisco e entreter-se nas barracas montadas na areia, quase limpa.
A Guarda Municipal continua presente na área, garantindo a tranquilidade dos banhistas.
Como pontos negativos, o tráfego de jet skis em distância irregular da faixa de areia e a inexistência de sanitários na área. Apenas uma barraca, montada ao lado de um veículo (que não deveria circular na faixa de areia), possui um gabinete sanitário.
Fotos: Lúcia Xavier
De Petrolândia a Petrolina, a situação é a mesma: falta conscientização do povo com relação à limpeza pública.
Recentemente o Blog de Assis Ramalho fez uma matéria mostrando quanto falta conscientização a alguns moradores da cidade de Petrolândia, em relação à colaboração com a limpeza pública do Município. Na oportunidade, eu (Assis Ramalho), postei neste Blog, fotos mostrando o lixo sendo despejado nas ruas, enquanto bem próximo existiam, e existem, contêineres (coletores de lixo) disponibilizados pela Prefeitura, mas que são ignorados por essas pessoas. Pois bem, mas ao que parece,o problema não é só do povo de Petrolândia, e sim de todos os municípios. O blogueiro Carlos Brito (Petrolina), publicou hoje (27) uma matéria no seu blog, praticamente idêntica à minha, em que mostra que também em Petrolina a situação é a mesma, ou seja: o povo cobra muito a limpeza pública das prefeituras, mas esquecem de fazer a sua parte.
Acompanhe abaixo a matéria do Blog de Carlos Brito (Petrolina), faça comparações com a matéria do Blog de Assis Ramalho, e fica fácil perceber o quanto parte da população dos municípios não colabora com a limpeza pública.
Todo mundo sabe que a manutenção da limpeza nas ruas da cidade é de responsabilidade da prefeitura, mas o cidadão também precisa cumprir seu papel para garantir uma cidade limpa. Não adianta apenas ficar jogando responsablidades ao poder público.
E, pelo visto, alguns moradores de Petrolina não estão colaborando com a conservação da limpeza, ignorando a existência de coletores e simplesmente deixando o lixo largado nas calçadas da cidade.
A foto acima foi tirada em frente ao Mercado do Turista, na rua Dom Vital, em pleno Centro. Não bastasse a grande quantidade de lixo nas calçadas, os pedestres ainda têm que dividir o pequeno espaço com o esgoto, que já faz parte da rotina de quem passa naquela rua.
E, pelo visto, alguns moradores de Petrolina não estão colaborando com a conservação da limpeza, ignorando a existência de coletores e simplesmente deixando o lixo largado nas calçadas da cidade.
A foto acima foi tirada em frente ao Mercado do Turista, na rua Dom Vital, em pleno Centro. Não bastasse a grande quantidade de lixo nas calçadas, os pedestres ainda têm que dividir o pequeno espaço com o esgoto, que já faz parte da rotina de quem passa naquela rua.
Petrolândia é bonita e encantadora, mas precisa da colaboração de todos (matéria publicada no Blog de Assis Ramalho em 01/02/12)
Praça dos três poderes-Petrolândia-PE |
Quadra 12: Contêineres da Prefeitura a espera do lixo que é jogado fora |
É quase impossível acreditar que, andando pelas principais ruas e quadras da cidade, se perceba que algumas pessoas jogam sacolas de lixo, entre outras coisas, em determinados pontos das ruas. Inclusive em locais bem próximos aos contêineres colocados pela Prefeitura para que seja depositado o lixo.
É preciso que o cidadão entenda que a rua onde ele mora é dele, a praça onde ele mora é dele, mas não é somente dele, pertence aos outros cidadãos também. Portanto, para a rua e consequentemente a cidade ficar limpa e a praça bem zelada, não depende só do esforço dos outros. Depende muito do esforço de cada um.
A pessoa que pensa que basta tirar o lixo de dentro de sua casa para ser uma pessoa limpa, que mora numa casa limpa. Isso é um grande engano.
Na verdade, quem age com desleixo, jogando lixo onde não deve, sujando praças e ruas, só demonstra que é uma pessoa mal educada, além de não ser uma pessoa limpa nem saber limpar a sua casa. Porque quem tira o lixo de dentro de sua casa e joga em local inadequado está sujando a casa em que ele mesmo vive: a cidade. As pessoas devem entender que cidadão nenhum vive somente de dentro de seu portão ou de sua porta para dentro, portanto a rua, a quadra, a cidade inteira são um prolongamento de sua casa. Para que sua casa seja limpa, colabore com a limpeza da cidade inteira.
Vamos todos cuidar e zelar para que esta cidade bonita e maravilhosa permaneça sendo admirada pelo grande número de visitantes de quem nos acostumamos a receber os maiores elogios.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho