Dia 08 de Abril é comemorado o “Dia Mundial do Combate ao Câncer”. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), conhecido há muitos séculos, o câncer foi amplamente considerado como uma doença dos países em desenvolvimento. Assim, nas últimas décadas a doença ganhou uma dimensão maior, se tornando um problema de saúde pública mundial. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estimou que, no ano de 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes da neoplasia, 17 milhões de mortes e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com o câncer.
O câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis vêm se tornando cada vez mais comuns no mundo e podem causar danos devastadores para famílias inteiras, principalmente quando o chefe da família adoece, sendo ele o provedor da única fonte de renda.
Medidas preventivas devem ser implantadas agora para reduzir a incidência. A prevenção e o controle precisam adquirir o mesmo foco e a mesma atenção que na área de serviços assistenciais, pois as consequências podem ser devastadores nos aspectos social e econômico, se tornando um grande obstáculo para o desenvolvimento socioeconômico de países emergente, como o Brasil.
No Brasil, as estimativas para o ano de 2012 apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, mama, colo de útero, cólon e reto e glândula tireoide. (Jornal Periscópio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.