Jackson Carvalho,Gerente Geral e Állyson, Supervisor Geral |
Dos coqueiros de Petrolândia, no sertão pernambucano, para as prateleiras dos supermercados internacionais. Este é o roteiro de viagem de um produto local, que vai passar a figurar na pauta de exportações a partir deste ano: a água-de-coco orgânica.
Com previsão de extrair inicialmente o conteúdo de 40 mil frutas por dia, vai ser inaugurada em Petrolândia, no próximo mês de setembro, a Paraipaba Agroindustrial Ltda, produtora de água de coco orgânico.
A água passa por um processo de pasteurização, mantendo-se apta para o consumo por 30 dias. O produto é armazenado em grandes embalagens, com capacidade de guardar 20 mil litros, dentro dos contêineres refrigerados a uma temperatura controlada e monitorada durante toda a viagem, até o destino final de manuseio e reprocessamento.
O mercado internacional de água de coco processada é um sonho antigo dos produtores do Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia, e da região. Somente a água é exportada. O restante do fruto, casca e polpa, ficam para outras possibilidades de agregar valor à cultura do coqueiro, gerando novos produtos e postos de trabalho. O coco tem entre suas vantagens o fato de não gerar lixo orgânico.
A reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou as instalações da Paraipaba Agroindustrial, localizada no Projeto Apolônio Sales. Conversamos com o gerente geral, Jackson Carvalho. Ele afirmou que, no máximo, dentro de trinta dias e empresa estará funcionando.
CHILLER- Máquina de resfriamento |
"Por enquanto, estamos nos ajustes finais, mas creio que daqui a 20 ou 30 dias estaremos funcionando. Hoje estamos com aproximadamente 35 funcionários, que estão passando pelo período de qualificação, mas a previsão é que logo, esse total em breve deva passar para 50 pessoas", disse Jackson.
O gerente também afirmou que não vai fazer contrato com nenhum produtor da fruta, e sim pagar o preço do dia. Assim, acredita que dará oportunidade a todos por igual.
Sala de extração da água do coco |
A reportagem do Blog de Assis Ramalho perguntou o motivo da escolha da empresa Paraipaba, cuja matriz é no Ceará, dar preferência ao município de Petrolândia, para colocar sua primeira filial em Pernambuco:
"Na verdade, nós tínhamos duas opções, que eram as cidades de Petrolândia e a cidade de Souza (PB). Mas eu dei preferência a Petrolândia, pela qualidade do fruto, a hospitalidade do seu povo e, principalmente, pelo apoio do prefeito do município".
A Agroindustrial Paraipaba Ltda funcionará no Projeto Apolônio Sales, grande produtor de frutos no município, com um prédio bem estruturado, de aproximadamente 800 metros. O telefone da Paraipaba em Petrolândia é (087) 3851-2649.
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Caldeira |
Sala de pasteurização |
Câmera fria |
Sala de extração da água do coco |
Cilo de descartes da casca do coco |
Área de recebimento da matéria prima |
Jackson Carvalho, Gerente Geral |
Muito bom . é mesmo necessário empresas deste porte em Petrolândia.
ResponderExcluirAs empresas deveriam ter mais incentivos do governo estadual e federal.
Petrolândia poderia ter : Uma empresa de Sucos de frutas ,um empresa de beneficiamento da casca do coco ,um abatedor de caprinos e ovinos ,uma unidade de beneficiamento de peixe , um curtume ,etc.
Petrolândia é um lugar abençoado por Deus.