25 junho 2026

Após passar mal ao vivo, Alex Escobar deixa a cobertura da Copa do Mundo


Alex Escobar passa mal ao vivo durante cobertura da Copa do Mundo nos EUA — Foto: Rede Globo/reprodução

Por O Globo

Após sentir um mal-estar durante entrada ao vivo no “Encontro com Patrícia Poeta”, na manhã da última segunda-feira, o apresentador Alex Escobar deixou a cobertura da Copa do Mundo de 2026. O jornalista anunciou sua decisão nas redes sociais e afirmou que não está se sentindo seguro depois do ocorrido.

No comunicado, o apresentador deixou claro que nada de grave foi sido descoberto nos exames realizado nos Estados Unidos. Vale lembrar que Alex Escobar passou a noite de segunda-feira em observação no hospital.

"Amigos e amigas desta rede, estou deixando a cobertura da Copa. Embora nada de grave tenha sido descoberto nos exames que fiz aqui nos States, não me sinto seguro para seguir. Passei esses dias pensando, avaliando, conversando com os colegas da Globo, família e o melhor a fazer agora é parar e resolver o B.O. Claro que fica uma frustração, tava me divertindo muito, mas estou bem. Obrigado pelo carinho! Vou atualizando a situação por aqui. Voa, Vini!!! Brasiiilll!!!", escreveu Escobar.

Alex Escobar integrava a equipe que cobre a seleção brasileira em Nova Jersey, teve um pico de pressão devido às temperaturas elevadas.

Relembre o caso

Fachin decide que Mendonça vai ser o relator de pedido de investigação de Flávio Bolsonaro no STF em caso 'Dark Horse'


O ministro André Mendonça, do STF — Foto: Luiz Silveira/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, decidiu que o ministro André Mendonça vai ser o relator do pedido de investigação sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no caso "Dark Horse" na Corte.

Mendonça será o responsável por conduzir uma notícia-crime que pede a investigação de uma suposta ligação entre o financiamento do filme, as apurações envolvendo o Banco Master e a relação de Flávio com Daniel Vorcaro e a atuação internacional do deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro. O pedido também cita uma suposta atuação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"As circunstâncias justificam a redistribuição destes autos, por parâmetro de prevenção, ao Ministro André Mendonça", escreveu Fachin na decisão.

A decisão seguiu a área técnica do Supremo, que apontou a existência de duas petições distribuídas por prevenção a Mendonça relacionadas aos valores destinados ao filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão de Fachin também corroborou o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que já havia defendido que uma nova notícia-crime sobre o tema fosse encaminhada ao gabinete de Mendonça.

Fachin havia solicitado esclarecimentos antes de decidir quem será o relator do pedido apresentado pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ).

Japão empata com a Suécia e vai enfrentar o Brasil na segunda fase da Copa

Japão comemora gol diante da Suécia (Foto: Alex Slitz / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O adversário do Brasil na segunda fase da Copa do Mundo, que era uma incógnita até o início desta noite, não é mais um mistério. A seleção canarinho enfrentará o Japão na segunda-feira, às 14h.

O oponente, que também poderia ser a Holanda ou a Suécia, foi definido depois de a equipe japonesa empatar em 1 a 1 com a Suécia e ficar com o segundo lugar do seu grupo.

O time verde e amarelo é o primeiro colocado do grupo C do Mundial, responsável por confrontar o vice-líder do F na próxima etapa do campeonato.

Um tropeço da Holanda diante da Tunísia poderia significar um enfrentamento com o Brasil na segunda fase da Copa do Mundo. Mas a seleção holandesa fugiu dessa encrenca com uma vitória por 3 a 1 sobre os tunisianos, nesta quinta-feira, em Kansas, nos Estados Unidos.

Classificada como primeiro lugar do Grupo F, a Laranja Mecânica tem pela frente o Marrocos, vice-líder do C, no primeiro confronto do mata-mata.

"Virou um faroeste", diz jovem ferida em tiroteio que deixou 1 morto e 15 feridos em Serra Talhada (PE)

Jovem Rafaela, baleada na madrugada desta quarta-feira (24) durante um tiroteio na Estação do Forró, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco (Reprodução/redes sociais)

“Virou um faroeste”, afirmou a jovem Rafaela, baleada na madrugada desta quarta-feira (24) durante um tiroteio na Estação do Forró, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Na ocorrência, um homem de 36 anos foi morto e outras 15 pessoas ficaram feridas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a jovem relata que foi atingida por dois disparos nas pernas enquanto participava da festa. Ela explica ainda que um dos tiros foi de raspão, mas o outro ficou alojado na região da tíbia e precisará ser retirado por meio de cirurgia após o período de cicatrização.

“Eu levei dois tiros na perna. Uma bala ficou cravada na minha canela e a outra saiu de raspão. Agora preciso esperar alguns dias para poder fazer a retirada do projétil”, relatou.

Cadu Silva/Diario de Pernambuco

Após saída de Jaques Wagner, Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado


A senadora Teresa Leitão (PT-PE), nova líder do governo no Senado — Foto: Valdemir Barreto/Agência Senado

Por g1 — Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, em uma rede social nesta quinta-feira (25), que a senadora Teresa Leitão (PT-PE) é a nova líder do governo no Senado, em substituição a Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função nesta quarta (24).

Jaques Wagner deixou o cargo de líder do governo no Senado, dias após ser incluído na lista de alvos da 9ª fase da Compliance Zero, operação que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

"Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", afirmou.

Em uma rede social, Teresa agradeceu a Lula pela "confiança" em seu nome e disse que atuará para "fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, especialmente os líderes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)".

PL confirma visita de Flávio Bolsonaro a Pernambuco no dia 9 de julho


A expectativa é de que a agenda de Flávio Bolsonaro no estado marque uma nova etapa de mobilização do PL em Pernambuc - Evaristo Sá/AFP

O Partido Liberal em Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (25), um encontro com integrantes das bancadas estadual e federal para discutir o cenário político no estado e alinhar os próximos passos da legenda para as eleições de 2026. Um dos encaminhamentos anunciados na reunião foi a vinda do senador e pré-candidato à presidência, Flávio Bolsonaro, a Pernambuco no próximo dia 9 de julho.

Segundo o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, o partido vive um momento de escuta, articulação e responsabilidade política, em que se discute, inclusive, a possibilidade do partido encabeçar candidaturas majoritárias para o governo de Pernambuco e para o Senado.

Petrolândia: Policlínica informa que o Ortopedista Dr. Érico Herbert atende nesta sexta (26), a partir das 08h00; Agende sua consulta


Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62, informa que Dr. Érico Herbert, 
ortopedista, irá atender nesta sexta-feira, 26 de junho de 2026, a partir das 08h00.Agende sua consulta pelo número 99618-8877

Dr. Érico Herbert atende na Policlínica todas as quartas (a partir das 14h00) e sextas (a partir das 08 h00).

Michelle X Flávio: durante jogo do Brasil, casa do senador virou comitê de crise que discutiu punição para ex-primeira-dama


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, lado a lado, em manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em outubro de 2025 — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Por Letícia Pille/O Globo

O que seria uma noite de Copa do Mundo em família virou um comitê de crise improvisado na casa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para conter o desgaste político gerado com os vídeos publicados pela ex-primeira-dama Michelle expondo uma briga com o parlamentar. O pré-candidato à Presidência se preparava para acompanhar Brasil x Escócia em sua residência, em Brasília, quando a sua madrasta postou, nas redes sociais, uma gravação em que diz ter sido “humilhada” e “maltratada” pelo parlamentar. A partir daí, o jogo da seleção ficou em segundo plano.

Pouco antes de a bola rolar, Flávio participou de uma transmissão ao vivo nas redes sociais e tentou demonstrar tranquilidade diante da repercussão da declaração pública de Michelle.

— Hoje é dia de jogo. Nada nem ninguém me aborrece. Vamos tratar aqui de coisa boa, de futebol, porque o nosso Brasil a gente vai conseguir resgatar juntos. Tenho certeza de que esse é um projeto de Deus — afirmou.

Nos bastidores, porém, o clima era diferente. Segundo relatos de interlocutores do senador, Flávio foi surpreendido pela postagem e ficou abatido e irritado. A aliados, dizia que jamais havia sido desrespeitoso dessa forma, em público.

