domingo, janeiro 29, 2012

ELEIÇÃO DA AVEPE- PETROLÂNDIA: NALDINHO CANCÃO É ELEITO COM FOLGA

Naldinho- novo socio da AVEPE
Foi realizada neste domingo(29) em Petrolândia, eleição na AVEPE(Associação dos veteranos desportistas de Petrolãndia), para eleger o mais novo integrante da Associação. O eleito foi Naldinho, o popular Naldinho cancão, um dos maiores jogadores da historia de Petrolândia, com passagem por alguns clubes do  futebol profissional.
Naldinho atualmente dirige a LIDEPE(Liga desportiva de Petrolândia), e ao se candidatar a vaga de socio da AVEPE, foi eleito com uma relativa vantagem em relação ao segundo colocado. é importante relatar que o estatuto da AVEPE só permite 60 socios. Quando por um motivo de afastamento de um integrante, a diretoria faz eleição direta para eleger o subistituto. A AVEPE foi fundada em 1989, e hoje dispõe de sede propria, sendo uma das associações referencia entre as Cidades da região do medio São Francisco. Todos os domingos acontece a tradicional pelada, onde logo após tem a confraternização com a indispensada cervejinha, e etc.

Da redação do blog de Assis Ramalho
Visão externa da sede da AVEPE

PAULO AFONSO: EX-CANGACEIRA ALAGOANA MORRE NO HOSPITAL NAIR ALVES DE SOUZA

  
Ela estava internada desde segunda (23) em hospital em Paulo Afonso (BA).
Desde o fim do cangaço, ela ficou no anonimato até 2007.

A ex-cangaceira Aristéia Soares de Lima, 98 anos, morreu na tarde deste sábado (28) no Hospital Nair Alves de Sousa, em Paulo Afonso (BA). Ela estava internada desde segunda-feira (23), com complicações estomacais. Ela vivia em Delmiro Gouveia (AL) com os filhos. O corpo será sepultado no Capiá da Igrejinha, em Canapi (AL), neste domingo (29).

“Estamos todos tristes pela morte de minha mãe. Ela estava sofrendo com a saúde nos últimos dias. Praticamente não conseguia comer”, disse Pedro Soares, 58 anos, filhos da ex-cangaceira.

Aristéia era uma das últimas remanescentes do cangaço e dizia, sempre que era perguntada, que não tinha saudades do Tempo que viveu na caatinga, fugindo das volantes. Lúcida, ela relatou ao G1, em 2008, que a vida dos cangaceiros melhorou após a morte de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.

Segundo ela, os integrantes das volantes minimizaram a perseguição aos cangaceiros após a década de 1940, quando o movimento liderado por Lampião acabou. “Sou mais feliz hoje do que no tempo do cangaço. Foi um tempo muito sofrido”, dizia Aristéia.

Desde o fim do cangaço, Aristéia permaneceu durante décadas no anonimato, tentando esconder o fato de que tinha feito parte do movimento liderado por Lampião, conduta que se percebeu comum entre ex-cangaceiros. Ela foi redescoberta em 2007, durante pesquisas do historiador e especialista em cangaço, João de Sousa Lima.

Na casa onde ela vivia em Delmiro Gouveia, Aristéia gostava de mostrar uma de suas paixões, o São Paulo Futebol Clube, time de coração dela. No endereço, ela viveu com o filho Pedro, a nora e os netos.

Aristéia gostava de contar histórias sobre a amizade que viveu ao lado de Durvalina Gomes de Sá, conhecida como Durvinha, morta em junho de 2008 em Minas Gerais.

“Ela nunca chegou a lutar ao lado de Lampião. Aristéia fazia parte do grupo de Antonio Moreno (marido de Durvinha) e dizia que só viu Lampião quando a cabeça dele e do grupo de cangaceiros foram expostas em uma escadaria em Piranhas (AL), após serem mortos em uma emboscada na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE), em1938. (G1)

Da redação do blog de Assis Ramalho


DEPUTADO FERNANDO FERRO CANCELA REUNIÃO EM PETROLÂNDIA

A assessoria de imprensa do Deputado Federal Fernando Ferro (PT-PE) comunicou o cancelamento da visita do parlamentar a Petrolândia, por motivo de força maior. O deputado participaria de reunião com os associados da ABAMA - Associação dos Beneficiários do Projeto Dr. Miguel Arraes de Alencar.
O encontro será remarcado para nova data que divulgaremos tão logo seja definida.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
(Atualizada às 14:32)