sábado, janeiro 21, 2012

Falta de energia em Petrolândia e mais 20 cidades nesta sexta-feira (20) foi causada por problema em transformador da Chesf em Paulo Afonso

21 cidades tiveram interrupção de energia elétrica

Enquanto a imprensa alagoana noticiava que em Maceió a falta de energia tinha sido motivada pelas fortes chuvas, no sertão, 21 cidades, entre elas Petrolândia, no interior de Pernambuco, também tiveram interrupção de fornecimento de energia na manhã desta sexta-feira (20/01), porém o motivo foi outro.

De acordo com levantamento feito pelo Alagoas na Net, junto à Subestação da Eletrobrás de Santana do Ipanema, o motivo da falta de energia elétrica nas 21 cidades sertanejas aconteceu devido a um problema em um dos transformadores da geradora de energia na Chesf, em Paulo Afonso, Bahia.
 
A queda de energia aconteceu por volta das 11 horas e durou quase uma hora.

A interrupção fez com que muitos comerciantes sertanejos fossem forçados a fecharem as portas dos seus estabelecimentos mais cedo, mas apesar do susto, a energia voltou nas cidades atingidas e a rotina foi retomada.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: Blog de Chico sabe tudo via Alagoas na Net

Janeiro, mês da festa de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu-PE

Todo tacaratuense, onde quer que se encontre, no mês de janeiro sente o coração bater mais forte, ao se lembrar da tradicional festa de Nossa Senhora da Saúde. É um evento que esta marcado há muitos anos, desde que a nossa cidade passou a sediar a paróquia da sua Padroeira e que arrebanhou grande quantidade de devotos de toda a região do estado e dos estados vizinhos. É uma festa que não passa despercebida, tanto pelos filhos da terra quanto pelos devotos e turistas, que criaram um elo de ligação tanto pela cidade quanto pelo seu povo que tem o dom de cativar àqueles que vêm nos visitar, principalmente nessa época do ano.

Não sei como é o sentimento da nova geração e da anterior mas, no meu caso, com a experiência de longos anos vividos fora da querida terra natal, sempre senti um grande vazio a cada janeiro passado distante e impossibilitado de estar presente a essas festividades. Ir a Tacaratu é para mim, tanto quanto para meus conterrâneos que vivem em cidades distantes, uma renovação de alegria. Encontrar familiares, parentes, amigos e rever o torrão natal é sempre um prazer que não tem comparação.

Todas as vezes que retorno à minha terrinha, escondida entre as serras que lhe circundam, sinto a mesma emoção como aconteceu da primeira vez que a ela retornei, após meus primeiros anos de ausência. E, vindo pela estrada de Petrolândia, à medida que se vai subindo o planalto em direção à Folha Branca, o coração vai se apertando e uma ansiedade aos poucos envolvendo toda a minha alma ate o primeiro impacto ao avistar a torre amarela da nossa saudosa igreja matriz. É uma sensação de alegria, de alívio, de emoção, ate o desfecho marcante do primeiro abraço recebido de quem esta à espera. Aí tudo se transforma, tudo é pura emoção, é uma festa particular, é uma explosão de alegria que invade todo o meu espírito. A partir desse instante, cada recanto visitado, cada cenário, cada encontro com pessoas queridas, são parte do grande acontecimento - O Retorno à Terra Natal.

Para finalizar minha narrativa, gostaria de lembrar a todos aqueles que estão indo para assistir a mais esse grande evento, que não se esqueçam de homenagear à principal Personagem da Festa - Nossa Senhora da Saúde, que estará abençoando a todos os seus filhos e devotos que vierem prestigiar a sua Grande Festa. Que Ela, nossa Santa Padroeira, nos proteja e abençoe a todos. E assim, rogamos para que esse grande acontecimento de Fé e Devoção transcorra na mais completa e absoluta Paz e Tranqüilidade.

Gê Carvalho/Tacaratu.com