Enquanto o Brasil construía a vitória por 3 a 0, o senador dividia a atenção entre telefonemas e mensagens com assessores e pessoas próximas da pré-campanha. O grupo discutia o impacto do episódio e a melhor estratégia de reação.

Gonet diz que não vê falta grave no caso da arma de Bolsonaro

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta quinta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer sobre a arma apreendida com um dos seguranças do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na manifestação, Gonet disse que o caso está na fase inicial de investigação e que ainda não vê falta grave na conduta de Bolsonaro.

"O episódio noticiado, que se encontra em estágio inicial de esclarecimentos na instância própria, não indica, neste momento processual, a concretude de situação caracterizadora de falta disciplinar ou de descumprimento das condições de cautela a que o condenado está submetido", disse Gonet.

O procurador acrescentou que vai aguardar o fim da apuração do caso, que é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal, para ter um "juízo final e mais abrangente sobre os fatos"

O parecer da PGR foi solicitado nesta quarta-feira (24) pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Mendonça determina transferência de Daniel Vorcaro para Papudinha


Ministro André Mendonça autoriza volta de Daniel Vorcaro para cela especial da Polícia Federal — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Por Márcio Falcão, Vladimir Netto, TV Globo — Brasília

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) a transferência, no prazo de 24 horas, do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Master, para uma cela na Papudinha, no Complexo da Papuda.

Vorcaro está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília (DF) desde março deste ano. Ele foi autorizado a ficar no local para ter maior interação com os advogados enquanto negociava um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República.

As duas propostas apresentadas pela defesa à PF e ao Ministério Público foram rejeitadas.

As autoridades consideraram que as propostas de Vorcaro pouco avançavam em relação ao que já foi apurado pela Polícia Federal.

Petrolândia: Com promoção, ALFA CONSULTÓRIOS informa realização de preventivo com câmera com a enfermeira Joane Barboza nesta sexta (26)

PROMOÇÃO VÁLIDA SOMENTE PARA ESTA SEXTA (26/06/2026)

O ALFA CONSULTÓRIOS (antiga Petroclínica), situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa realização de preventivo com câmera com a enfermeira Joane Barboza. na tarde desta sexta-feira, 26 de junho de 2026, a partir das 14h.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelo 87 9.9805-0774

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um Fiat Palio 1.0, ano 2007; interessados devem procurar Euclides Modas

VENDE-SE um automóvel Fiat Palio 1.0, ano 2007 (fotos acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelo Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides, popularmente conhecido por Euclides Modas, compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

Interessados devem procurar Euclides Modas pelo Celular: (87) 9.9992-6350.

A loja Euclides está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho

Blog de Assis Ramalho
Informação: Euclides Modas

Ex-apresentadora do Globo Esporte, jornalista Helga Oliveira morre aos 51 anos


Helga tinha 51 anos — Foto: Reprodução

A jornalista Helga Oliveira morreu nesta quinta-feira (25), aos 51 anos, em Natal. Ela estava em tratamento contra uma leucemia e encontrava-se internada desde o último dia 6 de junho.

Ao longo da trajetória profissional, Helga se destacou pela cobertura esportiva no Rio Grande do Norte. Ex-apresentadora do Globo Esporte RN, ela integrou a equipe da Inter TV Cabugi, afiliada da TV Globo, entre 1999 e 2007.

Helga era casada com o jornalista Luis Henrique e deixa dois filhos. Amigos, familiares e profissionais da comunicação lamentaram a morte nas redes sociais ao longo do dia.

A jornalista enfrentava a doença há anos e passou por um agravamento recente do quadro de saúde. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram até a última atualização desta reportagem.

Por g1 RN

Petrolândia: (FOTOS E VÍDEO) Telão é instalado na Avenida da Orla e centenas de torcedores comparecem e comemoram vitória e classificação contra a Escócia


Fotos e vídeos: Assis Ramalho (Blog de Assis Ramalho)

O Brasil venceu a Escócia com tranquilidade, por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), em Miami, com gols de Vini Jr. (2) e Matheus Cunha. A seleção se classificou em primeiro lugar no Grupo C da Copa do Mundo 2026, com sete pontos. Com a mesma pontuação, mas perdendo no saldo, Marrocos ficou em segundo, após vencer o Haiti.

Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o jogo foi acompanhado com muita emoção por centenas de torcedores na Avenida da Orla da cidade. A ATEL, em parceria com a Prefeitura montou um telão, proporcionando um espaço de convivência para que a população assistisse à partida. Veja mais abaixo fotos e vídeo com  registro de Assis Ramalho (Blog de Assis Ramalho).

Ônibus com cantor Kelvy Pablo e banda sofre acidente no interior do Ceará

Kelvy Pablo é um artista forrozeiro, natural de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, que sofreu um acidente com a banda no Ceará. — Foto: Tony Sales/ Arquivo pessoal/ Instagram

O ônibus que transportava o cantor de forró Kelvy Pablo e integrantes da banda do artista se envolveu em um acidente após perder o controle e bater em um barranco na CE-469, em Crateús, no interior do Ceará, na tarde desta quarta-feira (24). Os ocupantes do veículo tiveram ferimentos leves.

Conforme a Polícia Militar, 21 pessoas estavam no veículo, que seguia da cidade de Pedreiras, no Maranhão, com destino a Alagoinha, na Paraíba.

No trajeto, o ônibus apresentou problemas nos freios enquanto descia a "ladeira dos Tucuns". Diante da situação, o motorista agiu rapidamente e decidiu jogar o veículo contra um barranco às margens da rodovia.

"Com o impacto, a parte frontal do ônibus ficou bastante danificada. O motorista e alguns ocupantes sofreram ferimentos, mas todos de natureza leve", disse a Polícia Militar.

Ainda segundo a PM, duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram socorro às vítimas. Após o atendimento, os passageiros retiraram seus pertences do interior do veículo e permaneceram no local aguardando a chegada de outro ônibus para prosseguir viagem.

'Aconteceu um milagre'

Vagas de emprego para recepcionista/Secretária em Petrolândia; veja os requisitos e envie seu currículo

Divulgação via Blog de Assis Ramalho

Homem é morto a tiros em Paulo Afonso; Vítimal, de 30 anos, era filho do advogado Flávio Henrique, ex-vice-prefeito do município


Por Redação / PA4/Ozildo Alves

A Polícia Civil investiga a morte de Gabriel de Araújo Lima, de 30 anos, registrada na madrugada desta quarta-feira (24), em Paulo Afonso.

De acordo com informações do 20º Batalhão da Polícia Militar (20º BPM), a ocorrência foi registrada por volta das 4h15, na Rua Rio Danúbio, no Conjunto Habitacional Beira Rio, localizado no bairro Oliveira Brito.

Segundo o relatório policial, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) após uma moradora informar ter ouvido disparos de arma de fogo nas proximidades e perceber um homem caído ao solo, aparentemente sem sinais vitais. Os policiais se deslocaram imediatamente ao local e encontraram a vítima já sem vida.

A área foi isolada para preservação da cena do crime, sendo acionadas equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Durante a perícia, foi constatado que seis disparos de arma de fogo foram efetuados, sendo que cinco atingiram a vítima. Gabriel apresentava ferimentos no rosto, nas costas, no braço direito e na região da cabeça e nuca. Próximo ao corpo, também foi encontrada uma faca.

Vídeo de Michelle sobre Flávio: entenda a crise e o racha na família Bolsonaro

Michelle e Flávio Bolsonaro — Foto: Reprodução

No fim da tarde de quarta-feira (24), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou um depoimento em suas redes sociais em que diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato à Presidência nas eleições de outubro.

Em dois vídeos, Michelle expõe uma briga com Flávio e diz que eles não se falam desde o fim de 2025. A discussão dos dois envolve a disputa pelo palanque do PL no Ceará, em que o partido tentou se aliar com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) -- apoio criticado por Michelle (leia mais abaixo).

A ex-primeira-dama alega que não fez o depoimento com o objetivo de ser candidata no lugar de Flávio Bolsonaro ao rebater "fofoqueiros vazadores" de informação que, segundo ela, dizem que ela ficou incomodada com a escolha do senador como presidenciável.

"Minha prioridade agora não são candidaturas, minha prioridade agora é cuidar da minha família, do meu marido que está precisando de mim", disse.

