A FIFA, o Comitê Organizador Local e a adidas, Parceira da FIFA, revelaram hoje o nome da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™. A bola se chamará adidas Brazuca, nome escolhido após uma votação que contou com a participação de mais de um milhão de torcedores brasileiros, na qual atingiu 70% do voto do público.
A adidas, fornecedora da Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA™ desde 1970, inspirou-se em elementos da cultura brasileira para desenvolver uma lista com três alternativas de nomes para a bola. Além do vencedor Brazuca, ainda havia mais duas opções de nomes: Bossa Nova eCarnavalesca.
Nas últimas três semanas, milhares de torcedores brasileiros votaram nos seus nomes preferidos. Essa foi a primeira vez que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo da FIFA™.
Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.
“Estou muito feliz coma participação direta dos torcedores brasileiros na escolha do nome de um dos símbolos mais importantes do evento”, declarou o secretário-geral da FIFA, Jérome Valcke. “Tenho certeza que a bola Brazuca entrará para a história junto com outras famosas bolas de futebol da Copa do Mundo da FIFA™, como a Tango, utilizada em 1978 na Argentina, e a Azteca, que esteve em jogo em 1986 no México.”
O nome foi revelado hoje, como parte do programa televisivo Esporte Espetacular, da TV Globo, e contou com a presença do tetracampeão mundial Cafu.
Apesar da definição do nome, os torcedores terão de esperar um pouco mais pelo lançamento da bola adidas Brazuca. Atualmente, ela está sendo desenvolvida e testada em todo o mundo por vários clubes e federações, antes do seu lançamento para a Copa do Mundo da FIFA 2014™.
Bolas da Copa produzidas pela adidas: Telstar (1970), Telstar Durlast (1974), Tango (1978), Tango España (1982), Azteca (1986) e Etrusco Unico (1990); Questra (1994), Tricolore (1998), Fevernova (2002), Teamgeist (2006), Jabulani (2010) e Brazuca (2014).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.