Orla fluvial de Petrolândia - Foto: Lúcia Xavier
O município de Petrolândia, junto com Recife, Ipojuca, Palmares e Sertânia, foram os destaques pernambucanos no levantamento do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2009, pesquisa organizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). O estudo estabelece comparações com o grau de desenvolvimento das cidades e leva em consideração três indicadores, com pesos iguais: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
Petrolândia ficou em 3º lugar na evolução do índice consolidado em 2009, graças à forte geração de empregos, sobretudo na construção civíl, e ficou atrás apenas de Recife e Ipojuca. Ipojuca, aliás, foi o único município do País a obter nota máxima no indicador Emprego e Renda, graças ao grau de desenvolvimento das indústrias da região (base do complexo industrial e portuário de Suape). Os municípios de Palmares e Sertânia também deram saltos importantes, ficando em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Vale lembrar que as obras da transposição do rio São Francisco e Transnordestina deram uma boa contribuição nos números positivos de Petrolândia e Sertânia. Obras essas que no momento estão praticamente paradas, deixando milhares de trabalhadores desempregados.
Vale lembrar também que a presidenta Dilma Rousseff prometeu dar a Pernambuco a mesma atenção dada por Lula, mas, pelo menos em relação a essas obras, não é isso que nós estamos vendo. Nunca é demais lembrar que o Ministro da Integração, quem cuida e é responsável pela liberação dessas verbas, é o sertanejo Fernando Bezerra Coelho, de Petrolina. Está na hora de as autoridades políticas do Nordeste darem um grito em Brasília pela aceleração da transposição do rio São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.