Veja, abaixo, pontos da crise na família Bolsonaro:

O que disse Michelle em 4 pontos

Nas postagens de aproximadamente 30 minutos cada, Michelle detalha um episódio em que disse ter sido humilhada por Flávio depois de participar de um evento no Ceará em que criticou a aliança que se desenhava entre o partido e Ciro Gomes.

Ao longo do depoimento, Michelle se refere a Flávio pelo nome, como "meu enteado" e "pré-candidato", sem usar o sobrenome "Bolsonaro" em nenhum momento.

1. Telefonema com Flávio

"Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou o telefone. E eu não tinha feito nada contra ele", afirmou a ex-primeira-dama.

"Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço", continuou.

TRAGÉDIA: Terremotos na Venezuela derrubam prédios e Agência dos EUA estima de 10 mil a 100 mil mortos

Pessoas caminham entre escombros após um terremoto em Caracas, Venezuela, em 24 de junho de 2026 — Foto: Ariana Cubillos/AP Photo

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou, nesta quarta-feira (24/6), que é provável que os terremotos que atingiram a Venezuela provoquem um grande número de mortes e danos extensos. Em uma avaliação preliminar divulgada após os abalos, a agência estimou que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.

“É provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”, informou a agência norte-americana em sua análise inicial.

A projeção faz parte de um modelo automático utilizado pelo órgão para estimar possíveis consequências de grandes terremotos.

O cálculo é baseado em fatores como magnitude, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. As estimativas podem ser revisadas conforme novas informações forem divulgadas pelas autoridades locais.

De acordo com a estimativa, há 44% de probabilidade de o número de mortos ficar entre 10 mil e 100 mil; 33% de chance de superar 100 mil óbitos.
Terremotos em sequência

Os terremotos atingiram a Venezuela no fim da tarde desta quarta-feira. Inicialmente, o USGS havia informado o registro de apenas um tremor de magnitude 7,1. Horas depois, porém, os dados foram atualizados e apontaram a ocorrência de dois terremotos de grande intensidade.

O primeiro foi registrado próximo à cidade de San Felipe, com magnitude 7,2 e profundidade de 21,9 quilômetros. Apenas 39 segundos depois, um segundo terremoto, ainda mais forte, atingiu a região de Yumare, alcançando magnitude 7,5.

Por terem ocorrido a baixa profundidade, os abalos foram sentidos em uma área extensa do norte da América do Sul e do Caribe. Moradores relataram tremores em diferentes regiões da Venezuela, incluindo Caracas, além de cidades da Colômbia.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas de pânico, correria, edifícios danificados e nuvens de poeira em diferentes pontos da capital venezuelana.

Após os terremotos, o sistema de alerta de tsunamis dos Estados Unidos informou haver possibilidade de ondas perigosas em regiões costeiras localizadas em um raio de até 300 quilômetros dos epicentros.

Até a última atualização, as autoridades venezuelanas ainda não haviam divulgado um balanço oficial de mortos, feridos ou desaparecidos.

Metrópoles


24 junho 2026

Telão é instalado na Avenida da Orla de Petrolândia e centenas de torcedores comparecem e comemoram a vitória contra a Escócia (Fotos)

Em Petrolândia, o jogo foi acompanhado com muita emoção por centenas de torcedores na Avenida da Orla da cidade (Fotos e vídeo: Assis Ramalho)

O Brasil venceu a Escócia com tranquilidade, por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), em Miami, com gols de Vini Jr. (2) e Matheus Cunha. A seleção se classificou em primeiro lugar no Grupo C da Copa do Mundo 2026, com sete pontos. Com a mesma pontuação, mas perdendo no saldo, Marrocos ficou em segundo, após vencer o Haiti.

Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o jogo foi acompanhado com muita emoção por centenas de torcedores na Avenida da Orla da cidade. A ATEL, em parceria com a Prefeitura montou um telão, proporcionando um espaço de convivência para que a população assistisse à partida. Veja mais abaixo fotos e vídeo em registro de Assis Ramalho ( Blog de Assis Ramalho).

