A situação tende a melhorar um pouco no Sertão de Pernambuco, no próximo trimestre, período de chuvas. No entanto, de acordo com as previsões, a quantidade de água deverá ser menor do que a necessária e isso poderá prejudicar a região em 2013, quando começar o período de estiagem. Os dados foram divulgados na última Reunião de Análise e Previsão Climática que ocorreu em São Luís, Maranhão, no último dia 22.
“Deverá chover. E as chuvas que cairão serão suficientes para esverdear as plantações e assim alimentar os animais, mas o volume de água será menor do que o necessário para encher as barragens. E esse é um grande problema, porque, a partir de março, época em que as chuvas cessam no Sertão, o nível de água provavelmente estará mais baixo nas barragens. E assim ficará até dezembro”, explicou o presidente da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), Marcelo Asfora.
A mesma previsão foi confirmada pela equipe da Unidade de Monitoramento da Rede Hidrometeorológica (UMR-Hidromet) o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que também participou da reunião de análise.
Segundo o Itep, o aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil no início de 2013. Por isso, as previsões indicam baixa quantidade de chuvas no próximo trimestre nas mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com Informações do JC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.