Mercado de trabalho formal brasileiro cresce 3,6%; serviço público puxa alta

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mercado de trabalho formal brasileiro registrou crescimento de 3,6% em um ano e alcançou 62,2 milhões de vínculos ativos em fevereiro de 2026, segundo dados da nova Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Mensalizada, divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O avanço foi impulsionado principalmente pelo aumento do número de servidores públicos, que superou o ritmo de expansão dos empregos com carteira assinada.

O total representa acréscimo de 2,17 milhões de vínculos em relação a fevereiro de 2025. Do estoque registrado, 48 milhões eram trabalhadores celetistas e 13,8 milhões correspondiam a agentes públicos, incluindo servidores estatutários, contratados por tempo determinado e ocupantes de cargos em comissão.

Confira os destaques:62,2 milhões de vínculos formais em fevereiro de 2026;
+2,17 milhões de postos em 12 meses;
13,8 milhões de agentes públicos;
48 milhões de trabalhadores celetistas;
3,6% de crescimento anual do emprego formal.

Serra Talhada mantém programação de São João após tiroteio com uma morte e 15 feridos, entre eles cinco policiais militares


Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão (Reprodução/Redes Sociais)

A Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, informou que a programação para a festa de São João, desta quarta-feira (24), está mantida. A confirmação ocorre após um tiroteio na Estação do Forró deixar uma pessoa morta e 15 feridas, entre elas cinco policiais militares.

Segundo a gestão municipal, por se tratar da última noite do evento, as atividades serão realizadas com reforço no policiamento e na segurança para o andamento das atividades juninas. A nota pontua que o episódio é um "fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento".

A prefeitura reforça que o São João na cidade “é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa”.

Segundo a gestão, a prioridade tem sido o acompanhamento das vítimas e o apoio às equipes de saúde e às forças de segurança. A prefeitura também pediu cautela à população para evitar a propagação de informações falsas.

“Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O ocorrido não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população”, afirma.

Tiroteio

Servidora de prefeitura na Bahia morre após ser atropelada por carro desgovernado e cidade cancela programação do São João

Servidora de prefeitura na Bahia morre após ser atropelada por carro desgovernado e cidade cancela programação do São João

Ariane de Oliveira Santos morreu após ser atropelada por carro no interior da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma servidora da Prefeitura de Elísio Medrado, na Bahia, morreu após ser atropelada por um carro desgovernado na noite de terça-feira (23), no interior da Bahia. Em razão da morte, a administração municipal cancelou os shows que aconteceriam durante os festejos de São João na terça (23) e também a Alvorada programada para esta quarta-feira (24).

A vítima foi identificada como Ariane de Oliveira Santos, de 35 anos, servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com relatos da ocorrência, além de atropelar Ariane, a condutora atingiu outras três pessoas, que ficaram feridas. O veículo também colidiu contra três carros que estavam estacionados.

Segundo informações da Polícia Civil, a motorista de um veículo, uma mulher de 32 anos, foi presa em flagrante por homicídio culposo na direção de veículo automotor. O caso foi registrado pela Delegacia Territorial de Amargosa.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), para passar por necropsia. Diligências e oitivas são realizadas para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Por meio de nota, a Prefeitura de Elísio Medrado lamentou a morte da servidora e destacou sua atuação no serviço público municipal. (Confira nota na íntegra abaixo).

Nota da Prefeitura de Elísio Medrado

Ex-deputada morre aos 45 anos em Campo Grande (Mato Grosso do Sul)


Política sul-mato-grossense, Grazielle Machado morreu após internação em Campo Grande — Foto: Redes sociais

A ex-vereadora de Campo Grande e ex-deputada estadual Grazielle Salgado Machado morreu na madrugada desta quarta-feira (24), aos 45 anos. Ela estava internada havia dois dias no Hospital da Cassems, na Capital. A causa da morte não foi divulgada.

Grazielle ocupava um cargo na Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul.

Em nota, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lamentou a morte da ex-parlamentar, que integrou a 10ª Legislatura e entrou para a história como uma das 11 mulheres que já ocuparam uma cadeira no Legislativo estadual.

Natural de Campo Grande, Grazielle nasceu em 12 de dezembro de 1980. Filha do deputado estadual Londres Machado (PP), atualmente em seu 13º mandato, ela cresceu próxima da política e participou desde jovem da organização de campanhas eleitorais, além de atuar na mobilização de jovens e mulheres na Capital e no interior do Estado.

Ela deixa os filhos Giovanna e Gabriel. Também era mãe de Londres Haruo, já falecido.

Trajetória política

Brasil x Escócia: um confronto com história em Copas do Mundo; relembre


Rivaldo contra a Escócia na Copa de 1998 (Acervo DP)

Desde o gol de David Narey na edição da Espanha 1982, até a partida de abertura da França 1998, os confrontos entre Brasil e Escócia na Copa do Mundo se tornaram um clássico do torneio no final do século passado. Agora, na América do Norte, as duas seleções se enfrentarão novamente em um jogo decisivo da primeira fase. A bola rola nesta quarta (24), às 19h.

Válido pelo Grupo C, em Miami, o confronto será o quinto entre as duas seleções, tornando-se um dos duelos mais repetidos na história da competição.

Não é o que mais ocorreu em termos absolutos, já que o Brasil enfrentou a Suécia sete vezes, incluindo a final de 1958 e a semifinal de 1994. Também houve sete encontros entre Argentina e Alemanha ou Alemanha Ocidental, três dos quais foram finais.

Mas a Seleção Brasileira e os escoceses se enfrentaram quatro vezes em Copas do Mundo entre 1974 e 1998, sempre na fase de grupos.

O gol de Narey em Sevilha continua sendo um momento icônico dos Mundiais, mas na realidade não teve o efeito desejado, já que apenas acordou o Brasil de Sócrates e Zico, que virou o jogo para vencer por 4 a 1.

SDS confirma 15 feridos em ataque a tiros em Serra Talhada/PE; cinco são policiais militares

Até o momento, foram contabilizadas 15 vítimas encaminhadas para unidades hospitalares da região - Foto: Redes Sociais/Reprodução

Do Blog do Junior Campos

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) divulgou, na manhã desta quarta-feira (24), uma nota oficial sobre a grave ocorrência registrada durante a madrugada em Serra Talhada, no Sertão do Estado, que terminou com diversas pessoas feridas por disparos de arma de fogo.

De acordo com a SDS, o atendimento mobilizou forças de segurança e equipes de emergência. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado para uma ocorrência de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) envolvendo múltiplas vítimas. Para a operação, foram empregadas três viaturas, sendo duas ambulâncias de resgate e uma viatura de combate a incêndio e salvamento.

As equipes atuaram em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias locais para prestar socorro aos feridos.

Segundo o balanço oficial, 15 vítimas foram encaminhadas para unidades hospitalares da região. Entre elas, estão 10 civis e cinco policiais militares. Todos receberam atendimento no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

Ainda conforme a nota, o homem apontado como autor dos disparos, de 36 anos, também foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Polícia Militar de Pernambuco informou que acompanha a situação e o estado de saúde das vítimas, além de prestar apoio às equipes envolvidas na ocorrência.

Já a Polícia Civil de Pernambuco instaurará um inquérito para apurar as circunstâncias e motivações do caso, que chocou a população sertaneja pela dimensão e número de vítimas envolvidas.

Até o momento, não foram divulgadas informações detalhadas sobre o que teria motivado os disparos. Novas atualizações deverão ser repassadas pelas autoridades ao longo do dia.

Fonte: Blog do Junior Campos

Tragédia no São João em Serra Talhada: Troca de tiros deixa um morto e cinco policiais feridos


Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão (Reprodução/Redes Sociais)

A madrugada desta terça-feira (23) foi marcada por momentos de pânico, correria e tumulto na Estação do Forró, em Serra Talhada, durante as festividades do São João. As informações são do Blog do Junior Campos.

Segundo informações preliminares divulgadas pelas redes sociais, uma troca de tiros ocorreu no local por volta das 02h30. O confronto resultou na morte de uma pessoa e deixou pelo menos cinco policiais militares feridos.

Até o momento, foram contabilizadas 15 vítimas encaminhadas para unidades hospitalares da região - Foto: Redes Sociais/Reprodução

Os policiais atingidos foram socorridos de imediato e encaminhados ao Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam). Até o momento, dois deles permanecem internados sob observação médica. A identidade da vítima que veio a óbito ainda não foi divulgada oficialmente pelas autoridades.

Investigações e relatos

Relatos extraoficiais apontam que o tiroteio teria sido iniciado após uma discussão envolvendo a vítima fatal. Há também informações não confirmadas de que civis teriam sido atingidos e levados ao Hospital Eduardo Campos (HEC), mas as forças de segurança ainda não validaram esses dados.

O caso segue sob investigação das autoridades competentes para esclarecer a motivação e as circunstâncias exatas do ocorrido.

Fonte: Francys Maya/Blog do Junior Campos

Cachorro morre após susto com fogos durante jogo do Brasil em Alagoas

Nicky, husky siberiano de 3 anos, morreu após passar mal depois de se assustar com fogos de artifício em Maceió

Um cachorro da raça husky siberiano morreu após se assustar com fogos de artifício durante o jogo da Seleção Brasileira, realizado na sexta-feira, 20, em Maceió/AL. O caso aconteceu no bairro Santa Lúcia e foi relatado pela tutora do animal, a empreendedora Carla Luiza Rozendo.

Segundo a família, Nicky, de 3 anos, ficou extremamente agitado por causa dos estampidos e acabou tendo contato com uma planta tóxica existente no jardim da residência. Após o episódio, o cachorro apresentou sintomas como vômitos e diarreia.

De acordo com a tutora, o animal nunca havia demonstrado uma reação tão intensa ao barulho dos fogos. A agitação fez com que ele acessasse uma área da casa onde normalmente não permanecia.

Ainda conforme o relato, a planta com a qual Nicky teve contato é conhecida como abacaxi-roxo, considerada tóxica para cães. A suspeita é de que a substância liberada pela planta tenha provocado o quadro de intoxicação.

São João/2026: A revolta dos artistas do Nordeste


São João de Vitória de Santo Antão (Foto: Divulgação)

O Brasil já viveu “Mascates” (Recife, 1710/11); ”Malês” (Salvador,1835); “Chibata” (Rio de janeiro (1910), revoltas surgidas no limite máximo da opressão, levando os oprimidos a resistirem a qualquer preço na busca de reverter a situação.

Neste ano de 2026, o São João nordestino vai ficar marcado na história não só pela excepcional qualidade e pela presença massiva de turistas, mas, principalmente, porque alguns dos seus grandes artistas assumiram a denúncia de fatos que, de uma certa forma, eram públicos e notórios, mas faltava quem atirasse a primeira pedra, quem denunciasse para que ficasse às escâncaras um problema de tanta gravidade.

Com efeito, os cachês pagos aos artistas locais, mesmo aqueles mais famosos e conhecidos, têm uma diferença abissal em relação a nomes que nada têm a ver com a cultura popular nordestina, que não sabem qual é a diferença de um forró, de um xote, de um baião, de um simples arrasta-pé. Nada disso sabem, mas vêm aqui, ganham milhões e vão embora.

Pior ainda: muito mais até do que esses artistas, recebem os intermediários: empresas que captam recursos públicos e conseguem destinar diretamente para esses artistas, ou através de empresas promotoras de eventos. Estas, por sua vez, nos locais públicos, principalmente nos dois maiores desses eventos — Caruaru e de Campina Grande, onde ambos alardeiam ser o maior São João do mundo — têm área VIP, área separada para autoridades, camarotes, e o povão lá atrás. Fora do palco os grandes nomes da música regional, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Aposta única acerta as seis dezenas e leva prêmio de R$ 2,8 milhões da Mega-Sena; confira os números e demais sorteios desta terça-feira (23). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira


Imagem/ Tânia Rêgo/Agência Brasil

O sorteio do concurso 3022 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (23), em São Paulo. O prêmio para as apostas que acertarssem as seis dezenas era de R$ 2,81 milhões. Uma aposta levou o prêmio principal.

Veja os números sorteados: 02 - 03 - 08 - 11 - 18 - 22

6 acertos: 1 aposta ganhadora, R$ 2.813.548,14
5 acertos: 102 apostas ganhadoras, R$ 8.964,74
4 acertos: 4.426 apostas ganhadoras, R$ 340,54